Assessor de Putin aponta nascimento de um mundo multipolar

Um novo sistema de pagamento baseado em tecnologias digitais está se desenvolvendo e os bancos perdem sua importância“, afirma o economista Glaziev

Assessor de Putin aponta nascimento de um mundo multipolar

Assessor de Putin aponta nascimento de um mundo multipolar

 Por  

Sergei Glaziev é economista, membro da Academia Russa de Ciências e ex-conselheiro de política econômica do presidente Putin (Divulgação)

Com o fim do monopólio do dólar não precisaremos de bancos americanos e europeus. Um novo sistema de pagamento baseado em tecnologias digitais está se desenvolvendo e os bancos perdem sua importância“, afirma o economista Glaziev

Sergei Yuryevich Glaziev, economista e membro da Academia Russa de Ciências e conselheiro do presidente Putin, falou ao Business Online sobre as oportunidades que estão se abrindo para a economia do seu país; comentou a possibilidade de uma nova moeda mundial substituir o dólar; disse que as tentativas de Trump de limitar o desenvolvimento da China por meio de métodos de guerra comercial falharam completamente e que, após isso, “os americanos desferiram o principal golpe para a Rússia, que eles veem como um elo fraco na geopolítica e na economia mundial”.

Glaziev afirma que “a aliança estratégica da Federação Russa e da China é muito dura para os Estados Unidos”. E acrescenta que “eles não têm poder econômico nem militar para nos destruir juntos, e nem separadamente”.

Glaziev, que desde 2019 é o responsável no governo russo pela Integração e Macroeconomia da Comissão Econômica da Eurásia, disse também em sua entrevista que “o mundo não precisará das corporações transnacionais americanas, do dólar americano, das tecnologias monetárias e financeiras americanas e das pirâmides financeiras. Tudo isso será coisa do passado em um futuro próximo”.

A seguir a íntegra da entrevista. Boa leitura.

 

 

SERGEI GLAZIEV*

 

– Sergei Yuryevich, comentando os trágicos acontecimentos de hoje, você escreveu em seu canal Telegram que deveríamos ter lido seu livro sobre a “última guerra mundial”, escrito há cerca de 6 anos. Como você conseguiu prever tudo com tanta precisão?

– O fato é que existem padrões de desenvolvimento econômico de longo prazo, cuja análise e compreensão permitem prever os eventos que estão ocorrendo no momento. Vivemos agora uma mudança simultânea nas estruturas tecnológica e econômica mundial, enquanto a base tecnológica da economia está mudando, há uma transição para tecnologias fundamentalmente novas e o sistema de gestão também está mudando.

Eventos como este acontecem cerca de uma vez por século. No entanto, as estruturas tecnológicas mudam cerca de uma vez a cada 50 anos, e sua mudança geralmente é acompanhada por uma revolução tecnológica, depressão e corrida armamentista.

E as estruturas econômicas mundiais mudam uma vez a cada 100 anos, e sua mudança é acompanhada por guerras mundiais e revoluções sociais.

Digamos, 100 anos atrás, o Império Britânico estava tentando manter sua hegemonia no mundo. Quando já estava perdendo economicamente para os recursos combinados do Império Russo e da Alemanha, desencadeou-se a Primeira Guerra Mundial, provocada pela inteligência britânica, durante a qual todos os três impérios europeus se autoliquidaram.

Estou falando do colapso da Rússia czarista, dos impérios alemão e austro-húngaro, mas aqui podemos até colocar um quarto – o otomano.

Quanto à Grã-Bretanha, por algum tempo manteve o domínio global e até se tornou o maior império do planeta. Mas devido às leis inexoráveis ​​do desenvolvimento socioeconômico, a estrutura econômica mundial colonial, baseada de fato no trabalho escravo, não podia mais garantir o crescimento econômico. Eles possibilitaram a produção em massa de produtos com muito mais eficiência do que os sistemas administrativos dos impérios coloniais do século XIX.

O surgimento de estados sociais na URSS e nos EUA com sistemas de controle centralizado possibilitou um salto acentuado em seu desenvolvimento econômico. Na Europa, o sistema de governança corporativa foi formado, infelizmente, de acordo com o modelo nazista na Alemanha, e também não sem a ajuda da inteligência britânica.

Hitler, contando com o apoio dos serviços de inteligência britânicos e do capital americano, implantou rapidamente um sistema de gerenciamento corporativo centralizado na Alemanha, o que permitiu ao Terceiro Reich capturar rapidamente toda a Europa.

Com a ajuda de Deus, derrotamos esse fascismo alemão (mais precisamente, europeu – levando em conta as realidades de hoje). Depois disso, dois modelos permaneceram no mundo, que atribuo à estrutura econômica mundial imperial: o soviético e o ocidental (com o centro nos EUA).

– Mas agora esse período de “solidão unipolar americana” já está terminando e, provavelmente, não apenas graças à Rússia, mas principalmente à China e às regiões asiáticas como tal. Não é?

– Com efeito, as estruturas verticais hierárquicas características da economia mundial imperial revelaram-se demasiado rígidas para assegurar processos de inovação contínuos e perderam a sua eficácia comparativa para assegurar o crescimento da economia mundial.

Em sua periferia, formou-se uma nova ordem econômica mundial, que se baseia em modelos de gestão flexíveis, uma organização em rede da produção, onde o Estado atua como integrador, unindo os interesses de diversos grupos sociais em torno de um objetivo – elevar o público bem-estar.

O exemplo mais impressionante dessa estrutura econômica mundial integral hoje é a China, que por mais de 30 anos superou em três vezes a taxa de crescimento da economia americana.

No momento, a China já está superando os Estados Unidos em termos de produção, exportações de bens de alta tecnologia e taxas de crescimento.

Outro exemplo de modelo de uma nova ordem econômica mundial, que chamamos de integral (pelo fato de o Estado nela reunir todos os grupos sociais de diferentes interesses), é a Índia.

Tem um sistema político diferente, mas também tem a primazia dos interesses públicos sobre os privados, e o Estado busca maximizar as taxas de crescimento para combater a pobreza. Nesse sentido, a nova ordem econômica mundial é socialista em ideologia.

“Se observarmos as taxas de crescimento após 1995, veremos que a economia chinesa cresceu 10 vezes, enquanto a economia dos EUA cresceu apenas 15%”

Ao mesmo tempo, utiliza mecanismos de mercado de competição, o que permite fornecer a maior concentração de recursos para fazer uma revolução tecnológica com objetivos de garantir saltos econômicos baseados em uma nova ordem tecnológica avançada.

Se observarmos as taxas de crescimento após 1995, veremos que a economia chinesa cresceu 10 vezes, enquanto a economia dos EUA cresceu apenas 15%.

Portanto, já é óbvio para todos que atualmente o ritmo de desenvolvimento econômico mundial está mudando para a Ásia: China, Índia e os países do Sudeste Asiático já produzem mais produtos do que os EUA e a UE.

