Saque anglo-saxão liga África à América do Sul

Independentemente dos danos, o Canadá e os EUA estão seguindo uma estratégia de guerra através do Atlântico, para não perder o controle sobre os minerais críticos essenciais para a mobilidade elétrica.

Saque anglo-saxão liga África à América do Sul

Saque anglo-saxão liga África à América do Sul

Independentemente dos danos, o Canadá e os EUA estão seguindo uma estratégia de guerra através do Atlântico, para não perder o controle sobre os minerais críticos essenciais para a mobilidade elétrica.

Por Eduardo J Vior

POR EDUARDO J. VIOR

 

Canadá não negligencia sua expansão de mineração nas Américas

 

Canadá não negligencia sua expansão de mineração nas Américas
Por mais de um século, o petróleo foi a principal fonte de geração de energia. Muitas guerras e milhões de mortes são explicadas pela predominância desta fonte de energia. Foi útil, desde que o Ocidente pudesse aproveitar seu controle sobre as regiões produtoras e garantir a competitividade de sua indústria. A globalização das décadas de 1970 a 1990 foi financiada pelo petróleo barato e pelo investimento financeiro de seus proprietários na economia atlântica, mas, quando a China superou a produtividade ocidental, a América do Norte e a Europa Noroeste decidiram abandonar a globalização.

As potências ocidentais decidiram, então, fechar sua área hegemônica para qualquer competição eurasiana. Primeiro quebraram as cadeias globais de produção aproveitando a pandemia Covid19 (2020-21); Então eles se aproveitaram na atual guerra mundial. Esse fechamento se manifesta especialmente na concorrência dos minerais críticos essenciais para a transição para a mobilidade elétrica que se depara cada vez mais com critérios militares.

Quando fechou, o Ocidente desenhou um novo mapa da economia atlântica determinado pelos componentes das novas fontes de energia. Em baterias recarregáveis, lítio, níquel, cobalto, grafite, manganês, alumina, estanho, tântalo, magnésio e vanádio são usados em diferentes proporções, dependendo da tecnologia aplicada. Com exceção do lítio, concentrado principalmente no triângulo entre Argentina, Bolívia e Chile, o Brasil ocupa o terceiro e quinto lugar no mundo por suas reservas de outros minerais. No entanto, a ilegalidade e o desgoverno causados por quase 30 anos de guerra ininterrupta tornam muito barato saquear as reservas da África Oriental. Sangue africano e ouro branco dos Andes são peças complementares da nova estratégia transatlântica de dominação na qual as mineradoras canadenses desempenham um papel central.

O presidente da República Democrática do Congo (RDC), a capital Kinshasa, Felix Tshisekedi, convocou nesta quinta-feira 3 a mobilização geral e a juventude para formar milícias, para enfrentar a ameaça de terroristas M23. É um grupo guerrilheiro tutsi que há anos opera no leste do país com o apoio do vizinho Ruanda e que nos últimos meses retomou sua atividade com virulência especial.

Na semana passada, rebeldes tomaram o controle de dois outros grandes assentamentos no leste do Congo, dobrando a área sob seu controle. O contingente da ONU localizado na província de Kivu do Norte (fronteira com Ruanda e Uganda) retirou-se sem intervenção, causando pânico entre a população civil que depois se transformou em protestos espontâneos em muitas cidades do país com bandeiras russas e retratos de Vladimir Putin.

Agora, os destacamentos M23 estão localizados a apenas 30 km da cidade de Goma, a capital da província. Para o grupo é um objetivo importante devido à sua proximidade com Ruanda, de onde recebe suprimentos, e pela posição de força que adquiriria perante o governo central, mas já anunciou que não pretende negociar e o conflito está acontecendo há muito tempo.

Com 3,6 milhões de toneladas (70% do total), a República Democrática do Congo possui as maiores reservas de cobalto do mundo, um mineral essencial para a fabricação em massa de baterias elétricas.s. É também o terceiro maior produtor de cobre, com 1,8 milhão de toneladas por ano. Quase todo o cobalto do país vem de depósitos de cobre. Além disso, existem grandes reservas que ainda não foram exploradas com tecnologia moderna, por isso os estoques podem ser muito mais altos.

Embora outros fatores também tenham um papel, essas riquezas naturais explicam grande parte dos confrontos entre grupos armados que assolam a parte oriental do país há quase 30 anos. Apesar dos repetidos cessar-fogo, especialmente nos últimos meses, o que o presidente congolês chama de "guerra econômica por recursos" se intensificou na região.

Pela primeira vez desde a independência, em 1960, em janeiro de 2019, ocorreu uma transferência pacífica de poder. Como resultado de uma eleição considerada pelos observadores a ser fraudada, Félix Tshisekedi sucedeu Joseph Kabila (2001-19). Após um ano de luta internecina na coalizão governista entre os blocos parlamentares do antigo e do novo presidente, desde meados de 2020 o novo presidente conseguiu reduzir a influência de seu antecessor.

O M23 (para o "Movimento 23 de Março"), entretanto, é um antigo grupo rebelde tutsi que pegou em armas no final do ano passado culpando Kinshasa por não respeitar os acordos que permitiram sua desmobilização em 2013. Por sua vez, o governo congolês acusa seu vizinho ruandês de apoiar os rebeldes.


