UM SILÊNCIO COMPROMETEDOR PARA A CULTURA

Na cidade de São Borja foi criada, 2009, a Associação dos Amigos do Memorial João Goulart, justamente para apoiar ações de preservação e gestão do museu, atualmente presidida pelo neto de Jango, Christopher Goulart

UM SILÊNCIO COMPROMETEDOR PARA A CULTURA

UM SILÊNCIO COMPROMETEDOR PARA A CULTURA

 

Na cidade de São Borja foi criada, 2009, a Associação dos Amigos do Memorial João Goulart, justamente para apoiar ações de preservação e gestão do museu, atualmente presidida pelo neto de Jango, Christopher Goulart . A entidade esteve inativa por anos em função da distância de seus dirigentes com o memorial e agora volta as atividades respeitando todos os protocolos da saúde devido a pandemia.

 

Christopher Goulart, neto de Jango, preocupado com o “encaramujamento” da cultura na cidade, informou a prefeitura de São Borja, no inicio de junho, que a associação será reativada em breve. O documento também é assinado pela viúva de Jango, Dona Maria Tereza Goulart, os filhos do ex-presidente, João Vicente Goulart e Denise Goulart.

 

Casa do Ex-Presidente João Goulart Imagem:Google Street View

No documento, protocolado junto ao executivo municipal, Christopher lembrou que o estatuto da entidade prevê que o Poder Executivo indique alguém que possa fazer parte da diretoria e que a secretaria municipal de cultura inclua o quadro de associados. Solicitou ainda ao prefeito Eduardo Bonotto (PP/RS)a cadência de uma sala junto ao memorial João Goulart para que a associação possa executar seus trabalhos.

 

Conforme o dirigente da entidade, a intenção “entre outras, é a realização da gestão compartilhada do Museu (antiga residência do Coronel Vicente e Dona Tinoca) com o poder executivo municipal, entendendo que temos muito a contribuir para a gestão”, esclareceu Christopher em sua rede social. “Associação Dos Amigos do Memorial João Goulart ressurge para atuar no cenário cultural e turístico, com a força de tantos homens e mulheres que respeitam a memória do filho ilustre de São Borja e que valorizam a cultura”, apontou ele.

Até a presente data o Prefeito Municipal Bonotto ou a Secretaria Municipal de Cultura Sra. Vânia Alves não se dignaram sequer em responder ao documento protocolado pela família Goulart.

 

A participação da prefeitura foi acordada na data da inauguração do Museu, no ano de 2009.

 

 

 

 

O descaso do prefeito foi parar na Zero Hora, na coluna do Tulio Milman que considerou o caso como de forma simplista chamando o dirigente do museu e o prefeito de “adversários políticos”. Tulio deu tanta importância ao caso que escreveu três parágrafos sem dar a devida relevância e ignorou o Turismo e a Cultura de São Borja tratando o museu como um clubinho e briga de dois moleques.

 

Colega, o caso é grave e o museu precisa da atenção do poder público para, não só a sua manutenção, também o fomento cultural.

 

O prefeito e também atual presidente da FAMURS, ignorando o assunto se torna um inimigo da história e da cultura do próprio povo Samborjense que tem amor e orgulho te der tido um filho como Jango.

 

O neto de Jango acredita que não seja descaso com o Turismo ou Cultura, mas sim outros compromissos considerados mais importantes. Christopher Goulart , em nota, lamenta o descaso mas continua insistindo na ideia de uma gestão compartilhada e acredita que assunto está sendo tratado “ com ranços de uma disputa eleitoral recente”, disse ele.

O fato mostra o desrespeito com a memória do Presidente Jango, filho ilustre da terra dos Presidentes.

 

Imagem: Iphae

O dirigente do museu informou ainda que a Associação dos Amigos João Goulart, uma instituição apartidária, seguirá com a intenção de atuar em benefício de São Borja, honrando o legado de Jango e principalmente, respeitando a maior tradição cultural para o Brasil.

 

 

 

Por: Telismar Lemos Jr.

Editor