EUA: agentes são orientados a empurrar crianças imigrantes para dentro de rio

EUA: agentes são orientados a empurrar crianças imigrantes para dentro de rio

Mundo

EUA: agentes são orientados a empurrar crianças imigrantes para dentro de rio

Denúncia foi feita por patrulheiro-médico, que definiu orientações de tratamento aos imigrantes como “desumanas”

 

Brandon Bell/Getty Images

imagem colorida mostra pessoas em rio e caminhonete

Agentes de imigração do estado do Texas, nos Estados Unidos, foram orientados a empurrar crianças imigrantes para dentro do Rio Grande, na fronteira com o México. O caso foi revelado após a divulgação de e-mails enviados por um patrulheiro-médico denunciando as práticas.

Nicholas Wingate, do Departamento de Segurança Pública, definiu a situação como “desumana” em mensagens enviadas a superiores no início de julho. As informações são do jornal britânico The Guardian, com base na publicação do Houston Chronicle.

Além de empurrar bebês e crianças na água, os patrulheiros também foram orientados a não fornecer água para os imigrantes em dia de extremo calor. Wingate narrou duas situações, em 25 e 30 de junho.

 

Na primeira, um grupo de cerca de 120 pessoas, que incluía bebês de colo e crianças, foi empurrado de volta ao rio. As ordens partiram do comandante texano, na intenção de obrigar os imigrantes a retornarem para o México.

Os relatos do patrulheiro-médico incluem ainda uma menina de quatro anos que desmaiou enquanto tentava fazer a travessia em um dia que registrou 38ºC e uma mulher grávida que sofreu aborto após ficar presa no arame farpado colocado no rio.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.