Se acrescentarmos a eles o Japão ou a Coreia, em que o sistema de gestão se assemelha em seus princípios à integração da sociedade em torno do objetivo de aumentar o bem-estar público, podemos dizer que hoje essa nova estrutura econômica mundial já domina o mundo, e o centro de reprodução da economia mundial mudou-se para o Sudeste Asiático.

Claro, a elite dominante americana não pode concordar com isso.

– Para chegar a um acordo com isso, eu diria…

– Sim. Eles, como o Império Britânico outrora, procuram manter sua hegemonia no mundo. Os eventos que ocorrem hoje são uma manifestação de como a elite financeira e poderosa oligárquica dos EUA está tentando manter o domínio mundial.

Pode-se dizer que nos últimos 15 anos vem travando uma guerra mundial híbrida, buscando caotizar países fora de seu controle e frear o desenvolvimento da República Popular da China. Mas devido ao já arcaico sistema de governança, eles não podem fazer isso.

A crise financeira de 2008 foi um momento tão transitório, quando o ciclo de vida da ordem tecnológica de saída realmente terminou e o processo de redistribuição massiva de capital em uma nova ordem tecnológica começou, cujo núcleo é um complexo de nanobioengenharia e tecnologias de comunicação da informação.

Todos os países começaram a impulsionar a economia com dinheiro. A coisa mais simples que um governo moderno pode fazer é dar a todas as empresas acesso a dinheiro barato de longo prazo para que possam adotar novas tecnologias.

A competição econômica já levou os Estados Unidos a perder sua liderança. Donald Trump tentou conter a China por meio da guerra comercial, mas não deu em nada”

Mas, se na América e na Europa esses fundos foram principalmente para bolhas financeiras e cobriram o déficit orçamentário, então na China essa emissão colossal de dinheiro foi totalmente direcionada ao crescimento da produção e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Hoje, a competição econômica já levou os Estados Unidos a perder sua liderança. Se você se lembra, Donald Trump tentou conter o desenvolvimento da China por meio de uma guerra comercial, mas não deu em nada.

Não houve bolhas financeiras, enquanto a monetização ultra-alta da economia chinesa não resultou em inflação, o crescimento da oferta monetária foi acompanhado por um aumento na produção de bens, a introdução de novas tecnologias avançadas e um aumento da bem-estar.

Hoje, a competição econômica já levou os Estados Unidos a perder sua liderança. Se você se lembra, Donald Trump tentou conter o desenvolvimento da China por meio de uma guerra comercial, mas não deu em nada.

– Por quê? Trump, acostumado a correr riscos e apostar tudo, faltou determinação?

– E nem Trump conseguiu, porque a China tem um sistema de gestão mais eficiente que permite concentrar ao máximo os recursos de produção disponíveis.

Ao mesmo tempo, a gestão efetiva do dinheiro mantém a emissão de dinheiro no contorno da reprodução ampliada do setor real da economia, com foco no financiamento de investimentos em desenvolvimento.

A China tem a maior taxa de poupança de qualquer país, com cerca de 45% do PIB investido, em comparação com 20% nos Estados Unidos ou na Rússia. Isso, de fato, garante as taxas de crescimento ultra-altas da economia chinesa.

Em suma, os EUA estavam condenados a perder essa guerra comercial porque a China poderia produzir com mais eficiência e financiar o desenvolvimento mais barato.

Todo o sistema bancário na China é estatal, funciona como uma única instituição de desenvolvimento, direcionando os fluxos de caixa para expandir a produção e dominar novas tecnologias.

Nos Estados Unidos, a emissão de dinheiro vai para financiar o déficit orçamentário e é redistribuída em bolhas financeiras. Como resultado, a eficiência do sistema financeiro e econômico dos EUA é de 20% – lá apenas um quinto dólar chega ao setor real e na China quase 90% (ou seja, quase todo o yuan criado pelo Banco Central do RPC) alimenta os contornos da expansão da produção e garante um crescimento económico ultra-elevado.

As tentativas de Trump de limitar o desenvolvimento da China por meio de métodos de guerra comercial falharam. Ao mesmo tempo, seus efeitos explodiram nos próprios Estados Unidos.

Em seguida, os americanos abriram uma frente de guerra biológica ao lançar o coronavírus na China, esperando que a liderança chinesa não lidasse com essa epidemia e o caos surgisse na China. No entanto, a epidemia demonstrou a baixa eficiência dos cuidados de saúde e criou o caos nos próprios Estados Unidos.

O sistema de governo chinês também mostrou uma eficiência muito maior aqui. Na China, a taxa de mortalidade é significativamente menor e a pandemia foi tratada muito mais rapidamente lá.

Já em 2020, chegaram a atingir um crescimento econômico de 2%, enquanto nos Estados Unidos houve uma queda de 10% do PIB(analistas notaram a maior queda desde a Segunda Guerra Mundial – ed. nota).

Agora os chineses restauraram a taxa de crescimento de cerca de 7% ao ano, e não há dúvida de que a RPC continuará a se desenvolver com confiança, ampliando a produção de uma nova ordem tecnológica.

Paralelamente à guerra comercial contra a China, os serviços de inteligência americanos preparavam uma guerra contra a Rússia, já que a tradição geopolítica anglo-saxônica considera nosso país o principal obstáculo para estabelecer a dominação mundial do poder e da elite financeira dos EUA e da Grã-Bretanha.

Deve-se dizer que a guerra contra a Federação Russa se desenrolou imediatamente após a anexação da Crimeia e depois que os serviços especiais americanos organizaram um golpe de estado na Ucrânia. Pode-se dizer que enganaram a Rússia a concordar com a ocupação americana da Ucrânia, considerando-a um fenômeno temporário.

No entanto, os americanos se enraizaram na “independência ucraniana”, criaram não apenas fortalezas, cultivando nazistas sob sua asa, mas também treinaram as forças armadas nazistas, deram aos nazistas a oportunidade de receber uma educação militar, os treinou em suas academias, ‘costuraram’ todas as Forças Armadas da Ucrânia com eles.

E há 8 anos eles preparam as Forças Armadas da Ucrânia para a luta contra o único inimigo – a Rússia. Enquanto os meios de comunicação de massa, que na Ucrânia também são completamente controlados pelos americanos, formaram a imagem do inimigo na mente do público.

Além disso, os Estados Unidos usaram a frente monetária e financeira da guerra híbrida contra a Federação Russa. Já em 2014, eles introduziram as primeiras sanções financeiras e eliminaram uma parte significativa dos empréstimos ocidentais da economia russa.

Agora estamos testemunhando a próxima fase, quando eles realmente desconectaram a Rússia do sistema monetário e financeiro mundial, que eles dominam. No entanto, eu previ tudo isso há 10 anos, com base na teoria da mudança das estruturas econômicas mundiais e na lógica específica da elite dominante dos EUA, focada na dominação mundial.

