ABRADEP REPUDIA ATAQUE CONTRA ALEXANDRE DE MORAES E FAMILIARES

ABRADEP REPUDIA ATAQUE CONTRA ALEXANDRE DE MORAES E FAMILIARES

Abradep avalia ataque a Alexandre de Moraes em Roma como abuso da liberdade de expressão por parte dos agressores. Foto: Divulgação/STF

 

Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (Abradep) se manifestou em apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agredido verbalmente em Roma por uma família de opositores brasileiros que também atacaram seu filho de mesmo nome na sexta-feira (14). De acordo com a instituição, os agressores extrapolaram a liberdade de expressão.

“Antagonismos não podem extrapolar o campo das legítimas manifestações, desbordando indevidamente para ofensas e importunações extremistas. É inaceitável que sob o suposto manto da liberdade de expressão, em comportamento de manifesta hostilidade, ofenda-se a honra e integridade física de quaisquer autoridades constituídas”, defendeu a academia.

Moraes foi abordado no aeroporto da capital italiana durante o trajeto de retorno ao Brasil, após ministrar uma palestra na Universidade de Siena. Seu filho, que o acompanhava, chegou a ser agredido fisicamente por um dos brasileiros. A esposa do ministro, a advogada Viviane de Moraes, também foi alvo de ofensas. O caso é investigado pela Polícia Federal.