Os presidentes da República Democrática do Congo Flix Tsisekedi esquerda e Ruanda Paul Kagam der

 

Os presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tsisekedi (esquerda), e do Ruanda, Paul Kagamé (direita)         

Após picos de ataques e deslocamento forçado no início de 2021, o governo central declarou estado de cerco no leste do país, substituindo os administradores civis do Kivu do Norte e Ituri por governadores militares. Enquanto isso, uma guerra está em curso no Kivu do Sul envolvendo forças burundianas e ruandesas, bem como grupos rebeldes congoleses. Finalmente, desde o início de 2022, o retorno do M23 tem desestabilizado ainda mais a região.

Por trás do conflito está o roubo dos recursos minerais do Congo. O principal sindicato é o governo ruandês apoiado pelos EUA intimamente associado a empresas de mineração ocidentais. Este ano, um relatório da Global Witness estimou que 90% do coltan (a principal fonte de tântalo), estanho e tungstênio exportado por Ruanda é contrabandeado da RDC. Muitos culpam o presidente ruandês Paul Kagamé como o principal responsável pelo saque da riqueza congolesa, um saque facilitado pelo intenso comércio entre os dois países nos setores agrícola, comercial e de serviços, às vezes em uma direção, porque a RDC é incapaz de atender às suas necessidades básicas.

Com uma economia em expansão (crescimento médio anual de 6,4% entre 2012 e 2021), embora dependente de investimento estrangeiro e subsídios, segundo dados oficiais, os subsídios internacionais representam 16,1% das receitas no orçamento de 2021-22. Ruanda rejeita as acusações contra ela da RDC e busca manter fortes relações com a comunidade internacional. Kigali espera, portanto, que a mediação da Comunidade da África Oriental (EAC) impeça que o conflito aumente e interrompa o funcionamento das indústrias extrativítias na RDC.

No entanto, o governo ruandês parece ter perdido o apoio incondicional de seus aliados ocidentais. O presidente Paul Kagamé (no governo desde 2000) é fortemente criticado pela imprensa africana. Este fundador da Frente Patriótica ruandesa (RPF), um ex-guerrilheiro treinado pelo Exército dos EUA na década de 1970 em Fort Leavenworth, Kansas, provocou em 1994 o massacre no qual 800.000 membros de seu povo tutsi foram mortos, para, depois de participar em 1998 na Segunda Guerra do Congo, tomar o poder em Kigali. Desde 2000, governou seu país ditatorialmente e, graças ao apoio ocidental, seus próprios negócios e ao saque da riqueza do Congo, ele tem mantido uma economia crescente do PIB e um país ordenado.

O fim da globalização e a guerra mundial em curso estão mudando rapidamente os alinhamentos na África. As nações do oeste e centro do continente estão cada vez mais se afastando das antigas potências coloniais França e Reino Unido e em direção à Rússia e à China. Como, ao mesmo tempo, o Ocidente corre atrás da China na transição para a energia limpa, as potências ocidentais, especialmente os EUA e o Canadá, defendem ferozmente seu domínio sobre os minerais estratégicos da África e não hesitam em aguçar os confrontos.

O preço de muitos minerais importantes disparou após o início da guerra na Ucrânia. A economia russa detém 7% da oferta mundial de níquel, 10% de platina, 20% de titânio e 25% de paládio. O preço desses metais e outros, como o alumínio, O cobalto e o cobre subiram em março de 2022, para estabilizar nos meses seguintes, embora em muitos casos com preços acima do normal.

Em sua Estratégia De Minerais Críticos, o Canadá incorporou alguns dos minerais mais flutuantes. Com um orçamento de US$ 3,8 bilhões, foi anunciado pelo governo de Justin Trudeau em 2021, para garantir insumos para "aplicações de energia renovável e tecnologias limpas" e garantir a primazia econômica do Canadá nos campos de "tecnologias de defesa e segurança, eletrônicos de consumo, agricultura, aplicações médicas e infraestrutura crítica".

Embora o governo canadense continue apoiando a extração desses minerais internamente, nas últimas décadas a indústria de mineração do Canadá assumiu uma orientação cada vez mais global. A América Latina tem sido historicamente a região mais lucrativa para as empresas de mineração canadenses, mas recentemente, tanto as administrações Biden quanto Trudeau têm destacado o papel da África como um fornecedor cada vez mais importante.

No continente africano, a falta generalizada de regulamentações ambientais adequadas torna os projetos de mineração mais baratos, e os políticos canadenses estão ansiosos para manter e expandir o acesso a minerais críticos naquela região do globo. Além de garantir seu suprimento, eles também aproveitam a neutralidade da maior parte da África para aumentar suas reservas minerais e obter vantagens comaprativas sobre a Rússia e a China.

O capital canadense financia ou opera projetos de mineração em mais de 100 países e a extração está crescendo a cada ano. Até 2025, o mercado global de mineração e minerais está estimado em US$ 2,4 bilhões, representando uma taxa de crescimento anual composta de 7%. Esse crescimento só será alcançado com amplo apoio do governo, razão pela qual os governos ocidentais estão fornecendo subsídios e incentivando o investimento estrangeiro direto (IED) na indústria de mineração.