A geopolítica anglo-saxônica é tradicionalmente orientada contra o Império Russo e seus sucessores, a URSS e a Federação Russa, porque, desde os tempos do Império Britânico, a Rússia é vista como o principal oponente dos anglo-saxões.

Toda a chamada ciência geopolítica que estava sendo escrita em Londres se resumia, na verdade, a um conjunto de recomendações sobre como destruir a Rússia como força dominante na Eurásia. Refiro-me a todo tipo de construções especulativas como “países do mar contra países da terra” e assim por diante.

– Como a Rússia se intrometeu tanto nos ‘países do mar’? Afinal, geograficamente com o Reino Unido, nunca fizemos fronteira.

– A este respeito, foi inventada uma fórmula: quem controla a Eurásia controla o mundo inteiro. Na verdade, os desenvolvimentos aplicados já foram mais longe. Sabe-se do teorema de Zbigniew Brzezinski que, para derrotar a Rússia como superpotência, a Ucrânia deve ser arrancada dela.

“Sabe-se do teorema de Zbigniew Brzezinski que, para derrotar a Rússia como superpotência, a Ucrânia deve ser arrancada dela”

Todo esse dogma político, que, ao que parece, já entrou na história há muito tempo, é, no entanto, reproduzido hoje no pensamento da elite política americana.

Devo dizer que ainda existem cursos de geopolítica do século XIX em Harvard e na Universidade de Yale, afiando os cérebros dos futuros políticos americanos contra a Rússia.

Então eles, de fato, pularam nessa velha e testada corrente russofóbica, que sempre foi característica da geopolítica anglo-saxônica. E, considerando a Rússia como o principal oponente de seu domínio no mundo,

Então, o que está acontecendo hoje foi facilmente previsto com base em uma combinação de padrões de desenvolvimento econômico de longo prazo, que na verdade condenaram o mundo a uma guerra híbrida, e a tradicional russofobia da elite política anglo-saxônica.

Depois que o enfraquecimento da RP da China não funcionou por meio de uma guerra comercial, os americanos transferiram o principal golpe de seu poder militar e político para a Rússia, que consideram um elo fraco na geopolítica e na economia mundial.

Além disso, os anglo-saxões procuram estabelecer o domínio sobre a Rússia para realizar suas antigas ideias russofóbicas de destruir nosso país e, ao mesmo tempo, enfraquecer a China, porque a aliança estratégica da Federação Russa e da China é muito difícil para os Estados Unidos.

Eles não têm o poder econômico nem militar para nos destruir juntos, nem separadamente, é por isso que os Estados Unidos inicialmente procuraram brigar conosco com a China. Isso não funcionou para eles.

Mas eles, usando nossa, eu diria, placidez, tomaram o controle da Ucrânia, e hoje eles estão usando nossa república fraterna como arma de guerra para destruir a Rússia, e depois tomar o controle de nossos recursos para, repito, fortalecer sua posição e enfraquecer a posição da China. Em geral, tudo isso é óbvio, como dois mais dois é igual a quatro.

Os americanos não conseguirão vencer, assim como os britânicos não conseguiram em seu tempo”

– Provavelmente, isso é óbvio, mas não para todos. Entre a elite russa há muitos opositores de uma aliança com a China. Pelo menos, antes da operação especial na Ucrânia, parecia a essas pessoas que a cultura americana e ocidental é mais compreensível e mais próxima de nós do que a sabedoria hieroglífica chinesa, e que sempre encontraremos uma linguagem comum com nossos “parceiros ocidentais”.

– Você sabe, em 2015 eu escrevi o livro “A Última Guerra Mundial”. Os EUA estão começando e perdendo”, que você mencionou no início da conversa – tudo foi pensado e justificado ali.

Os Estados Unidos embarcaram em uma guerra híbrida mundial – iniciada com as Revoluções Laranjas para perturbar regiões do mundo que não controlavam – a fim de fortalecer sua posição e enfraquecer a posição de rivais geopolíticos.

Após o famoso discurso do Presidente Putin em Munique (Fevereiro de 2007), eles perceberam que haviam perdido o controle sobre a Rússia de Yeltsin, e isso os preocupou seriamente. Em 2008, a crise financeira eclodiu e ficou claro que a transição para uma nova ordem tecnológica estava começando, e a velha ordem econômica mundial e o sistema de gestão anterior não garantiam mais o desenvolvimento econômico sustentável. A China agora estava liderando o caminho.

“Os Estados Unidos embarcaram em uma guerra híbrida mundial – iniciada com as Revoluções Laranjas para perturbar regiões do mundo que não controlavam – a fim de fortalecer sua posição”

Pois bem, depois acontece a lógica de desdobramento de uma guerra mundial, só que não nas formas que existiam há 100 anos, mas em três frentes condicionais – monetária-financeira (onde os Estados Unidos ainda dominam o mundo), comercial-econômica (onde já perderam superioridade para a China) e informacional-cognitivo (onde os americanos também possuem tecnologias superiores às nossas).

Bem e finalmente, a quarta frente é a biológica, que se abriu com o advento do coronavírus do laboratório americano-chinês em Wuhan. Hoje vemos que existia toda uma rede de laboratórios biológicos na Ucrânia. Assim, os Estados Unidos há muito se preparam para abrir a frente biológica da guerra mundial.

A quinta e mais óbvia frente é, de fato, a frente de combate – como a última ferramenta para forçar os estados que eles controlam a uma obediência inquestionável.

Hoje, a situação nessa frente também está aumentando. Ou seja, as operações ativas estão em andamento em todas as cinco frentes da guerra híbrida mundial, e o resultado pode ser previsto.

Os americanos não conseguirão vencer, assim como os britânicos não conseguiram em seu tempo. Embora a Grã-Bretanha tenha vencido formalmente a Segunda Guerra Mundial, eles perderam política e economicamente.

Os britânicos perderam todo o seu império, perdendo mais de 90% do território e 95% da população. Dois anos após a Segunda Guerra Mundial, onde eles foram os vencedores, seu império desmoronou como um castelo de cartas, porque os outros dois vencedores – a URSS e os EUA – não precisavam desse império e o viam como um anacronismo.

Também, o mundo não precisará das corporações transnacionais americanas, do dólar americano, das tecnologias monetárias e financeiras americanas e das pirâmides financeiras. Tudo isso será coisa do passado em um futuro próximo.

O Sudeste Asiático se tornará o líder óbvio no desenvolvimento econômico mundial, e uma nova ordem econômica mundial será formada diante de nossos olhos.

– Parafraseando [Erich] Remarque, podemos dizer que as mudanças finalmente chegaram na frente ocidental. Mas que sinais você vê desse poderoso sistema global logo se tornando uma coisa do passado?

– Depois que os americanos apreenderam primeiro as reservas cambiais venezuelanas e as entregaram à oposição, depois as reservas cambiais afegãs, antes as iranianas e agora as russas, ficou completamente claro que o dólar deixou de ser moeda do mundo.

