HOMENAGEM PÓSTUMA DO INSTITUTO PRESIDENTE JOÃO GOULART AO GRANDE LÍDER TRABALHISTA LEO DE ALMEIDA NEVES.

Leo de Almeida Neves, PRESENTE!

HOMENAGEM PÓSTUMA DO INSTITUTO PRESIDENTE JOÃO GOULART AO GRANDE LÍDER TRABALHISTA LEO DE ALMEIDA NEVES.

HOMENAGEM PÓSTUMA DO INSTITUTO PRESIDENTE JOÃO GOULART AO GRANDE LÍDER TRABALHISTA LEO DE ALMEIDA NEVES.

 

É com profundo pesar, que nós do IPG-Instituto João Goulart, sentimos a lamentável perda do grande líder trabalhista, amigo e companheiro de Jango, durante o seu governo e até no seu exílio, nesta semana, onde Leo nos deixa no plano físico.

Fazemos nosso dever de extender aos seus familiares, amigos e correligionarios nosso profundo sentimento de perda.

Leo de Almeida Neves, PRESENTE!

 

 

 

Notícia:

Morre o ex-deputado paranaense e líder trabalhista Léo de Almeida Neves

 

O ex-deputado paranaense Léo de Almeida Neves morreu na noite desta segunda-feira (2),em São Paulo, aos 88 anos. Ele estava internado com problemas intestinais no hospital Albert Einstein, na capital paulista. O corpo será transportado nesta terça-feira (3) para Curitiba.

Léo de Almeida Neves nasceu em Ponta Grossa em 22 de março de 1932. Formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná (1953) e em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1954). Exerceu o jornalismo no Diário do Paraná e publicou artigos em vários jornais, entre eles o ‘Jornal do Estado’, atual ‘Bem Paraná’.

Desde muito cedo filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do qual foi vice-presidente executivo nacional. Em 1958, Neves ele foi eleito deputado estadual pelo PTB. Sempre esteve muito próximo do líder trabalhista Souza Naves, eleito senador pelo Paraná em 1958, e que morreu no ano seguinte. Em 1966, já no MDB,foi eleito deputado federal. Em 1969, contudo, teve o mandato cassado pelo regime militar por força do AI-5. Exerceu vários cargos a partir daí. Em 1985 foi o primeiro deputado federal do PDT do Paraná. Entre 1995 e 2003, foi suplente de Roberto Requião no Senado.Durante o governo de José Richa foi presidente do antigo Banco do Estado do Paraná (Banestado). E no governo João Goulart presidiu a Carteira de Crédito Agrícola e Industrial do Banco do Brasil. No governo José Sarney, foi diretor de produção do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC). Na iniciativa privada, trabalhou muitos anos no grupo  Horácio Coimba – a Café Cacique, de Londrina, é uma empresas do grupo.

Fazia parte da Academia Paranaense de Letras e escreveu vários livros, como ‘Destino do Brasil: Potência Mundial, A Era Vargas Continua’, ‘Vivência de Fatos Históricos’, ‘Segredos da Ditadura de 1964’ e ‘Privatizações de FHC. A Era Vargas Continua’. (Com informações do Bem Paraná).