Israel retoma matança contra palestinos e impede saída de mais 86 brasileiros de Gaza

Israel retoma matança contra palestinos e impede saída de mais 86 brasileiros de Gaza

Israel retoma matança contra palestinos e impede saída de mais 86 brasileiros de Gaza

 Por   

Brasil já resgatou das garras da tirania israelense quase 1.500 brasileiros. Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

A volta dos bombardeios criminosos de Israel contra a Faixa de Gaza está afastando a possibilidade dos 86 brasileiros e seus familiares serem retirados da região.

O Brasil apresentou para Israel e Egito uma lista com 86 brasileiros e seus parentes que estão na Faixa de Gaza e querem vir para o Brasil.

Israel e o Hamas negociaram uma trégua de uma semana, durante a qual muitos prisioneiros foram trocados, mas os brasileiros que estão na Faixa de Gaza não puderam deixar a região.

Para atravessar a fronteira de Rafah, que liga Gaza ao Egito, eles precisam de autorização de Israel. Não há qualquer previsão para que o resgate ocorra, mas tudo fica mais difícil com a volta da guerra.

Segundo o Itamaraty, outros países ainda não tiveram nenhuma lista atendida e, por isso, estão na frente na fila.

Na sexta-feira (1), Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza. Em dois dias, Israel já assassinou 200 palestinos.

As 86 pessoas que querem vir para o Brasil se somam aos 32 brasileiros que já foram repatriados no dia 14 de novembro, após uma longa negociação do governo brasileiro com Israel.

 

O presidente Lula recebeu os brasileiros pessoalmente no aeroporto de Brasília e fez discurso criticando os bombardeios de Israel contra alvos civis.

Na quarta-feira (29), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, denunciou no Conselho de Segurança da ONU o massacre que Israel está impondo aos palestinos.

O ministro afirmou que o governo criminoso israelense está causando um “horror sem precedentes” em Gaza e destruindo a região em “com níveis inaceitáveis de violência”.

“O número de vidas civis perdidas ultrapassa 14 mil. Os números de deslocamento são impressionantes, atingindo quase 1,7 milhão de pessoas, ou 80% da população de Gaza. Um número estimado de 41.000 casas foi destruído ou gravemente danificado. Um total de 18 hospitais foram fechados”, declarou.

‘A Faixa de Gaza tem sofrido com níveis inaceitáveis de violência. Mais de cinco mil crianças faleceram. Ouvimos Catherine Russell, Diretora da UNICEF, afirmar inequivocamente que “a Faixa de Gaza é o lugar mais perigoso do mundo para ser uma criança”.

“Estamos chocados com a espiral de violência e a perda intolerável de vidas inocentes”, destacou o chanceler brasileiro.

O Brasil já resgatou 1.477 pessoas e 53 animais de estimação que estavam sob as bombas israelenses. O último grupo foi de 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, perto da fronteira do Egito, exigindo muita negociação do governo brasileiro para que Israel liberasse o grupo.