Seguindo os americanos, os europeus também cometeram essa estupidez – o euro e a libra deixaram de ser moedas mundiais.

Portanto, o antigo sistema monetário e financeiro vive seus últimos dias.

Depois que os dólares americanos que ninguém precisa são enviados de volta para a América dos países asiáticos, o colapso do sistema monetário e financeiro mundial baseado em dólares e euros é inevitável. Os países líderes estão mudando para moedas nacionais, e o euro e o dólar estão deixando de ser reservas cambiais.

– Como você vê o mundo após o desaparecimento do monopólio do dólar?

– Estamos atualmente trabalhando em um projeto para um tratado internacional sobre a introdução de uma nova moeda de liquidação mundial atrelada às moedas nacionais dos países participantes e para trocar mercadorias que determinam valores reais.

Não precisaremos de bancos americanos e europeus. Um novo sistema de pagamento baseado em tecnologias digitais modernas com blockchain está se desenvolvendo no mundo, onde os bancos perdem sua importância.

O capitalismo clássico baseado em bancos privados está desaparecendo. O direito internacional está sendo restaurado. Todas as principais relações internacionais, incluindo a emissão da circulação monetária mundial, começam a se formar com base em acordos.

Ao mesmo tempo, o significado da soberania nacional está sendo restaurado, porque os países soberanos estão chegando a um acordo.

A base da cooperação econômica global é o investimento conjunto para melhorar o bem-estar dos povos. A liberalização do comércio deixa de ser algum tipo de prioridade, as prioridades nacionais são respeitadas, cada estado constrói um sistema de proteção do mercado interno e de seu espaço econômico que considera necessário.

Ou seja, a era da globalização liberal acabou. Diante de nossos olhos, uma nova estrutura econômica mundial está se formando – uma estrutura integral, na qual alguns estados e bancos privados perdem seu monopólio privado na emissão de dinheiro, no uso da força militar e assim por diante.

– Por que você chamou seu livro de “A Última Guerra Mundial”? O que alimenta sua esperança de que esta guerra global seja realmente a última?

– Chamei essa guerra mundial de última, porque vemos que há vários cenários de saída da crise de hoje. O primeiro cenário, do qual já falei, é calmo e próspero. Consiste em superar o monopólio dos EUA.

Para fazer isso no setor financeiro, você precisa abandonar o dólar. Para superar o monopólio na esfera informacional e cognitiva, é necessário isolar nosso espaço informacional do americano e passar para nossas próprias tecnologias de informação.

Criando seus próprios contornos de reprodução da economia, mas sem o dólar americano e o euro e contando com suas tecnologias de informação para administrar o dinheiro, os países da nova ordem econômica mundial garantem altas taxas de desenvolvimento econômico, enquanto o mundo ocidental está em colapso .

O segundo cenário de um possível desenvolvimento de eventos é semelhante ao que Hitler queria realizar durante o período de mudança das estruturas econômicas mundiais anteriores.

Esta é uma tentativa de criar um governo mundial com uma ideologia sobre-humana. Se Hitler concebeu a nação alemã como super-humanos, então os atuais ideólogos da dominação mundial impõem à humanidade a transição para um estado pós-humanoide.

Em contraste com o pós-humanismo do Ocidente, os países centrais da nova ordem econômica mundial são caracterizados por uma ideologia socialista, ainda que com respeito aos interesses privados, proteção da propriedade privada e uso de mecanismos de mercado.

Na China, Índia, Japão e Coreia, a ideologia socialista domina – ou melhor, uma mistura de ideologia socialista, interesses nacionais e competição de mercado.

É diferente para políticos, intelectuais e empresários ocidentais. O que vemos hoje é uma tentativa de formar uma certa imagem de uma nova ordem mundial com um governo mundial à frente, onde as pessoas são levadas a um campo de concentração eletrônico.

Você pode ver pelo exemplo das restrições durante a pandemia como isso aconteceu: todas as pessoas recebem etiquetas, o acesso aos bens públicos é regulado através de códigos QR, todos são obrigados a andar em formação. A propósito, no cenário da Fundação Rockefeller em 2009, a pandemia e, de fato, tudo o que aconteceu em relação a ela, foi surpreendentemente dividido em pedaços – eles realmente previram o futuro. Esse cenário foi chamado de Lock Step, ou seja, “Andar em formação”, e o mundo ocidental o seguiu. Sacrificando seus próprios valores democráticos, eles tentam forçar as pessoas a obedecerem aos comandos.

Mas, devo dizer, Donald Trump interferiu muito nesses planos, porque ele impediu a assinatura de acordos sobre parcerias Transatlânticas e Transpacíficas, onde todos os países participantes dos acordos sacrificavam a soberania nacional em todas as disputas com o grande capital.

E você precisa entender que hoje qualquer corporação transnacional pode atuar como investidor estrangeiro, inclusive nos Estados Unidos.

De acordo com esses acordos, se houver capital estrangeiro no negócio, então em uma disputa com o governo nacional, algum tipo de tribunal arbitral internacional é formado, não está claro como e por quem foi elaborado.

E esses juízes não eleitos, nomeados, de fato, por grandes empresas internacionais, para resolver essas disputas.

Na verdade, tratava-se do fato de que o Estado estava perdendo toda a soberania na regulação das relações com o grande capital.

No entanto, Trump interrompeu o acordo – os Estados Unidos nunca o assinaram. Assim, o processo de formação de um governo mundial foi interrompido.

Esta é a segunda alternativa, e agora está em crise devido ao colapso da ideia de globalização e ao abandono gradual das restrições ‘pandêmicas’.

Deve-se entender que a opção de um governo mundial é incompatível com a Rússia soberana, com nossa independência e papel no mundo.

No quadro do cenário globalista, a Federação Russa é vista como um território destinado à exploração por corporações transnacionais ocidentais. A “população indígena” deve servir aos seus interesses. Nesse cenário, a Rússia desaparece como entidade independente, assim como a China, aliás. O governo do mundo ocidental pode incorporar alguns de nossos oligarcas em sua versão do futuro, mas apenas em papéis de segunda e terceira categoria.

O terceiro cenário é catastrófico. A destruição da humanidade…

– Esse mesmo apocalipse de que todos falam?

– Bem, nem todo mundo… Mas todo mundo, claro, tem medo. A propósito, sobre os laboratórios biológicos americanos que se dedicam à síntese de vírus perigosos, foi mencionado em meu outro livro, publicado um pouco mais tarde: “Peste do século XXI: como evitar o desastre e superar a crise?”

Lembro-me que em 1996, quando tive que trabalhar no Conselho de Segurança da ONU, propus desenvolver o conceito de segurança biológica nacional. Porque mesmo então, há quase 30 anos, a genética era uma ciência suficientemente desenvolvida para sintetizar vírus dirigidos contra pessoas de uma determinada raça ou de um determinado sexo, de uma determinada idade.

