Bolsonaro pode estar mirando a democracia, diz editorial do Washington Post

Fala em péssima gestão da pandemia E o perigo da situação para o mundo

Bolsonaro pode estar mirando a democracia, diz editorial do Washington Post

Bolsonaro pode estar mirando a democracia, diz editorial do Washington Post

Fala em péssima gestão da pandemia

E o perigo da situação para o mundo

Presidente Jair Bolsonaro: editorial do jornal Washington Post disse que há motivos para preocupação com a democracia no paísSérgio Lima/Poder360 12.jan.2021


02.abr.2021 (sexta-feira) - 19h59

O jornal norte-americano The Washington Post publicou um editorial, nesta 6ª feira (2.abr.2021), afirmando que o presidente Jair Bolsonaro pode estar “mirando a democracia” e preparando um golpe político contra “os legisladores e eleitores que poderiam removê-lo do cargo”.

A publicação afirmou que as democracias dos Estados Unidos e da América Latina devem “deixar claro” que uma interrupção da democracia seria intolerável. O texto fala que o Congresso pode propor o impeachment de Bolsonaro “por sua péssima gestão da pandemia, incluindo minimizar sua gravidade, resistir às medidas de saúde pública e promover curas charlatanescas”.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail

 

“O presidente brasileiro já contribuiu muito para o agravamento da pandemia covid-19 em seu próprio país e, por meio da disseminação da variante brasileira, pelo mundo. Ele não deve ter permissão para destruir uma das maiores democracias do mundo também”.

 

 

O jornal disse que “não há fim à vista” para a onda de mortes e infecções pela covid no Brasil, graças à “impressionante incompetência do presidente Jair Bolsonaro e seu governo”.

A publicação comentou a saída do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e a renúncia dos comandantes militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Citou também a mudança do general Braga Netto do comando da Casa Civil para a Defesa, e a escolha do secretário de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Torres, para o Ministério da Justiça. O editorial afirma que as medidas fizeram com que 6 “prováveis ​​candidatos presidenciais emitissem uma declaração conjunta alertando que ‘a democracia do Brasil está ameaçada'”.

“Bolsonaro expressou abertamente sua admiração pela ditadura militar que governou o país nas décadas de 1960 e 1970. Admirador de Donald Trump, ele adotou a tática do ex-presidente dos EUA de alertar sobre fraude nas próximas eleições e exigir que os sistemas de votação eletrônica sejam substituídos por cédulas de papel. Ele apoiou as alegações de Trump sobre fraude eleitoral, e seu filho, um legislador que visitou Washington, D.C., na véspera de 6 de janeiro, expressou consternação com o ataque ao Capitólio que não teve sucesso”.