Líder Houthi ameaça atacar navios de guerra dos EUA se Washington retaliar o Iêmen

Líder Houthi ameaça atacar navios de guerra dos EUA se Washington retaliar o Iêmen

Líder Houthi ameaça atacar navios de guerra dos EUA se Washington retaliar o Iêmen

Se os Estados Unidos se envolverem mais, os houthis "não ficarão de braços cruzados", disse Abdel-Malek al-Houthi

Foto de arquivo divulgada pela Marinha dos EUA mostrando o navio de assalto anfíbio USS Bataan, na frente, e o navio de desembarque USS Carter Hall no Mar Vermelho em agosto de 2023 (arquivo) Foto de arquivo divulgada pela Marinha dos EUA mostrando o navio de assalto anfíbio USS Bataan, na frente, e o navio de desembarque USS Carter Hall no Mar Vermelho em agosto de 2023 (arquivo)Riley Gasdia/US Navy

Jana ChoukeirClauda Taniosda Reuters

 

O líder do grupo iemenita houthi, alinhado com o Irã, disse nesta quarta-feira (20) que seu grupo começará a disparar mísseis contra navios de guerra dos Estados Unidos se Washington se envolver mais em seus assuntos ou tiver o Iêmen como alvo.

Abdel-Malek al-Houthi também advertiu outros países a não se envolverem em uma operação multinacional lançada pelos EUA na terça-feira para proteger o comércio no Mar Vermelho após um aumento nos ataques houthis a navios.

Inscrever-seOs Houthis, que controlam vastas extensões de território no Iêmen após anos de guerra, dispararam desde o mês passado drones e mísseis contra navios internacionais que navegam através do Mar Vermelho, ofensivas que dizem responder ao ataque de Israel à Faixa de Gaza.

Se os Estados Unidos se envolverem mais, os houthis “não ficarão de braços cruzados e atacarão eles, seus navios de guerra e interesses com mísseis”, disse Abdel-Malek al-Houthi em um discurso televisionado.

“Qualquer ataque americano ao nosso país será alvo de nós, e faremos dos navios de guerra, dos interesses e da navegação americanos um alvo para os nossos mísseis, drones e operações militares”, disse ele num discurso televisionado.

A crise no Mar Vermelho surgiu da guerra entre Israel e o grupo islâmico palestino governante de Gaza, Hamas, o mais recente conflito no Oriente Médio que opõe os EUA e os seus aliados à potência regional Irão e aos seus representantes da milícia árabe.

A guerra começou em 7 de outubro, quando combatentes do Hamas invadiram a fronteira de Gaza em direção ao sul de Israel, onde as autoridades israelenses dizem que os militantes mataram cerca de 1.200, a maioria civis israelenses e estrangeiros.

O bombardeamento retaliatório de Israel e a invasão de Gaza, que as autoridades israelitas afirmam ter como objetivo exterminar o Hamas, mataram quase 20.000 palestinos, de acordo com autoridades de saúde no enclave costeiro densamente povoado.

Representantes iranianos, incluindo os Houthis e o Hezbollah libanês, dispararam foguetes contra Israel desde o início do conflito. Os Houthis, entretanto, intensificaram os seus ataques no Mar Vermelho, ameaçando atingir todos os navios que se dirigem para Israel e alertando as companhias marítimas contra lidarem com os portos israelitas.

Os ataques perturbaram uma importante rota comercial que liga a Europa e a América do Norte à Ásia através do Canal de Suez e fizeram com que os custos do transporte de contentores subissem acentuadamente, à medida que as empresas procuravam transportar os seus produtos através de rotas alternativas, muitas vezes mais longas.

Apelidada de “Operação Guardião da Prosperidade”, Grã-Bretanha, Bahrein, Canadá, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Noruega, Seicheles e Espanha, juntamente com os EUA, conduzirão patrulhas conjuntas no sul do Mar Vermelho e no adjacente Golfo de Aden.

“Enquanto os americanos quiserem entrar numa guerra direta connosco, devem saber que não somos aqueles que os temem e que estão a enfrentar um povo inteiro”, disse al-Houthi.

Ele alertou os americanos contra o envio de soldados ao Iêmen, dizendo que eles “enfrentariam algo mais duro do que o que enfrentaram no Afeganistão e o que sofreram no Vietnã”.