Lula planeja retomar estatal fabricante de chips e semicondutores

Lula planeja retomar estatal fabricante de chips e semicondutores

Lula planeja retomar estatal fabricante de chips e semicondutores

 

Imagem de: Lula planeja retomar estatal fabricante de chips e semicondutores

Imagem: Ceitec/Divulgação

 

Lupa Charleaux

 

O presidente Lula (PT) publicou um decreto para a criação de um grupo interministerial com objetivo de reverter o processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). A estatal era a única fabricante de chips e semicondutores na América Latina, mas teve a extinção estabelecida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O retorno da empresa foi um dos assuntos debatidos pela equipe de transição do atual governo em dezembro de 2022. Embora ainda esteja em curso, o processo de liquidação não seguiu adiante devido a decisões do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Ceitec possui estrutura para a produção de circuitos integrados (Cis).O Ceitec possui estrutura para a produção de circuitos integrados (Cis).Fonte:  Ceitec/Divulgação 

Conforme o decreto no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação coordenará o grupo interministerial. O projeto também terá membros da Advocacia-Geral da União, da Casa Civil e dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Um dos objetivos da equipe é desenvolver um relatório com alternativas para a reversão da desestatização e liquidação do Ceitec. Bem como, o texto deve trazer uma proposta de participação da estatal no estímulo de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores.

Segundo o decreto, o trabalho do grupo será desenvolvido ao longo dos próximos 120 dias. Ademais, esse prazo poderá ser prorrogado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Sede do Ceitec em Porto Alegre (RS).Sede do Ceitec em Porto Alegre (RS).Fonte:  Ceitec/Divulgação 

Sobre o Ceitec

Com sede em Porto Alegre (RS), o Ceitec foi criado por lei durante o segundo mandato do presidente Lula em 2008. A estatal tinha o objetivo de ser uma “grande fabricante nacional de chips e semicondutores”.

A empresa dependente do Tesouro Nacional foi classificada como ineficiente pelo governo do ex-presidente Bolsonaro. Então, a companhia entrou na lista de privatizações e, em 2021, teve a extinção recomendada pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

Curiosamente, em 2022, a antiga gestão federal buscou parcerias com multinacionais para assumir a função que era do Ceitec. Rumores apontaram que a sul-coreana Samsung foi uma das empresas cogitadas para ter uma fábrica de semicondutores no Brasil.