DISCURSO DO PRESIDENTE  XI  JINPING. (Vale uma lida)

DISCURSO DO PRESIDENTE  XI  JINPING. (Vale  uma lida)

DISCURSO DO PRESIDENTE  XI  JINPING

Dia  31 de dezembro de  2023 

 

Camaradas, amigos, senhoras e senhores, meus cumprimentos a todos.

 

Quando o solstício de inverno chega, a primavera não está longe. Neste momento de despedida do que passou e saudação ao futuro, gostaria de enviar a todos meus melhores votos de ano novo daqui de Pequim.

 

Em 2023, nós continuamos a lutar e a avançar com esforços árduos. Experimentamos tempestades de vento e chuva, apreciamos belas paisagens e alcançamos resultados tangíveis. Todos nós guardamos na memória as dificuldades que já superamos nesse ano e, ao mesmo tempo, estamos cheios de confiança no futuro promissor.

 

Nesse ano, andamos com passos sólidos.

 

Com uma transição estável no trabalho da prevenção e controle da epidemia de Covid-19, a economia do nosso país continuou sua recuperação e manteve uma tendência de melhoria, e o desenvolvimento de alta qualidade foi promovido de forma sólida. O moderno sistema industrial se tornou mais aperfeiçoado com a ascensão rápida de um grupo de novas indústrias-pilar, verdes e caracterizadas pela aplicação de tecnologias de ponta e inteligente. A produção de grãos registrou uma boa colheita pelo vigésimo ano consecutivo,(colheram  695 milhões toneladas de grãos- trigo,milho, soja,sorgo, cevada, cultivamos em 119 milhões de hectares) a proteção ambiental obteve mais êxitos notáveis e o combate a pobreza no campo alcançou novos avanços. Novas páginas foram escritas no revigoramento pleno da região Nordeste e novos progressos foram obtidos na construção da Nova Zona de Xiong'an. O Cinturão Econômico do Rio Yangtzé se desenvolveu vigorosamente e a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau avançou de forma pioneira. A economia chinesa se tornou mais sólida e forte ao resistir grandes tempestades.

 

Nesse ano, andamos com passos fortes.

 

Por meio de esforços constantes, a China apresentou eruptiva força de inovação e efusiva vitalidade de desenvolvimento. O grande avião C919 começou seus voos comerciais, o primeiro navio de cruzeiro de fabricação chinesa concluiu sua navegação teste, as espaçonaves Shenzhou realizaram missões sucessivas no espaço e o submersível tripulado Fendouzhe bateu recorde de profundidade de mergulho. Produtos de marcas nacionais foram bem-recebidos, celulares de fabricação chinesa esgotaram no mercado e automóveis de novas energias, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos acrescentaram novas reputações à fabricação chinesa. A China, com ânimo de autofortalecimento e perseverança, esforçou-se para chegar a novos patamares, cujas inovações avançam dia a dia em todo o território.

 

Nesse ano, andamos com vigor e energia.

 

Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Asiáticos de Hangzhou foram bem-sucedidos, nos quais os atletas conquistaram resultados consideráveis. O turismo registrou uma expansão no número de turistas, o mercado cinematográfico apresentou avanço, a "superliga de futebol de aldeias rurais" e as "galas de aldeia" mostraram o dinamismo rural e a vida de baixo carbono se tornou gradualmente uma tendência. A atmosfera aconchegante de vida e o entusiasmo do trabalho já recuperado simbolizam a demanda das pessoas por felicidade, também demonstram uma China cheia de vigor e dinamismo.

 

Nesse ano, andamos com confiança.

 

A China é um grande país que herda uma grande civilização. Nesse vasto território, a fumaça solitária no deserto e o chuvisco ininterrupto na planície deixam as pessoas fascinadas, lembrando da história milenar. As curvas fechadas do Rio Amarelo e a corrente impetuosa do Rio Yangtzé deixam as pessoas plenas de orgulho e entusiasmo. As culturas primitivas preservadas nas ruínas de Liangzhu e Erlitou, o legado da escrita em ossos oraculares contido nas ruínas de Yin, o acervo precioso cultural preservado nas ruínas de Sanxingdui, a herança cultural conservada no Arquivo Nacional de Publicações e Cultura. A grande China, com uma história tão longa e uma cultura tão rica, é a nossa fonte de confiança e origem de força.

