Senador sem noção do Texas pensa que Brasil é quintal dos EUA e faz ameaças à soberania do país

Senador sem noção do Texas pensa que Brasil é quintal dos EUA e faz ameaças à soberania do país

Senador sem noção do Texas pensa que Brasil é quintal dos EUA e faz ameaças à soberania do país

 Por   

Ted Cruz, senador do Texas que desrespeitou o Brasil (reprodução)

Ele ficou nervosinho porque a Marinha Brasileira autorizou navios iranianos, com quem o Brasil mantém relações normais, atracarem em porto brasileiro para reabastecer

O senador texano Ted Cruz, do Partido Republicano dos Estados Unidos, numa intromissão indevida nos assuntos soberanos do Brasil, criticou na terça-feira (28) a decisão do governo brasileiro de autorizar dois navios iranianos atracarem no Porto do Rio de Janeiro, após pedido de autorização para reabastecimento.

O parlamentar, achando que o Brasil deve se submeter às ordens de seu país, disse que o governo Biden deveria reavaliar a cooperação do Brasil em relação aos “esforços antiterroristas” norte-americanos e entender que o presidente brasileiro está “alinhado contra o interesse dos Estados Unidos”. Disse, ainda, que a autorização do Brasil “é um desenvolvimento perigoso e uma ameaça direta à segurança dos americanos”.

Imagem de vídeo de janeiro de 2021 pelo Exército iraniano mostra helicóptero pousando no navio de logística Makran © AP Photo / Exército do Irã

“Esses navios de guerra iranianos já estão sancionados e, portanto, o porto do Rio de Janeiro onde aportaram agora corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos – e também todas as empresas estrangeiras que se envolverem com o porto ou dessas empresas brasileiras no futuro”, ameaçou o político de índole fascista.

 

“A administração Biden é obrigada a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-los a fazê-lo”, acrescentou o senador sem noção.

No último dia 14 de fevereiro, a embaixadora dos EUA em Brasília, Elizabeth Frawley Bagley, recém nomeada, também se achou no direito de se meter nos assuntos internos do Brasil e disse que Washington enxergava com “muita preocupação” a possibilidade de embarcações do Irã ancorarem em águas brasileiras.

A manifestação tinha uma clara intenção de ameaçar o governo brasileiro e obrigar o país a obedecer as ordens dos EUA contra o Irã, país com o qual o Brasil não tem nenhuma desavença.

Makran, navio iraniano que atracou no Rio de Janeiro (reprodução)

Os navios do Irã atracariam no Rio de Janeiro em 12 de janeiro deste ano, recebendo sinal verde do Ministério das Relações Exteriores brasileiro e da Marinha. Entretanto, após mudança de data solicitada por Teerã, que coincidia com a viagem de Lula aos EUA, o Brasil vetou a entrada dos navios. Na última sexta-feira (24), o governo brasileiro voltou atrás e concordou com o novo pedido feito pela Marinha iraniana para uma curta atracagem de seus navios no porto brasileiro.