Conferência Regional do PCdoB-DF elege nova direção e aprova resolução política

Conferência Regional do PCdoB-DF elege nova direção e aprova resolução política

Conferência Regional do PCdoB-DF elege nova direção e aprova resolução política

Data: 11/11/2023

Fotos; Richard Silva

A 22ª Conferência Regional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Distrito Federal realizada neste sábado (11), debateu e aprovou seu projeto de resolução política “Reconstruir o país, impulsionar o desenvolvimento soberano e fortalecer o PCdoB” e elegeu 66 nomes para a sua nova direção (biênio 2023-2025). Cerca de 120 pessoas, entre 99 delegados e delegadas, e convidados participaram da Conferência que ocorreu durante este sábado no auditório do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).

A parte da manhã foi dedicada ao tema da conjuntura política nacional e internacional com a participação do presidente do PCdoB-DF, João Vicente Goulart e representando o Comitê Central, Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação. Fez parte da mesa ainda, os secretários, Jorge Gregory (Organização) e Mariete Costa (Finanças).

João Vicente fez um balanço de atuação da direção cessante, situou sobre os desafios enfrentados pela atual gestão e pelo povo brasileiro sob o governo de extrema direita, representado por Jair Bolsonaro no último período.

Afirmou que o sucesso do governo Lula depende das várias facetas de luta e que é preciso apresentar as pautas que são caras ao povo, principalmente, as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras. Para ele, o mais importante agora é “reconstruir as pautas que interessam e mobilizam o nosso povo”.

“Esses esforços de construirmos solidamente o nosso PCdoB aqui no Distrito Federal, vai nos levar a termos candidatos fortes, bases unidas e apoios transcendentes para que possamos ter em 2026 um resultado bem melhor do que tivemos nos últimos anos. Essa união que nós temos, característica de nossa história, dos nossos 102 anos, tem que ser reaberta para que possamos receber outros camaradas que pensem o DF e o país”, completou o presidente.

Sobre a conjuntura nacional e o revigoramento partidário, o secretário Adalberto Monteiro observou que o PCdoB no Distrito Federal, sede dos Poderes da República, “esteve na linha de frente da grande jornada épica para isolar, desmascarar e derrotar a extrema direita e libertar o país do flagelo que se chamou presidente Bolsonaro” e que a tática de frente ampla, originada no PCdoB, foi decisiva na vitória do presidente Lula.

Segundo Adalberto, o PCdoB apresentou e assumiu responsabilidades no governo Lula e neste quase um ano de gestão e depois de quatro anos de regressão civilizacional, hoje comemora bons ventos, de retomada da atividade econômica e de melhoria de vida do povo que começa a acontecer.

“Lula tomou posse com a missão de comandar o país, com o compromisso de empreender a reconstrução nacional e impulsionar um novo ciclo do desenvolvimento soberano, garantindo também vida digna ao nosso povo, com direitos, trabalho, renda”, disse o dirigente nacional.

O secretário comentou ainda sobre a importância de a conferência ter unidade, “de se apostar na inteligência do coletivo partidário, no talento que cada militante tem, que utiliza esse método da elaboração coletiva, com decisões democráticas para traçar os rumos do partido”.

Frente ampla como unidade de luta

A assertiva construção da frente ampla derrotou Bolsonaro e levou a vitória do presidente Lula foi opinião uníssona entre os representantes partidários que fizeram uma saudação no ato político da Conferência.

O ato contou com representantes da Rede, PDT, Psol e PT. O dirigente nacional da Rede, Pedro Ivo (ao centro) destacou a proximidade da avaliação conjuntural do PCdoB com a Rede e citou a atualidade dos ensinamentos de Marx e Lênin. O deputado distrital e ativista social Max Maciel, representou o Psol. Ele convocou todos a pensar, desde já, na formação de uma unidade política eleitoral para derrotar a extrema-direita e o grande empresariado que faz parte e permanece no governo do DF.

O dirigente nacional do PDT, André Gaetta comentou sobre a proliferação do ódio que dividiu famílias e amigos e saudou a luta democrática dos partidos presentes. O presidente do PT-DF, Jacy Afonso fez também uma breve saudação na Conferência, destacou os avanços do terceiro mandato do presidente Lula e que essa experiência exitosa deve ser apresentada ao povo do DF.

Deputado Max Maciel (PSol) falando da necessidade da luta popular para barrar o governo da direita no DF,

Representando o PCdoB no ato político, a professora Olgamir Amâncio, Decana da UnB, proferiu que “este é um momento de que nos remete a esperança do novo, de reconstrução desse país e que só foi possível porque estamos emanados nessa linha de combate permanente com essa frente ampla. Para ela, ainda é preciso cumprir a agenda política que foi desenhada para o governo.