Isso é possível há muito tempo. É possível fazer um vírus que só funcione contra brancos, ou vice-versa, só contra negros, só contra homens, ou só contra mulheres. Agora os americanos estão indo mais longe – você vê que, dados que concordam com o nosso Ministério da Defesa, eles anunciaram no dia anterior, que os laboratórios biológicos americanos estavam desenvolvendo vírus direcionados contra os eslavos.

Aparentemente, é possível hoje – fazer um vírus contra algum grupo étnico que tenha seu próprio código genético.

 

O que está acontecendo na Ucrânia hoje é um eco da agonia da elite do poder dos EUA, que não consegue aceitar o fato de que não será mais um líder mundial. Isso fica claro para todos – pelo menos para aqueles que não estão ligados aos americanos por seus próprios interesses e não estão sujeitos à sua influência cognitiva.

Vou te dar um exemplo. Quando os EUA impuseram sanções à Rússia em 2014, perguntei aos meus colegas chineses: “Você acha que os americanos podem impor sanções em relação à China?” Eles estavam certos de que não podem. Eles disseram que era impossível, porque os EUA dependem da China tão fortemente quanto a China depende dos EUA. Ou seja, a América será mais cara para si mesma.

Dois anos se passaram e Trump lançou uma guerra comercial contra a China. E Pequim agora entendia que a América é um inimigo que afogará o milagre econômico chinês por todos os meios.

Antes disso, meus raciocínios com meus colegas chineses não eram muito convincentes, assim como, no entanto, meu livro que você mencionou não influenciou muito nossa elite política e econômica. Meus argumentos foram rejeitados.

Embora estejamos dizendo há muitos, muitos anos que o dólar deve ser recusado. As reservas cambiais deveriam ter sido retiradas dos instrumentos em dólar, do euro ao ouro, deveria ter sido necessário mudar para nosso próprio sistema monetário e financeiro, desenvolver nossas próprias liquidações em moedas nacionais com parceiros.

Oferecemos tudo isso desde os anos 2000, quando já estava claro para onde o desenvolvimento econômico mundial estava levando. E agora, finalmente, todos viram a luz.

 

– A julgar pelo uivo de cortar o coração que vem do campo dos liberais, bem como pelos acontecimentos na Ucrânia, nem todos viram a luz ainda.

– Sim, estamos diante do fato de que em 8 anos os americanos conseguiram enganar tanto o povo ucraniano que as pessoas que resistem ao exército russo, as chamadas Forças Armadas da Ucrânia, parecem simplesmente zumbificadas. Eles são manipulados como marionetes.

Não é Zelensky quem comanda o Exército ucraniano, nem mesmo o Ministério da Defesa da Ucrânia e o Estado-Maior – mas o Pentágono.

Ele comanda de forma muito eficaz do ponto de vista na luta de “até o último soldado ucraniano”, porque esses caras zumbis não desistem.

Mas eles estão em uma situação absolutamente desesperadora. Todos os especialistas já reconheceram que a Rússia ganhou a operação especial militar, que a Ucrânia não tem chance de resistência, que toda a infraestrutura militar foi destruída… As Forças Armadas da Ucrânia só se rendem para minimizar as perdas humanas.

No entanto, os oficiais ucranianos (e especialmente, é claro, os nacionalistas) agem como zumbis controlados de fora – eles seguem as instruções do Pentágono que chegam aos seus computadores pessoais e tablets especiais.

Além disso, os americanos comandam suas marionetes das Forças Armadas da Ucrânia, dividindo-as nas unidades apropriadas. Cada unidade recebe um número, e cada número recebe ‘inteligência militar’ artificial com tarefas todos os dias.

Eles realmente transformaram 150-200 mil pessoas em uma máquina de luta que funciona sem pensar, apenas segue estupidamente todas as suas ordens. Por 8 anos, eles conseguiram que uma parte significativa da juventude da Ucrânia não apenas se levantasse contra a Rússia, mas através de lavagem cerebral os tornaram suas ferramentas de vontade fraca. Não apenas bucha de canhão, mas bucha de canhão controlada.

Estando em uma situação absolutamente desesperadora, cercados, privados de qualquer suprimento, eles ainda continuam a guerra sem sentido, condenando-se à morte e arrastando os civis ao redor com eles para o túmulo. Este é um exemplo claro de como a tecnologia americana moderna funciona. Devemos entender que à nossa frente, temos uma força muito poderosa. Você sabe, antes [da guerra], ouvimos de especialistas e políticos russos que os próprios ucranianos iriam sufocar economicamente e depois rastejar para nós, e em geral, para onde a Ucrânia irá sem nós? Afinal, ela não poderá garantir a reprodução da economia sem nossos recursos e cooperação conosco.

De fato, a Ucrânia entrou em um estado de catástrofe econômica, como esperávamos, como explicamos aos nossos colegas ucranianos. A república ucraniana tornou-se o estado mais pobre da Europa, juntamente com a Moldávia.

Devido ao fato de a Ucrânia ter encerrado os laços com a Rússia, suas perdas somam mais de 100 bilhões de dólares. No entanto, isso não impediu que estrategistas e instrutores políticos americanos e britânicos formassem um exército de 200.000 bandidos e assassinos que imaginam a realidade de forma completamente inadequada e são um instrumento obediente dos interesses americanos.

– Não há marionetes americanos igualmente obedientes na Rússia? São apenas os ucranianos que foram zumbificados?

– Sim, e aqui cabe destacar que praticamente a mesma coisa está acontecendo com o Banco Central, mas apenas em outras questões.

– Antes de passarmos ao Banco Central, deixe-me esclarecer. Você disse que está trabalhando na introdução de uma nova moeda. E em que formato e com que equipe?

– Estamos fazendo isso há muito tempo como um grupo de estudiosos. Há 10 anos, no Fórum Econômico de Astana, apresentamos o relatório “Rumo ao crescimento sustentável através de uma ordem econômica mundial justa” com um projeto de transição para um novo sistema financeiro e monetário mundial, onde propusemos a reforma do sistema do FMI com base nos chamados direitos de saque especiais e com base em um sistema modificado do FMI – para criar uma moeda contábil mundial.

Aliás, essa ideia despertou grande interesse na época: nosso projeto foi reconhecido como o melhor projeto econômico internacional. Mas, na prática, nenhum dos estados, representados pelas autoridades monetárias oficiais, se interessou por esse projeto. Embora tenha sido seguido pelas publicações de Nursultan Nazarbayev, que propunham uma nova moeda. Se bem me lembro, ele ofereceu Altyn .

– Altyn? Isso é interessante.

Sim, a publicação de seu artigo sobre esse tópico ocorreu até no Izvestia. Mas o assunto não chegou a negociações e decisões políticas, e até hoje é mais uma proposta de especialistas.