Nas últimas décadas, o investimento canadense em mineração no exterior aumentou consideravelmente, a ponto de os ativos de mineração no exterior agora comporem 70% do valor total de todas as operações de mineração canadenses, ou US$ 188 bilhões. Na África, o valor total desses ativos de mineração canadenses é de US$ 36,5 bilhões.

Em 2020, 106 empresas de mineração canadenses estavam operando na África. Seus investimentos abrangem todo o continente, mas estão concentrados principalmente em um punhado de países: Mali, Mauritânia, Burkina Faso, Gana, República Democrática do Congo, Tanzânia, Zâmbia e África do Sul. De todos esses países, a Zâmbia é a mais valiosa para as empresas canadenses, com ativos avaliados em cerca de US $ 10 bilhões.


Projetos de mineração canadenses na região

 

Projetos de mineração canadenses na região
     
Projetos de mineração canadenses na América Latina
Ao mesmo tempo em que mantém o controle sobre suas reservas na mineração africana, o Canadá não negligencia sua expansão nas Américas e a exclusão dos concorrentes. Em 28 de outubro, o governo federal publicou uma diretriz política esclarecendo como a Lei de Investimento do Canadá (ICA) se aplicará a investimentos de empresas estatais estrangeiras (SOEs) no setor de minerais críticos. Esta política indica que os investimentos de empresas estatais estrangeiras em empresas de minerais críticos canadenses serão severamente supervisionados sob critérios de segurança nacional.

Tais investimentos já são fortemente supervisionados e desde 2009 o governo canadense tem o poder discricionário de bloquear ou cancelar tais empreendimentos – e, de fato, qualquer investimento – usando seus poderes de segurança nacional. A declaração recente deve, portanto, ser entendida mais como uma manifestação de vontade política do que como uma novidade jurídica.
Nos últimos anos, o governo do Canadá tem prestado atenção especial aos minerais críticos. Já em janeiro de 2020, o Canadá e os Estados Unidos concordaram com um Plano de Ação Conjunta sobre Colaboração em Minerais Críticos e Ottawa publicou em março de 2021 a Lista de Minerais Críticos, que inclui 31 minerais.

Muitos deles já são produzidos no Canadá, mas outros podem ser extraídos por empresas canadenses no exterior cuja atividade em outros países o Estado também legisla. Em janeiro passado, por exemplo, o Ministro da Indústria foi convocado perante o comitê da indústria no Parlamento Federal, para esclarecer por que o governo permitiu a aquisição de uma empresa canadense com ativos de lítio em Catamarca, Argentina (Neo Lithium) por uma mineradora estatal chinesa (Zijin Mining), sem realizar uma revisão completa das implicações da segurança nacional. Deve-se enfatizar que a legislatura canadense se arroga por razões de "segurança nacional" o direito de autorizar ou não a venda de uma empresa canadense em território argentino e nosso governo não disse nada sobre isso.

De acordo com a declaração política de 28 de outubro, a supervisão sobre a aquisição de um negócio canadense em minerais críticos por uma empresa pública estrangeira só ocorrerá em uma base "excepcional". Isso não significa que nunca será aprovado, mas provavelmente exigirá extensas garantias de segurança a serem fornecidas.

Já sob o ICA todos os investimentos estrangeiros em empresas canadenses, incluindo investimentos minoritários e indiretos, independentemente de seu valor, estão sujeitos a um possível exame de segurança nacional. A declaração política esclarece ainda que as disposições de segurança nacional se aplicam amplamente a toda a cadeia de suprimentos, para incluir entidades envolvidas exclusivamente na exploração.

Na quarta-feira passada, o Canadá ordenou que três empresas chinesas desistam de seus investimentos em minerais críticos canadenses. Em resposta, Pequim acusou Ottawa de usar a segurança nacional como pretexto e violar as regras de comércio internacional e de mercado. As três empresas em causa são a Sinomine Rare Metals Resources Co Ltd (Hong Kong).), Chengze Lithium International Ltd, também sediada em Hong Kong, e Zangge Mining Investment Co Ltd. (com sede em Chengdu).

A concorrência global por recursos minerais e metálicos vitais para tecnologias de energia limpa adquiriu arestas estratégicas, é global e, como tal, faz parte da guerra em curso entre as potências atlântica e eurasiana. Especialmente no campo da mobilidade elétrica, as potências ocidentais estão ficando para trás da China e estão tentando recuperar terreno bloqueando o acesso das empresas orientais a depósitos minerais estratégicos. Neste campo de guerra, as corporações canadenses têm um papel central. Eles já assumiram o controle dos recursos argentinos e brasileiros e os gerenciam como seus, mas, para evitar o avanço da China, também tentam manter seu controle sobre as reservas africanas.
Para isso eles não economizam em sangue. Um único rio de sangue liga os minerais estratégicos da África com o ouro branco dos Andes.

Será que se tornará um laço de cooperação para a ajuda mútua?