Rússia finaliza produção da ogiva Poseidon, o “torpedo do Juízo Final”

Rússia finaliza produção da ogiva Poseidon, o “torpedo do Juízo Final”

Rússia finaliza produção da ogiva Poseidon, o “torpedo do Juízo Final”

Segundo agência da Rússia, primeiras ogivas nucleares Poseidon, torpedo capaz de destruir cidades costeiras com seu poder, estão concluídas

Junio Silva

 

Presidente russo Vladimir Putin em pulpito com microfones

Contributor/Getty Images

O “torpedo do Juízo Final” de Vladimir Putin está finalizado, com as primeiras ogivas nucleares Poseidon, arma anunciada em 2018 pelo governo da Rússia.

Segundo a agência estatal russa Tass, a informação foi confirmada por uma fonte da indústria militar, ligada ao Ministério da Defesa da Rússia, nessa segunda-feira (16/1). “O primeiro lote de munição Poseidon foi fabricado e, em breve, será entregue ao submarino de propulsão nuclear Belgorod”, disse.

Informações extraoficiais afirmam que a ogiva nuclear é um torpedo de cerca de 24 metros, com capacidade de se guiar de forma autônoma, como um drone.

 

De acordo com a agência estatal, diversos testes foram realizados e concluídos com sucesso.

Agora, as primeiras ogivas devem ser enviadas ao submarino Belgorod, que, desde julho de 2022, está pronto. O submarino, de onde o Poseidon pode ser transportado e lançado, é capaz de carregar ogivas nucleares a uma profundidade de até 1.ooo metros, a uma velocidade de 185km/h.

Ao anunciar a produção da arma, em 2018, Putin afirmou que a ogiva teria um poder “ilimitado”, com capacidade de trabalhar em profundidades e velocidades nunca alcançadas por nenhum outro submarino.

Com capacidade intercontinental, a ogiva pode ser capaz de atingir cidades costeiras ao redor do mundo, provocando resultados terríveis, como tsunamis de radioatividade.

Após a finalização do Poseidon, a “arma do apocalipse”, a Rússia aumenta ainda mais o arsenal nuclear e se mantém no topo dos países com mais armas desse tipo.

De acordo com informações da Federação de Cientistas Americanos (FAS), a Rússia tem 5.977 ogivas nucleares, sendo 1.185 com capacidade intercontinental, 800 que podem ser lançados de submarinos, além de 580 bombas nucleares de lançamento aéreo.