Zé Celso e Silvio Santos

Zé Celso e Silvio Santos

Zé Celso e Silvio Santos

Artigo por RED

 

Zé Celso e Silvio Santos

De LUCIANO FEDOZZI*

A grandeza de uma pessoa também pode ser medida pela pequenez de outras, e não apenas pelos feitos da primeira, quem ela era e o que fez na vida. A trágica morte de Zé Celso – causada por um aquecedor barato em um apartamento simples de classe média baixa – revela o caso emblemático do lugar que a cultura crítica ocupou e ainda ocupa na estratificação selvagem da sociedade brasileira.

Zé Celso liderou a criação do Teatro Oficina, erguendo-o literalmente do chão em um terreno disputado com alguém que representa bem os aquinhoados incultos forjados na extração de riquezas sem qualquer compromisso com o destino da sociedade e do país. Uma das cenas mais melancólicas, mas também ilustrativas – daquelas que valem a pena mostrar em sala de aula para refletir sobre o capitalismo selvagem do Brasil – é aquela registrada na discussão entre Silvio Santos e Zé Celso sobre o mencionado terreno onde o Teatro Oficina está localizado, uma pequena construção estreita e profunda tombada em todas as instâncias da Federação. Nela, o septuagenário e riquíssimo Silvio Santos, que pleiteia há décadas a área para a construção de três torres imobiliárias no bairro Bexiga, a fim de engordar ainda mais a sua conta e a da família, aparece como um ser humano pequeno diante do seu pobre contendor, um dos maiores dramaturgos do Brasil. O frame é claro, sem nenhuma consideração sobre a Função Social da Cidade e da Propriedade, previstas no Estatuto das Cidades, idealmente concebido para tornar nossas metrópoles menos hostis à vida.

Não fosse a convicção irredutível do poder do dinheiro a qualquer custo, uma pessoa minimamente moralizada sentiria vergonha dessa cena patética entre a riqueza e a pobreza, entre objetivos e sentidos da vida tão díspares. O próprio Silvio Santos em pessoa naquela cena nos dá a ideia de um representante paradigmático de um setor da burguesia inculta, voraz e mesquinha, que se arvorou ao poder novamente nos últimos anos, como o faz de quando em quando em nossa história, dessa vez sem nenhuma vergonha.

Na cena, a pequenez e a grandeza de cada um e do que representam estão ali instaladas, prontas para serem avaliadas por cada de nós, dependendo dos óculos, da perspectiva e do que desejamos como sociedade. Ao Zé Celso, resta-nos agradecer também por isso, por tornar pública essa face do Brasil que nunca desaparece e que nos leva a pensar sobre o que faz os pequenos e grandes homens. Evoé, Zé Celso!


*Professor de Sociologia da UFRGS e Pesquisador do Observatório das Metrópoles.

Foto: Garapa Coletivo / Wikimedia Common.