Mas estou certo de que a situação atual está nos obrigando a criar novos instrumentos de liquidação de pagamentos muito rapidamente, porque o dólar será praticamente impossível de usar, e o rublo, devido à política incompetente do Banco Central, que, de fato, age no interesse de especuladores internacionais, não pode encontrar sustentabilidade.

Objetivamente, o rublo poderia se tornar uma moeda de reserva junto com o yuan e a rupia. Seria possível passar para um sistema multi-moeda baseado em moedas nacionais.

Mas ainda precisamos de algum equivalente para precificação… Agora estamos trabalhando no conceito do espaço de troca da União Econômica da Eurásia, onde uma das tarefas é a formação de novos critérios de precificação.

Ou seja, se queremos que os preços dos metais sejam formados não em Londres, mas aqui na Rússia, assim como os preços do petróleo, isso implica o surgimento de alguma outra moeda, especialmente se queremos atuar não apenas dentro da União Econômica da Eurásia, e na Eurásia em sentido lato, no centro de uma nova ordem econômica mundial, à qual incluo a China, a Índia, a Indochina, o Japão, a Coreia e o Irã.

São países grandes, todos com seus próprios interesses nacionais fundamentais. Depois das histórias atuais com o confisco das reservas em dólares [da Rússia], acho que nenhum país vai querer usar a moeda de outro país como reserva.

Portanto, uma nova ferramenta é necessária. E do meu ponto de vista, tal ferramenta, para começar, pode se tornar algum tipo de moeda sintética de liquidação, que seria construída como um índice agregado.

– Pode dar algum exemplo? O que é isso?

– Bem, digamos, ECU ₠ (Unidade de Moeda Europeia)– houve tal experiência na União Europeia. Foi construído como uma cesta de moedas.

Todos os países que participam da criação de uma nova moeda contábil devem ter direito à presença de sua moeda nacional nessa cesta. E a moeda comum é formada como um índice, como um componente médio ponderado dessas moedas nacionais.

Bem, a isso devemos acrescentar, do meu ponto de vista, commodities: não apenas ouro, mas também petróleo, metal, grãos e água. Uma espécie de arreio de commodities, que, segundo nossas estimativas, deve incluir cerca de 20 mercadorias.

Eles, de fato, formam proporções de preços mundiais e, portanto, devem participar da cesta para a formação de uma nova moeda contábil.

E é necessário um tratado internacional, que determinará as regras para a circulação dessa moeda e criará uma organização como o Fundo Monetário Internacional.

Aliás, há 15 anos propusemos a reforma do FMI, mas agora já é óbvio que um novo sistema financeiro monetário terá que ser construído sem o Ocidente.

Talvez um dia a Europa se junte a ela e os EUA também sejam forçados a admitir isso. Mas até agora está claro que teremos que construir sem eles, por exemplo, com base na Organização de Cooperação de Xangai.

No entanto, estes são apenas desenvolvimentos de especialistas, que apresentaremos às autoridades no próximo mês.

 E ao nível do governo ou ao nível do presidente?

– Vamos enviá-lo primeiro aos departamentos responsáveis ​​por essas questões. Vamos realizar discussões, desenvolver algum tipo de entendimento comum e depois passar para o nível político.

– Em seu canal do Telegram, você escreve que tudo o que resta é nacionalizar o Banco da Rússia. Por que ainda não foi feito? Por exemplo, há um ponto de vista de que Elvira Nabiullina permanece em seu posto como uma tela, mas não administra mais nada sério. Você pode refutar ou confirmar isso?

– Sabe, não quero me envolver em teorias da conspiração.

– Isso é uma teoria da conspiração?

– Sim, podemos falar sobre o Deep State americano em termos de conspiração. Nesse caso, as teorias da conspiração são uma direção de pensamento muito apropriada, porque nos Estados Unidos, por trás da tela de presidentes e congressistas, existem algumas forças profundas – serviços especiais.

E em nossa Pátria, tudo é simples. Temos um presidente, um chefe de Estado que construiu uma forma vertical de poder. É absolutamente claro em nosso país como o parlamento e o judiciário são formados. Aqui, nenhuma teoria da conspiração, em geral, pode ser aplicada.

O mesmo vale para o Banco Central. Deixe-me lembrá-lo que, de acordo com a lei do Banco Central, todos os seus bens são de propriedade federal. Portanto, o Banco Central é uma estrutura estatal, não há a menor dúvida sobre isso.

– E sempre diziam que o Banco Central estava separado, como se estivesse à margem.

– O Conselho de Administração do Banco Central é nomeado pela Duma do Estado sob proposta do Presidente. Atuei por muitos anos como seu representante no conselho bancário nacional, que supervisiona as atividades do Banco Central. Posso dizer que não há dúvidas de que o Banco Central é o órgão estatal de regulação da circulação monetária, sendo também o principal regulador financeiro do país.

Mas há nuances. A Constituição estipula que o Banco Central conduz sua política de forma independente, ou seja, é independente do governo.

Mas isso não significa que seja independente do Estado. Esta é uma agência estatal. Aqui o sistema judicial em nosso país também é oficialmente independente do governo. Portanto, sendo um órgão independente, o Banco Central se constitui, no entanto, como um órgão regulador estatal e deve desempenhar as tarefas necessárias ao desenvolvimento de nossa economia.

Para isso, é necessário envolver o Banco Central no planejamento estratégico. Os clássicos da circulação monetária estipulam que o principal objetivo das autoridades monetárias, ou seja, do Banco Central, deve ser criar condições para maximizar o investimento.

É isso que o sistema bancário deveria fazer – maximizar o investimento. Porque quanto mais investimentos, mais produção, quanto maior o nível técnico, menores os custos e quanto menor a inflação, mais estável é a economia.

É possível alcançar a estabilização macroeconômica na economia moderna apenas com base no progresso científico e tecnológico acelerado. As tentativas de meta de inflação (uma palavra da moda), que o Banco Central vem praticamente imitando nos últimos 10 anos, manipulando a taxa básica de juros contra o pano de fundo de um rublo livremente flutuante, é míope, primitiva e contraproducente.

O que é a meta de inflação na prática? Trata-se de um conjunto de medidas extremamente primitivo e internamente contraditório, cuja aplicação leva a economia a uma armadilha de estagflação.

O Banco Central jogou o rublo em free float, o que é absurdo do ponto de vista da meta de inflação em uma economia aberta, onde o câmbio afeta diretamente os preços.

E vemos como a desvalorização do rublo acelera periodicamente os preços. Além disso, reduziram a política monetária a apenas uma ferramenta absolutamente primitiva – a manipulação da taxa básica de juros.

Mas a taxa básica é a porcentagem na qual o Banco Central empresta dinheiro para a economia e retira dinheiro da economia.

Suas tentativas de suprimir a inflação elevando a taxa de juros não podem ter sucesso na economia de hoje, porque quanto mais alta a taxa de juros, menos crédito, quanto menor o investimento, menor o nível técnico e a competitividade.

