No centenário de Leonel Brizola, PDT inaugura exposição na Câmara dos Deputados

Lideranças trabalhistas percorreram um dos principais corredores do Congresso, em Brasília

No centenário de Leonel Brizola, PDT inaugura exposição na Câmara dos Deputados

No centenário de Leonel Brizola, PDT inaugura exposição na Câmara dos Deputados

 


Da Redação
 

Lideranças trabalhistas percorreram um dos principais corredores do Congresso, em Brasília

“Uma vida de luta pela libertação do nosso povo”. Com esse título, a exposição em homenagem ao centenário de Leonel de Moura Brizola foi inaugurada, no último domingo (1º), pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Ao lado do pré-candidato pedetista a presidente da República, Ciro Gomes, e do líder do partido na Casa legislativa, André Figueiredo, Lupi reuniu lideranças trabalhistas nacionais para exaltar a história que o fundador do PDT e herói da pátria começou a escrever, em 19 de janeiro de 1922, no povoado de Cruzinha, atualmente pertencente à cidade de Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul.

“É uma emoção muito forte poder prestar essa série de homenagens ao nosso maior líder. Brizola mostrou, ao longo de toda a vida, seu amor profundo e irrestrito pelo povo brasileiro. Na trajetória repleta de lutas, sempre colocou a educação, a justiça social e a democracia como pilares, mesmo colocando sua segurança em risco”, disse Lupi.

Divida em dez partes, o público pode encontrar detalhes de Brizola desde o nascimento e juventude, onde formou sua família ao lado de Neusa Brizola, bem como acompanhar a sua entrada no antigo PTB de Getúlio Vargas e João Goulart e as primeiras vitórias políticas, como a prefeitura de Porto Alegre e o governo gaúcho, entre as décadas de 50 e 60.

Na sequência, a exposição organizada pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT) também aborda, entre os destaques, a Campanha da Legalidade; o período exilado após o golpe militar de 1964; o encontro de Lisboa e a tentativa de recriação do PTB, na década de 70, além da criação do PDT e as duas vitórias para o governo do Rio de Janeiro, a partir da década de 80.

Educação emancipadora

À frente dos palácios Piratini e Guanabara, Brizola construiu milhares de escolas públicas de tempo integral. Ao todo, foram mais de 5.900 “brizoletas” no Rio Grande do Sul e 500 Cieps (Centros Integrados de Educação Pública), que tinham como diferencial o ensino integral de qualidade.

“Hoje, por exemplo, eu cheguei à conclusão de que não existiu na história humana uma pessoa que fizesse tanta escola quanto eu. Eu estou por ver. Que me apresente, no país que for, na nação que for, alguém que pessoalmente tivesse construído tantas escolas quanto Leonel Brizola”, disse o ex-governador pedetista.