 

A China abraça o mundo enquanto busca seu próprio desenvolvimento, assumindo também suas responsabilidades como uma grande nação.

 

Realizamos a cúpula China-Ásia Central e o 3º Fórum Cinturão e Rota para Cooperação Internacional. Recebemos, como anfitriões, amigos e convidados provenientes dos cinco continentes em uma série de atividades diplomáticas. Visitei vários países e estive presente em conferências internacionais. Reuni-me com amigos de longa data e conheci novos parceiros. Em todas essas ocasiões compartilhei as propostas chinesas e aprofundamos os consensos alcançados. Apesar das mudanças pelas quais o mundo passa, a paz e o desenvolvimento continuam sendo os temas principais, enquanto a cooperação de ganha-ganha é perene em qualquer situação.

 

No caminho em frente, é normal encontrar tempestades.

 

Há empresas que enfrentam dificuldades com seus negócios, há pessoas que encaram problemas ao buscar emprego e na vida, há regiões que foram afetadas por calamidades naturais como enchentes, tufões e terremotos. Fico preocupado com tudo isso. Sem medo, diante das intempéries, vocês enfrentaram desafios e superaram dificuldades com coragem e ajuda mútua, o que me comoveu muito. Tanto os agricultores que trabalham no campo com grande diligência, quanto os operários que se empenham em seu trabalho; tanto os empreendedores com espírito de luta quanto os soldados que se dedicam à defesa e salvaguarda da pátria, pessoas de todos os setores sociais estão contribuindo extraordinariamente! O povo é sempre o maior apoio para transpormos todos obstáculos!

 

Em 2024, celebraremos os 75 anos da fundação da República Popular da China.

Vamos levar adiante a modernização chinesa, e aplicar a nova filosofia de desenvolvimento de forma completa, precisa e abrangente. Devemos acelerar a criação de uma nova dinâmica de desenvolvimento, promover o desenvolvimento de alta qualidade e coordenar o desenvolvimento e a segurança. É necessário buscar progresso com base na estabilidade, e promover a estabilidade pelo progresso. É preciso adotar uma nova estrutura antes de abolir a antiga, consolidar e fortalecer a boa tendência de recuperação econômica, de modo a garantir a estabilidade e a sustentabilidade econômica. Devemos aprofundar a reforma e abertura em todos os aspectos, elevar e estimular a confiança no desenvolvimento e aumentar o vigor econômico. Vamos dedicar maiores esforços para aperfeiçoar a educação e progredir em ciência e tecnologia, além de formar talentos. Continuaremos apoiando Hong Kong e Macau no desempenho de suas próprias vantagens, a manterem a prosperidade e a estabilidade de longo prazo durante sua integração no desenvolvimento geral do país. A reunificação da pátria é uma tendência inevitável da história. Os compatriotas dos dois lados do Estreito de Taiwan devem apertar as mãos, com vontade comum para compartilhar a grande glória da revitalização da nação.

 

Nossa meta é grande, mas também simples.

 

Afinal de contas, nosso objetivo maior é oferecer melhores condições de vida para a população. A criação e a educação de crianças, a garantia de emprego e a formação de jovens, assim como a assistência médica e o cuidado de idosos são assuntos de cada família, mas também do Estado. Precisamos envidar esforços conjuntos para desenvolver esses trabalhos. Hoje em dia, enfrentamos um ritmo acelerado da sociedade. Somos muito ocupados e há um grande estresse tanto com o trabalho quanto com a vida. Devemos cultivar um ambiente social repleto de amor e harmonia, ampliar um espaço de inovação cheio de inclusão e dinamismo, e criar condições de vida convenientes e confortáveis, para que todos sintam alegria e concretizem seus sonhos.

 

Hoje, o mundo não está pacífico.

 

Há muitas regiões que sofrem com guerras e conflitos. Os chineses valorizam a paz, e estamos dispostos a promover, junto com a comunidade internacional, a construção de uma comunidade de futuro compartilhado e um mundo melhor, tendo em consideração o futuro da humanidade e o bem-estar dos povos.

 

Nessa noite, com as luzes brilhando em todas as casas, vamos desejar que o nosso país desfrute da prosperidade e que o mundo tenha paz, segurança e harmonia! Que todos tenham felicidade, tranquilidade e saúde!

 

Muito obrigado!