Bolsonaro critica vacinação de crianças: 'Tarados por vacinas'

Bolsonaro diz desconhecer morte de criança por Covid; mais de 300 morreram no país.

Bolsonaro critica vacinação de crianças: 'Tarados por vacinas'

Bolsonaro critica vacinação de crianças: 'Tarados por vacinas'

 

Bolsonaro diz desconhecer morte de criança por Covid; mais de 300 morreram no país

Bolsonaro diz desconhecer morte de criança por Covid; mais de 300 morreram no país. (Foto: Marcelo Goncalves/Anadolu Agency via Getty Images)

presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira (6) a autorização de vacinas contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, questionando "qual o interesse das pessoas taradas por vacina". 

Bolsonaro disse que os pais de crianças não devem se deixar levar "propaganda" e afirmou desconhecer casos de óbitos causados pela doença nessa faixa etária — apesar de dados do próprio governo mostraram 301 mortes em decorrência da Covid-19

Bolsonaro criticou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pela decisão, mas a medida foi referendada pelo seu governo: o Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira, cerca de 20 dias após a decisão da Anvisa, que a imunização deve começar na próxima semana. 

"A Anvisa lamentavelmente aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A minha opinião, quero dar para você aqui: a minha filha de 11 anos não será vacinada. E você tem que ler o que foi feito ontem no Ministério da Saúde, o encaminhamento disso daí, para você decidir se vai vacinar o seu filho de 5 a 11 anos ou não", disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio Nova, de Pernambuco. 

O presidente disse que as "pessoas taradas por vacina" não estão preocupadas "com outras doenças":

"O que que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí? Qual o interesse das pessoas taradas por vacina? É pela sua vida? É pela sua saúde? Se fosse, estariam preocupados com outras doenças no Brasil, que não estão."

Bolsonaro diz desconhecer morte de criança por Covid; mais de 300 morreram no país

Ignorando dados do próprio governo, Bolsonaro questionou se existem mortes de crianças causadas por Covid-19:

"Eu pergunto: você tem conhecimento de uma criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid? Eu não tenho. Na minha frente tem umas 10 pessoas aqui, se alguém tem levante o braço. Ninguém levantou o braço na minha frente. Então, converse, vê se é o caso de você vacinar o teu filho ou não. É um direito teu vaciná-lo, está autorizada a vacinação e ela é voluntária."

Dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 — vinculada ao Ministério da Saúde — mostram que 2.978 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid ocorreram em crianças de 5 a 11 anos, com 156 mortes, em 2020. 

E em 2021, já foram registrados 3.185 casos nessa faixa etária, com 145 mortes, totalizando 6.163 casos e 301 mortes desde o início da pandemia.

da agência O Globo