Força Aérea dos EUA reconhece fracasso em teste de protótipo de míssil hipersônico

Força Aérea dos EUA reconhece fracasso em teste de protótipo de míssil hipersônico

Força Aérea dos EUA reconhece fracasso em teste de protótipo de míssil hipersônico

 

Caça F-15E da Força Aérea dos EUA, armado pela primeira vez com cinco mísseis de cruzeiro ar-terra AGM-158 JASSM, na base aérea de Eglin - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2023

© Foto / Força Aérea dos EUA

 

O chefe da Força Aérea dos Estados Unidos, Frank Kendall, reconheceu o fracasso no teste do protótipo de uma arma hipersônica, realizado recentemente.

A Força Aérea americana informou que conduziu o teste no dia 13 de março, sendo o segundo lançamento de um protótipo completamente operacional de seu míssil supersônico AGM-183A, desenvolvido pelo programa de Resposta Rápida de Lançamento Aéreo (ARRW, na sigla em inglês).

"O [teste] que acabamos de fazer não teve êxito. Não obtivemos os dados que precisávamos", afirmou Kendall.

 

O oficial também afirmou que os EUA estão se concentrando em outro grande programa, de um míssil de cruzeiro de ataque hipersônico, e que as perspectivas do ARRW serão determinadas após analisar os dados do último teste e de outros dois possíveis.

Um B-52H Stratofortress do 419º Esquadrão de Testes de Voo decola da Base Aérea de Edwards, Califórnia - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023

EUA realizam novo teste do míssil hipersônico AGM-183A na Califórnia

 

 

O míssil AGM-183A, desenvolvido pela Lockheed Martin, é considerado a primeira arma do tipo ARRW no arsenal norte-americano.

O AGM utiliza um sofisticado propulsor implantado sob a asa dos bombardeiros B-52H para acelerar a velocidade do projétil, onde é desprendido um planador que transporta carga explosiva até o alvo.