Centrão prevê “tempestade perfeita” no futuro do governo Lula

Centrão prevê “tempestade perfeita” no futuro do governo Lula

gor Gadelha

Centrão prevê “tempestade perfeita” no futuro do governo Lula

Parlamentares do Centrão acreditam que governo Lula enfrentará crise com CPIs no Congresso e debates sobre o aumento de arrecadação

Gustavo Zucchi

 

imagem colorida do presidente Lula - MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

Lideranças do Centrão no Congresso Nacional preveem que o governo Lula terá de enfrentar, em breve, uma “tempestade perfeita” com a série de CPIs que foram criadas nos últimos dias e a discussão sobre o novo arcabouço fiscal.

A avaliação de parlamentares aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é de que esse cenário abre margem para a retomada da discussão sobre semipresidencialismo no país, tema que vira e mexe volta ao debate.

Sem uma base robusta na Câmara, as apostas de parlamentares é de que Lula não conseguirá responder os ataques da oposição nas inúmeras CPIs. E ainda penará nos debates sobre o novo arcabouço fiscal.

Na visão de deputados influentes, a tendência é o governo Lula repetir o imbróglio em que se meteu ao falar em taxar compras de brasileiros em sites chineses, como Shein, Aliexpress e Shopee, e que acabou recuando após repercussão negativa.

 

No novo marco final, regra enviada ao Congresso para substituir o teto de gastos, o Palácio do Planalto precisará de uma alta na arrecadação para alcançar o efeito desejado pela equipe econômica comandada pelo ministro Fernando Haddad.

Em meio a tudo isso, parlamentares lembram que o o governo Lula terá ainda de arcar com o ônus da reoneração da gasolina, cujos impostos voltarão a ser cobrados em sua totalidade após o dia 30 de junho. Algo que impactará na avaliação presidencial.

CPIs viram dor de cabeça

Apesar do governo concentrar esforços em controlar a CPMI das invasões golpistas do 8 de janeiro, a aposta entre lideranças do Centrão é de que o maior problema para Lula virá de outra comissão parlamentar de inquérito: a CPI do MST.

by Taboola

conteudo patrocinadoLoja de luxo comete erro, e conjunto de panelas é vendido por R$189.90 Super Gold|

Sponsored

A comissão foi instalada Lira na noite da quarta-feira (26/4). A previsão é que dois oposicionistas controlem o colegiado. Como presidente, deverá ficar o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). O relator poderá ser o ex-ministro Ricardo Salles (PL-SP).

Nesse cenário, a avaliação feita por líderes do Centrão é de que o governo Lula certamente será confrontado em relação às invasões feitas pelo movimento dos sem-terra, uma tema bastante impopular, especialmente entre os ruralistas.