Futuro governo Biden começa a ganhar forma; conheça os nomes indicados

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, já anunciou 8 nomes de seu gabinete na Casa Branca. O governo do democrata se inicia em 20 de janeiro, mas a transição de poder foi autorizada na 2ª feira (23.nov.2020) pela administração de Donald Trump.

Futuro governo Biden começa a ganhar forma; conheça os nomes indicados

Futuro governo Biden começa a ganhar forma; conheça os nomes indicados

Transição começou na 2ª (23.nov)

Democrata já anunciou 8 nomes

De política externa e seg. nacional

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden (ao centro), e a vice Kamala Harris (à dir). Ao fundo, os indicados pelo democrata esta semanaReprodução/Twitter @JoeBiden – 24.nov.2020


25.nov.2020 (quarta-feira) - 6h00
atualizado: 25.nov.2020 (quarta-feira) - 7h50

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, já anunciou 8 nomes de seu gabinete na Casa Branca. O governo do democrata se inicia em 20 de janeiro, mas a transição de poder foi autorizada na 2ª feira (23.nov.2020) pela administração de Donald Trump.

Eis o infográfico preparado pelo Poder360 que compila os indicados de Biden e o atual gabinete de Trump:

Antes desta semana, o único nome anunciado pelo ex-vice-presidente foi o do futuro chefe de gabinete Ron Klain. Ele ocupou cargo semelhante na vice-presidência, durante os 2 primeiros anos (janeiro de 2009 a janeiro de 2011) de Biden no governo de Barack Obama e também de 1995 a 1999 durante a vice-presidência do democrata Al Gore, 1º na linha sucessória de Bill Clinton.

Klein, advogado e ex-lobista de 49 anos, também coordenou a força-tarefa do governo em resposta à epidemia de ebola que assolou a África Ocidental em meados da última década. Ficou na função de outubro de 2014 à fevereiro de 2015.

Na 2ª feira (23.nov), Biden apresentou 1 pacote de nomes focados nas áreas de política externa e segurança nacional. Entre os destaques, a ex-integrante do governo Obama, Avril Haines, para a Secretaria de Inteligência Nacional e o advogado Alejandro Mayorkas para a Segurança Interna. Serão a 1ª mulher e o 1º latino a ocuparem os respectivos cargos.

 

 

Outra indicação foi a de Antony Blinken como secretário de Estado, o principal posto do gabinete presidencial norte-americano. Blinken atuou no 2º mandato de Obama em Washington. De 2015 a 2017, foi o número 2 da pasta. Dois anos antes foi o conselheiro de segurança nacional do então presidente. Foi 1 dos arquitetos da estratégia militar no mundo árabe, durante o período de guerras civis no Iêmen, Líbia e Síria.

Já o jornal Wall Street Journal antecipou a indicação de Janet Yellen para o Tesouro. Será a 1ª mulher no posto, barreira que também derrubou ao chefiar o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) de 2014 a 2018. Será a responsável por negociar junto ao Senado de maioria republicana 1 novo pacote de estímulo à economia em resposta à crise provocada pela pandemia da covid-19.

Também sobrou espaço para o experiente democrata John Kerry, ex-secretário de Estado de Obama, candidato do partido à Casa Branca em 2004 e senador por Massachussets por 28 anos (1985-2013). O político assumirá o futuro cargo de representante especial da Presidência para o Clima –foi intitulado de “czar do clima” pela imprensa norte-americana.

Kerry comandará a política de Biden rumo à neutralidade de carbono e no investimento em energia limpa, uma das principais pautas globais para os próximos anos. Também pode encabeçar 1 esforço do país para retornar ao Acordo de Paris, abandonado pelo governo Trump há 1 ano. De 2009 a 2011, Obama manteve  posto similar em sua administração: o Escritório de Energia e Política de Mudança Climática.

Biden ainda anunciou ainda Juke Sullivan como conselheiro de Segurança Nacional, posição que manteve durante 1 ano e meio de Biden como vice-presidente. É 1 cargo importante que tem o poder de influenciar as decisões do presidente em relação a acordos e conflitos internacionais. No governo Trump, o excêntrico John Bolton ganhou notoriedade por sua visão agressiva em relação as relações tensas junto a China, Irã e Coreia do Norte. Foi demitido pelo republicano.

Para completar, a diplomata afro-americana Linda Thomas-Greenfield deve assumir como embaixadora do país na ONU (Organização das Nações Unidas).

Nos Estados Unidos, todos os secretários que integram o gabinete precisam da aprovação do Senado para assumir as pastas. O mesmo vale para 7 dos cargos que têm o mesmo status. Apenas o chefe de gabinete e o conselheiro de Segurança Nacional não necessitam do crivo da Casa Alta do Capitólio. Ambas posições tem deveres restritos de assistência ao presidente. O recém criado cargo de John Kerry também seguirá a mesma regra.