Para Olgamir, o grande desafio político do Distrito Federal é derrotar o atual governo e impor uma agenda mais progressista na construção de uma Brasília para todos e isso só será possível, disse ela, com uma unidade que atravesse os limites da esquerda. “A unidade popular que fará que conquistemos uma sociedade que sonhamos e que precisamos”, concluiu.

Professora Olgamir Amâncio participou do ato político ao lado de representantes partidários de diferentes legendas.

Ainda pela manhã e o início da tarde, a conferência foi marcada por inúmeras intervenções dos delegados e delegadas presentes e pela recepção de novos filiados. Os nomes para compor a nova direção também foram apresentados um a um ao plenário. A secretária nacional de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes fez uma intervenção especial tratando sobre o conflito do Estado de Israel e a tentativa de genocídio contra o povo palestino. A dirigente tratou também do conflito na Ucrânia, eleições nos EUA, na Argentina e a necessidade de barrar a extrema direita e os governos neoliberais em todo o mundo.

Eleição da direção regional

A proposta de resolução política da 22º Conferência do PCdoB-DF foi aprovada, por unanimidade, pelos delegados presentes. No fim da tarde, a comissão eleitoral apresentou o nome de mais nove militantes para se incorporarem à direção local, para se juntar aos 57 nomes apresentados para direção no início dos trabalhos. Os delegados e delegadas da Conferência Regional presentes votaram, em sistema eletrônico, pelo PCdoB Digital e elegeu uma direção composta de 66 nomes.

João Vicente Goulart foi reconduzido para a presidência do PCdoB-DF.

Logo em seguida, os membros presentes se reuniram para a primeira reunião da direção do PCdoB-DF e reconduziram João Vicente Goulart para a presidência do Partido no Distrito Federal. Foram eleitos ainda, Mariete Costa como vice-presidenta da sigla no DF e para a secretaria de Organização, Jorge Gregory foi reconduzido ao cargo. O advogado Eder Brant foi eleito novo secretário de Finanças do Comitê Regional.  

Confira a lista dos novos membros abaixo (em ordem alfabética)

  1.  
  2. ABDELHAMID KHALIFA
  3. ALBERTO RIBEIRO
  4. ANTONIO CARPINTERO (CARPIU)
  5. ARTUR FELLOWS
  6. AUGUSTO MADEIRA
  7. BERENICE DARC JACINTO
  8. BIA GREGORY
  9. BRUNA  PILATI
  10. CAIO FIUZA
  11. CARLELIA FERNANDES
  12. CARLOS AUGUSTO FERNANDEZ
  13. DANIEL MAX DOS SANTOS LIMA
  14. EDER BRANT
  15. EDU MARTINS
  16. ELBIA PIRES
  17. ELIOMAR OTA
  18. EMILIA FERNANDES
  19. EUCLIDES DA SILVA
  20. FLAUZINO ANTUNES
  21. FLAVIO WERNECK
  22. GABRIELY KELLY SANTOS FEITOSA
  23. GUSTAVO ALVES
  24. INGRID  MANGABEIRA
  25. IVONETE
  26. JAIRO MENDONÇA
  27. JANE FERREIRA
  28. JANIO
  29. JEAN CARMO
  30. JEFFERSON MOTTA
  31. JOÃO PEDRO FERRAZ
  32. JOAO VICENTE GOULART
  33. JORGE GREGORY
  34. JULIANA BOTTECHIA
  35. JULIANA KRAUSE
  36. Laura Villela Teixeira Giseler
  37. LAURINHA
  38. LAURO RODRIGUES
  39. LEO MATHEUS
  40. LUCIMAR DOMINGOS
  41. MARCELO CLAYTON RODRIGUES PEIXOTO
  42. MARCO CAMPANELLA
  43. MARIA DE JESUS
  44. MARIANA CINTRA
  45. MARIETE COSTA
  46. MARIZETH RIBEIRO
  47. MATHEUS DINIZ
  48. NEIDE FREITAS
  49. OLGAMIR
  50. OLIVER OLIVEIRA
  51. OSWALDO NAPOLEAO
  52. PAULO MACHADO GUIMARÃES
  53. PAULO VINICIUS SANTOS DA SILVA
  54. PROFESSOR ELIAS
  55. RAFAEL GUIMARÃES
  56. RICARDO ALEMÃO ABREU
  57. RITINHA
  58. ROBSON CAMARA
  59. ROSANGELA PEREIRA
  60. SANTA ALVES
  61. TATIANA LEITE
  62. THAMAR ADALGISA DE CASTRO DIAS
  63. TRAJANO SILVA JARDIM
  64. VALESCA LEÃO
  65. VERONICA GOULART
  66. VICTOR CAVALCANTE
  67. VICTOR FROTA