A diminuição deste último implica a desvalorização do rublo em 3-4 anos, depois de aumentar a taxa de juros, supostamente para combater a inflação. Tendo deixado a taxa de câmbio do rublo flutuar livremente, eles, de fato, a entregaram à mercê dos especuladores de moeda.

Os americanos gostam muito dessas políticas, por isso elogiam a liderança do nosso Banco Central e do Ministério da Fazenda de todas as formas possíveis.

Afinal, o que é importante para eles? Para que tudo esteja atrelado ao dólar, para que o rublo seja uma moeda ‘lixo’ que é instável.

E isso é um paradoxo, porque a quantidade de reservas cambiais da Federação Russa recentemente era 3 vezes maior que a oferta de dinheiro em rublo! Isso significa que o Banco Central poderia ter estabilizado a taxa de câmbio em qualquer nível. Mas não fez isso.

E quem são os especuladores a quem o Banco Central realmente jogou o rublo para ser despedaçado? Os principais especuladores são os fundos de hedge americanos, que na verdade moldam a taxa de câmbio do rublo manipulando o mercado.

Mas o Banco Central não percebe isso, ou melhor, finge não perceber. Para mantê-los no mercado de câmbio elevando a taxa de juros, o Banco Central mata o crédito e torna nossa economia dependente de fontes externas de crédito, e o sistema financeiro cambial dependente dos interesses dos especuladores.

Este é o interesse para o qual Banco Central trabalha, escondendo-se atrás de chavões legais como ‘metas de inflação’, que falhou vergonhosamente nos últimos anos em termos de dinâmica real de preços.

Então em nosso país o ponto mais fraco de todo o sistema de segurança nacional em geral é o Banco Central. Sua liderança é atingida pela arma cognitiva do inimigo, ou seja, zumbificada por ela. De fato, nossas autoridades monetárias estão fazendo o que o inimigo precisa.

A propósito, provei matematicamente e cronologicamente que a primeira onda de sanções foi imposta contra a Rússia somente depois que o Banco Central preparou o terreno para isso, ou seja, deixou a taxa de câmbio do rublo flutuar livremente e anunciou que aumentaria a taxa de juros, se a inflação começasse no país.

Assim que o Banco Central adotou essa estranha política, os americanos imediatamente impuseram sanções.

Seus especuladores garantiram o colapso da taxa de câmbio do rublo, isso causou uma onda inflacionária, e o Banco Central, por instruções do FMI, elevou a taxa de juros, o que paralisou completamente nossa economia.

O dano total desta política hoje já atingiu 50 trilhões de rublos de produtos não produzidos e cerca de 20 trilhões de rublos de investimentos inacabados.Agora você tem que adicionar a isso os 300 bilhões de dólares investidos em ativos estrangeiros, que agora estão congelados – esse é o prejuízo.

Portanto, quando falamos em nacionalização do Banco Central, não estamos falando em nacionalizá-lo formalmente (já foi nacionalizado), mas em trazê-lo para uma política de conformidade com os interesses nacionais.

Neste momento, sua política é contrária aos interesses nacionais. E não há nenhuma conspiração aqui. Vemos no interesse de quem tal política é seguida.

O Banco Central elevou as taxas de juros para 20%, dando aos banqueiros uma posição dominante na economia. Possuindo o recurso mais caro e escasso, o dinheiro, eles determinam qual empresa sobreviverá e qual empresa morrerá, falirá e assim por diante.

O aumento das taxas de juros está mantendo toda a economia russa refém de um punhado de banqueiros. Este é o primeiro. Em segundo lugar, a liderança do Banco Central permitiu outro colapso da taxa de câmbio do rublo e fechou o câmbio.

Como resultado, hoje os bancos se tornaram os principais especuladores de moeda: eles compram moeda por cerca de 90 rublos por dólar e a vendem por 125. A diferença se estabelece para eles como lucro excedente.

 Mas por que, na sua opinião, o Banco Central da Federação Russa segue uma política no interesse do inimigo?

– Como disse, faz isso por recomendação do Fundo Monetário Internacional. Mas seus interesses também são compartilhados por nossos grandes bancos, que objetivamente gostam dessa política, assim como nossas estruturas monetárias e financeiras, que também estão envolvidas na manipulação da taxa de câmbio do rublo.

Portanto, um lobby influente é formado em torno dessa política, que a apoia com base em seus próprios interesses privados.

Esses interesses vão contra os interesses do país, são diretamente opostos a eles. E, se você olhar para o que o Banco Central está fazendo hoje, não tenho dúvidas de que ele continua a política de realmente ceder ao inimigo.

Isso prejudica a estabilidade macroeconômica ao permitir que especuladores internacionais manipulem a taxa de câmbio do rublo e não controla a posição cambial dos bancos que se tornaram especuladores de moeda, embora o Banco Central pudesse facilmente retirar os bancos do mercado de câmbio fixando sua posição cambial, proibindo os bancos de comprar moeda estrangeira.

E em segundo lugar – ao aumentar a taxa de juros, o Banco Central na verdade acabou com os investimentos no desenvolvimento da economia russa, que são muito necessários agora, principalmente para a substituição de importações e para a restauração da soberania econômica, enquanto nossa liderança diz que devemos não ter medo das sanções, porque elas criam condições para o crescimento econômico, para a substituição de importações…

Veja, cerca de um terço das importações da UE deixaram nosso mercado. Estas são grandes oportunidades para a substituição de importações. Se presumirmos que nossas empresas começam a desenvolver esses mercados, desenvolveremos a uma taxa de 15% ao ano.

“É POSSÍVEL ESTABILIZAR O RUBLO EM TRÊS DIAS”

Mas isso requer empréstimos. A substituição de importações não pode ocorrer sem empréstimos. Precisamos de empréstimos para montar instalações de produção, dominar novas tecnologias, movimentar capacidades de produção ociosas.

Há muito que desenvolvemos essa estratégia de desenvolvimento avançado na Academia de Ciências e a estamos promovendo. Mas, infelizmente, a política insana, do nosso ponto de vista, do Banco Central tem estruturas influentes bastante específicas das quais gosta e apoia. É por isso que a política é tão estável.

– Sergei Yuryevich, se isso não é teoria da conspiração, então por que o Banco Central continua a perseguir tal política? Apenas com base nos interesses dos lobistas?

– A quem é a guerra, e a quem é a mãe querida. Os bancos comerciais obtêm um lucro de 40% na especulação cambial. Você comprou 90 rublos por dólar – vendeu por 125. 35 rublos – nada é mais fácil! Como resultado, temos inflação, as importações estão ficando mais caras, todo mundo vê essa taxa insana. Os preços de todos os bens estão subindo, mas os bancos estão obtendo superlucros.

Novamente, um lobby muito influente se formou em torno dessa política, e admitir o fracasso de tal estratégia para muitas pessoas significa, de fato, admitir sua incompetência e até sabotagem.

