Jair Bolsonaro está preparando discurso de golpe no dia 30, diz colunista

Jair Bolsonaro está preparando discurso de golpe no dia 30, diz colunista

Jair Bolsonaro está preparando discurso de golpe no dia 30, diz colunista

Jair Bolsonaro está preparando um discurso golpista caso perca as eleições, no próximo 30 de outubro

Patricia Faermann[email protected]

 

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro está preparando um discurso golpista caso perca as eleições, no próximo 30 de outubro. A informação foi dada pelo colunista Tales Faria, do Uol.

Como o GGN traçou, ao contrário do que transpareceu no primeiro discurso após o resultado do primeiro turno, na noite de domingo (02), o atual presidente não o plano de questionar as eleições.

Tanto os gestos do próprio mandatário, de questionar incisivamente a Justiça Eleitoral e até mesmo os institutos de pesquisa, estão servindo de munição para a campanha de Bolsonaro juntar, em relatórios, uma listagem de que o Tribunal atuaria a favor de Lula e contra Bolsonaro.

Preparando o discurso

Além das Fake News derrubadas pelo TSE, Jair Bolsonaro teve o seu pedido de investigação contra os institutos de pesquisas -em claro atentado contra as ferramentas eleitorais- negado pela Corte.

 

Ao mesmo tempo, o PL, partido de Bolsonaro, vem preparando outros relatórios e auditorias paralelas para servir de argumento para rebater o resultado, já prevendo que ele não seja reeleito pelo sufrágio popular. Entenda:

Agora, segundo informações de Tales Faria, Jair Bolsonaro já está preparando o discurso atentando contra o resultado eleitoral do próximo 30 de outubro.

“Bolsonaro está preparando o discurso golpista. Não estou dizendo que ele vai conseguir dar o golpe, mas quando ele diz que o Alexandre de Moraes é o vice de Lula, ele quer dizer que, se perder, será porque o juiz estava do outro lado”, disse o colunista.

A declaração referida é a de que Jair Bolsonaro voltou a atacar Moraes, presidente do TSE, que suspendeu o inquérito que investigaria institutos de pesquisas eleitorais.

Sem aval do Centrão para golpe

Mas tentativa de golpe planejada por Bolsonaro não contaria com o aval de Ciro Nogueira, presidente do PP e chefe da Casa Civil, e do deputado Ricardo Barros (PP), nomes de peso do Centrão no Congresso que sustentam o atual presidente.

Barros endossou as críticas a Moraes, afirmando que o ministro do TSE “virou cabo eleitoral de Lula”.

“Hoje de manhã, perguntei para Ricardo Barros e Ciro Nogueira se eles vão fazer algo de concreto em relação a Moares. E não vão, a não ser essas críticas. Porque não há o que fazer. Eles só querem usar a narrativa para um discurso golpista que o Bolsonaro está preparando”, analisou Tales.

Os discursos, por outro lado, seriam suficientes para fomentar o bolsonarismo radical que tentariam reproduzir a versão brasileira do atentado ao Capitólio. “Se ele tiver apoio popular para dar uma de Donald Trump, vai tentar fazer [um golpe].Acho que não terá, mas é isso que ele está preparando.”