Xiconomics e a política marxista

Sucesso da 'economia de mercado socialista'

Xiconomics e a política marxista

Xiconomics e a política marxista

Escrito por  Marcos De Oliveira

Sucesso da 'economia de mercado socialista'

Em 2020, a China foi a única grande economia que registrou crescimento positivo, com seu produto interno bruto ultrapassando o limite de 100 trilhões de yuans (cerca de 15,75 trilhões de dólares). Em 2021, a taxa de crescimento econômico da China continuou a se classificar entre as principais economias do mundo.

De acordo com a Xiconomics, um fator chave para o desenvolvimento econômico da China é a fusão de ambas as forças da economia de mercado – a "mão invisível" e a "mão visível" – com as vantagens de um sistema socialista.

"Ao contrário da economia do Ocidente, que enfatiza unilateralmente os mecanismos de mercado, a filosofia econômica de Xi é baseada nas condições nacionais da China e enriqueceu muito a economia política marxista", disse Yu Hong, pesquisador sênior do Instituto do Leste Asiático da Universidade Nacional de Cingapura, à agência Xinhua.

"A experiência da China provou que, em uma economia de mercado socialista, é possível coordenar a eficiência do desenvolvimento econômico e da governança social, o que é necessário para a recuperação econômica global na era pós-pandemia", completou Alexander Petrov, professor da Universidade do Estado de São Petersburgo. A filosofia e a prática econômica exclusivas da China ampliaram a compreensão da humanidade sobre as leis econômicas e ofereceram orientação para países reforçarem o crescimento sustentável.

Fonte: Monitor Mercantil