Colômbia elege Espriella, da ultradireita, em disputa acirrada

Colômbia elege Espriella, da ultradireita, em disputa acirrada

Colômbia elege Espriella, da ultradireita, em disputa acirrada
"Para aqueles que semearam violência, terror, narcotráfico e corrupção durante todos esses anos: o tempo de vocês acabou", disse Espriella


 

Abelardo de la Espriella celebra início de uma "nova era" no país após derrotar o candidato de esquerda no segundo turno mais disputado da história.O presidente eleito da Colômbia, o ultradireitista Abelardo de la Espriella, celebrou o início de uma "nova era" no país após derrotar o candidato de esquerda no segundo turno mais acirrado da história.

O advogado e empresário de 47 anos, sem experiência política, derrotou o senador governista Iván Cepeda, aliado do presidente Gustavo Petro, por uma margem inferior a um ponto percentual, em um momento em que o país enfrenta sua pior onda de violência em uma década.

Notícias relacionadas

Lavagem de dinheiro no transporte de SP envolvia PCC, Deolane, vereador petista e máfia italiana, diz jornal

Amado Batista é condenado a pagar R$ 453 mil após morte de criança em fazenda

Lotofácil 3720: Caixa transfere sorteio para esta sexta com prêmio estimado em R$ 10 milhões
Com o apoio do presidente americano, Donald Trump, sua vitória provocou protestos em cidades como Bogotá e Cali, onde manifestantes queimaram bandeiras dos EUA e ergueram barricadas.

"Nova história"
Atrás de uma proteção de vidro à prova de balas, o advogado celebrou o início de uma "nova história para a nação".

"Começa uma nova era, uma mudança de ordem, a 'pátria milagrosa'", declarou ele em Barranquilla, durante seu primeiro discurso para milhares de apoiadores, após chegar num veículo semelhante ao papamóvel.

"Para aqueles que semearam violência, terror, narcotráfico e corrupção durante todos esses anos: o tempo de vocês acabou", acrescentou o advogado, que governará até 2030 e é conhecido pelo apelido de "El Tigre" (O Tigre).

De la Espriella, que possui dupla cidadania (colombiana e americana), afirmou que conversou com Trump, que, segundo ele, reconheceu sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia. "Falei há alguns minutos com o presidente dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump, e ele manifestou seu apoio e seu reconhecimento à nossa vitória", declarou, em uma transmissão ao vivo de sua equipe de campanha.

Ele também disse que foi parabenizado pelo chefe de gabinete da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e por outros representantes das "democracias do mundo".

Cepeda reconheceu resultado
A apuração preliminar oficial o aponta como vencedor, com 49,65% dos votos, à frente de Cepeda, que obteve 48,7%. A divulgação da contagem definitiva dos votos deve ocorrer nesta segunda-feira.

A eleição foi marcada por uma participação histórica, com mais de 26,3 milhões de colobianos comparecendo às urnas, representando 63,59% do total, um número sem precedentes no segundo turno da eleição presidencial na Colômbia.

Caso tenha a vitória confirmada, Espriella assumirá a presidência em 7 de agosto.

Cepeda reconheceu neste domingo o resultado, mas anunciou que sua campanha vai impugnar 33 mil mesas de votação durante a apuração oficial. "Chegamos a esta última instância com a mais estreita diferença de votos de qualquer eleição de segundo turno na história eleitoral colombiana", afirmou Cepeda a seguidores

PUBLICIDADE
 
O candidato do Pacto Histórico, partido do presidente colombiano, Gustavo Petro, alegou que tanto ele quanto seu movimento respeitam as regras democráticas e reconhecem o resultado apresentado pela contagem preliminar.

"Nós afirmamos: o Pacto Histórico e a Aliança pela Vida, todas e todos os nossos dirigentes somos democratas. Longe de nós o autoritarismo e a arbitrariedade. Reconhecemos a pré-contagem realizada na noite de hoje como um dado oficial", disse.

No entanto, ele acrescentou que as equipes jurídicas e de monitoramento eleitoral de sua campanha já iniciaram o pedido de impugnação de 33 mil mesas de votação em todo o país.

md/as (EFE, AFP, ots)

https://www.terra.com.br/noticias/colombia-elege-espriella-da-ultradireita-em-disputa-acirrada,a5f16d9c7f97fe6a326bf07ac65214aarp353ljn.html?utm_source=clipboard