Candidato presidencial nos EUA: Washington se prepara 'para uma guerra terrestre com a Rússia'

Candidato presidencial nos EUA: Washington se prepara 'para uma guerra terrestre com a Rússia'

Candidato presidencial nos EUA: Washington se prepara 'para uma guerra terrestre com a Rússia'

 

Robert Kennedy Jr., candidato à presidência dos EUA em 2024, fala durante discurso no Senado de New Hampshire na Câmara do Estado em Concord, New Hampshire, EUA, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2023

© AFP 2023 / Joseph Prezioso

 

O democrata Robert F. Kennedy Jr. e o republicano Donald Trump condenaram a política da Casa Branca, que veem como aproximando os EUA de um grande conflito mundial.

A decisão de Joe Biden, presidente dos EUA, de enviar tropas adicionais para a Europa tem como objetivo a preparação para uma guerra terrestre com a Rússia, advertiu na sexta-feira (14) o candidato democrata à presidência Robert F. Kennedy Jr..

O presidente Biden acaba de convocar 3.000 reservistas para aumentar as tropas dos EUA na Europa como parte da Operação Atlantic Resolve. Quero que as pessoas entendam o motivo dessa mobilização de tropas. Trata-se de preparação para uma guerra terrestre com a Rússia.

A ação prevê o envio rotativo de forças dos EUA prontas para o combate para a Europa em resposta à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.

Atualmente, há cerca de 100.000 soldados americanos em todo o continente europeu.

Esta não é a primeira vez que as políticas do governo Biden em relação à Ucrânia são criticadas pela oposição. O ex-presidente e candidato republicano à presidência, Donald Trump, também acusou Washington de ter provocado uma "escalada imprudente" no Leste Europeu.

"A decisão de Joe Biden de mobilizar as forças de reserva prova que sua escalada imprudente na Ucrânia está sobrecarregando as Forças Armadas dos EUA até o ponto de um desastre. Agora vemos que as fileiras estão escasseando de tal maneira que as tropas de reserva estão sendo forçadas a apoiar a política calamitosa de Biden na Europa, enquanto nossas próprias fronteiras permanecem sem defesa", comunicou na sexta-feira (14) Trump.

 

O magnata também alertou que Biden poderia levar os EUA à "Terceira Guerra Mundial" com suas grandes remessas de armas para os militares ucranianos, uma ação que, segundo Moscou, contribui para a escalada das tensões.