PT, PCdoB e PV registram federação em torno da candidatura de Lula

A frente se chamará Brasil da Esperança (FE Brasil). Os três partidos atuarão de forma conjunta no Congresso por, no mínimo, quatro anos

PT, PCdoB e PV registram federação em torno da candidatura de Lula

PT, PCdoB e PV registram federação em torno da candidatura de Lula

A frente se chamará Brasil da Esperança (FE Brasil). Os três partidos atuarão de forma conjunta no Congresso por, no mínimo, quatro anos

Luciana Lima

atualizado 18/04/2022 9:12

Os partidos PT, PCdoB e PV pedirão, nesta segunda-feira (18/4) à Justiça Eleitoral, o registro do estatuto e do programa da federação em torno do projeto de levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A frente será chamada de Brasil da Esperança (FE Brasil).

De acordo com nota divulgada pela direção das três siglas, todos os documentos foram aprovados em reunião no domingo (17/4).

“É com grande alegria e elevado senso de responsabilidade, portanto, que anunciamos o nascimento da FE Brasil, vocacionada a ser um grande instrumento político do povo, das forças democráticas e progressistas. Estamos convictos de que ela cumprirá papel decisivo para trilharmos a vitória eleitoral nas eleições de 2022 e construirmos uma nova maioria que possa devolver a esperança ao nosso povo”, diz a nota divulgada pelas legendas assinadas pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, do PCdoB, Luciana Santos, e pelo presidente do PV, José Luís Penna.

 

Fotografia colorida de uma urna eletrônica. Na imagem, aparecem os 9 números e os botões de confirma e corrige

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022 Rafaela Felicciano/Metrópoles

Fotografia colorida da fachada do Palácio do Planalto

Com cenário ainda longe de ser definido, já se fala em pelo menos 11 pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Alguns estão oficializados pelos partidos; outros, ainda nãoRaimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

 

O PSB, que participou das conversas iniciais sobre a federação, não fará parte de frente. Diante de divergências na definição das chapas estaduais, o partido optou por se coligar com o PT e terá Geraldo Alckmin como vice na chapa encabeçada por Lula.

A frente será dirigida pela Assembleia Geral da Federação, órgão máximo de deliberação, que será composto por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018, ou seja, considerando o tamanho da bancada de deputados.

Com isso, dos 60 postos, o PT terá 41. Já o PCdoB ficará com 10 membros na Assembleia e o PV terá nove cargos.

Já a Comissão Executiva Nacional da federação terá 18 membros, sendo 12 do PT, 3 do PCdoB e 3 do PV. Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.