E especuladores com grandes bancos são estruturas bastante influentes em nosso país que influenciam a tomada de decisões.

– Bem e o quê, essa informação não chega na primeira pessoa (Putin), está bloqueada?

– Quando eu era conselheiro, comuniquei essa informação.

 Você foi ouvido?

– Sim, houve discussões no Conselho Econômico, depois foi encerrado para não irritar os funcionários. Agora não quero comentar. Vemos hoje que, se não mudarmos a política monetária, será simplesmente impossível sobrevivermos nessa guerra híbrida. Agora precisamos combater as sanções econômicas com um aumento sério na produção doméstica. Existem instalações de produção para isso, pessoas, matérias-primas, cérebros – também, mas não há dinheiro. Neste momento, a coisa mais simples que o Estado pode dar às pessoas é dinheiro.

– Qual é o seu sentimento? Existe um entendimento no topo?

– Acho que você precisa dirigir essa pergunta diretamente a eles.

 Mas muitas pessoas chamam você de quase a pessoa número 1 na situação atual – uma figura pública que pode salvar a Rússia.

– Obrigado por esta avaliação. Eu tento o meu melhor.

– Só quero entender: se antes não havia profeta em nossa Pátria, agora ele apareceu? Esta é uma situação temporária com o Banco Central?

– É tão demorado, eu diria, há 30 anos. Se tivéssemos realizado uma política monetária competente de acordo com as exigências da nova ordem econômica mundial, o sistema integral, teríamos desenvolvido como a China – 10% ao ano.

Havia essas possibilidades. E basicamente estamos pisando no mesmo lugar nos últimos 30 anos. Portanto, a questão nem é se eles ouvem ou não, você só precisa olhar objetivamente e ver como a China e a Índia estão se desenvolvendo e como estamos nos desenvolvendo. O que nos impediu de desenvolver exatamente da mesma maneira?

Além disso, o sistema de controle da nova ordem econômica mundial, que descrevo em meus livros, é universal. Ela trabalhou com sucesso no Japão antes que os americanos quebrassem o crescimento econômico japonês. E até na Etiópia, onde também começaram a formar esse modelo de gestão (e cresceram várias vezes).

Ou seja, esse modelo de gestão universal da economia moderna, focado no crescimento do bem-estar social por meio do investimento em uma nova ordem tecnológica, precisa ser implementado. Ao mesmo tempo, é claro, o uso direcionado do dinheiro implica uma alta responsabilidade. Jogar dinheiro de um helicóptero – não é nossa ideia.

– Não é o nosso caminho.

– Estamos falando de emissão de crédito direcionada com base em modernas ferramentas digitais com um rígido sistema de controle focado em investimentos em novas tecnologias. Sabemos como fazer isso, como minimizar o fator humano através da introdução de tecnologias digitais, incluindo o rublo digital.

Mas isso é desvantajoso para aqueles que ainda aderem às velhas estratégias. Eles fizeram uma vaca de dinheiro fora da Rússia, eles sugaram 100 bilhões de dólares dela no exterior para empresas offshore. Mas agora os americanos fecharam a offshorization para nós. Existe uma oportunidade real, devemos aproveitá-la.

 O que você aconselharia às pessoas? Agora, a principal consulta na Internet é onde investir dinheiro em uma era de turbulência. O que as pessoas devem fazer?

– Em primeiro lugar, não faça movimentos bruscos, eu diria isso. De qualquer forma, o que certamente não é necessário – correr atrás de dólares ou euros. Porque não sabemos o que acontecerá a seguir com essas moedas.

Se nosso sistema estiver desconectado do sistema ocidental, nossos bancos não poderão efetivamente investir dólares e euros em nenhum lugar, exceto na especulação monetária. Mas espero que nossas autoridades ainda contenham o mercado de câmbio.

Nesse contexto, o que os bancos fizeram, elevando acentuadamente a taxa de juros dos depósitos em moeda estrangeira, revelou-se um claro exagero, que estimulou o pânico.

Acho que o rublo se estabilizará se, é claro, os especuladores forem removidos do mercado de câmbio e a moeda estrangeira for vendida apenas para importadores e pessoas que transferem dinheiro para o exterior dentro de limites razoáveis ​​para parentes ou estão em viagem de negócios de acordo com os regulamentos.

O resto é bloquear os canais de vazamento de moeda. Então nossa entrada de divisas se normalizará novamente.

Você sabe, nós temos uma balança comercial muito positiva. Foi introduzida a venda obrigatória de 80% das receitas em divisas. Se essa receita for vendida na bolsa de valores, a quantidade de moeda será maior do que os importadores precisam. Teremos um excedente de moeda.

Isso significa que o rublo se fortalecerá, ou seja, retornará aos indicadores antigos – 80 ou até 70 rublos por dólar.

Mas até que o Banco Central remova os especuladores do mercado e permita que os bancos comerciais assumam, a taxa de câmbio do rublo não se estabilizará. Infelizmente, as autoridades monetárias ainda não caíram em si e não começaram a implementar a política correta de estabilização macroeconômica, não posso dar nenhum conselho além de investir em ouro, se possível (especialmente porque o governo removeu o IVA do ouro ).

 Então, comprar ouro?

– Compre o essencial. Ou invista em imóveis, em algo confiável. Quanto aos investimentos em dólares e euros… Eles deixaram de ser uma moeda para nós. Isso não é mais uma moeda, mas sim algumas obrigações de outros países que podem ou não ser cumpridas. Então precisamos buscar outras possibilidades.

Mas gostaria de enfatizar mais uma vez que, com as políticas corretas, podemos estabilizar o rublo muito rapidamente e até restaurar seu poder de compra.

 E em que perspectiva, afinal?

– Pode ser feito até amanhã, entendeu? O governo Primakov e [Viktor] Gerashchenko fizeram isso em uma semana.

– O governo é capaz de fazer isso?

– Claro que pode. Para fazer isso, em geral, duas decisões precisam ser tomadas: fixar a posição cambial dos bancos comerciais e introduzir as normas para a venda de moeda estrangeira para operações não comerciais, manter o mercado de câmbio livremente conversível apenas para operações comerciais . Isso é tudo. Isso pode ser escrito em 15 minutos e anunciado em um dia, apresentado em três dias – e o rublo se estabilizará.

Fonte: Revista Business Online, 3 de abril de 2022

*Sergei Yuryevich Glaziev é um economista e político russo. Doutor em Ciências Econômicas, Professor, Acadêmico da Academia Russa de Ciências (desde 2008), funcionário do Estado russo com patente ministerial. Ele atuou por muitos anos como conselheiro de política econômica do presidente Vladimir Putin; desde 2019 é o responsável da Integração e Macroeconomia da Comissão Econômica da Eurásia, o bloco de ex-estados soviéticos que coordenam juntos as políticas de alfândega, Banco Central, comércio e gestão fiscal.