Governo envia emissários à Venezuela para restabelecer relações

Governo envia emissários à Venezuela para restabelecer relações

Governo envia emissários à Venezuela para restabelecer relações

As portas da embaixada do Brasil em Caracas foram fechadas em abril de 2020, quando o Itamaraty era chefiado pelo chanceler de Bolsonaro, Ernesto Araújo. A ideia do novo governo é abrir a representação brasileira no país o mais rápido possível

 

POR POLÍTICA JB

Palácio de Miraflores/Divulgação via REUTERS

Presidente Nicolás Maduro

O Itamaraty enviará uma missão, chefiada pelo embaixador Flávio Macieira, à Venezuela na próxima semana para dar início ao processo de reabertura Embaixada do Brasil em Caracas e outras representações brasileiras naquele no país.

O desejo do novo governo de reabrir as embaixadas no país vizinho já havia sido anunciado no ano passado pelo ex-chanceler brasileiro Celso Amorim. Agora, a chancelaria brasileira começa a colocar o plano em prática.

Os imóveis estão fechados há mais de dois anos, por determinação do ex-presidente Jair Bolsonaro, portanto, a primeira tarefa será avaliar as condições da residência oficial do embaixador brasileiro que voltará para Caracas, o prédio da embaixada e o consulado do Brasil na capital venezuelana.

Ao mesmo tempo, além das condições físicas, será analisado o valor que precisará ser investido para a recuperação dos imóveis e a resolução da situação dos funcionários locais que foram afastados com a interrupção dos serviços pelo governo brasileiro. Após a averiguação, a ordem é trabalhar para que as representações brasileiras sejam reabertas o quanto antes.

O governo de Bolsonaro fechou as portas da embaixada brasileira em 2020, mas antes disso, durante o governo de Michel Temer, o Brasil passou a reconhecer como presidente interino da Venezuela o líder da oposição Juan Guaidó, sob o argumento de que Nicolás Maduro era ditador e ilegítimo. A chegada de Luiz Inácio Lula da Silva novamente ao poder reata as relações enfraquecidas e até mesmo rompidas há um longo tempo. (com agência Sputnik Brasil)