PCdoB: União de partidos é marco na luta por democracia e impeachment

A reunião contou com a presença de representantes do PCdoB, PT, PDT, PSB, PSOL, Rede, Cidadania, Solidariedade e PV.

PCdoB: União de partidos é marco na luta por democracia e impeachment

PCdoB: União de partidos é marco na luta por democracia e impeachment

 15 de setembro, 2021

  

Fotos: Rafael Barroso e Richard Silva

Com o objetivo de unificar ações do campo da oposição e do centro em resposta aos ataques recorrentes do presidente Jair Bolsonaro à democracia e às instituições do país, parlamentares e dirigentes de nove partidos se encontraram na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15). A reunião contou com a presença de representantes do PCdoB, PT, PDT, PSB, PSOL, Rede, Cidadania, Solidariedade e PV.

As siglas decidiram formar um comitê pró-impeachment e articular a adesão de outras legendas, como PSD, PSDB, MDB e DEM, além de movimentos sociais e artistas, aos atos ‘Fora Bolsonaro’ programados para os meses de outubro e novembro.

Richard Silva/PCdoB na Câmara

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

“O dia de hoje é um marco na luta pela democracia e pelo impeachment. Os partidos de oposição na Câmara — PCdoB, PT, PSOL, PDT, PSB, PV, Rede, Solidariedade e Cidadania — estiveram reunidos e decidiram: vão estar unificados nas ruas nos dias 2/10 e 15/11 contra o governo Bolsonaro. E somaremos com todos os que lutam pelo impeachment. Precisamos somar forças!”, declarou a presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, pelas redes sociais. A opinião foi corroborada pelo líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE).

Luciana Santos acrescentou que “é tempo de povo na rua; de mobilizar partidos, movimentos sociais, artistas e personalidades diversas, como vimos em outros momentos de nossa história. Como sempre defendemos, só uma frente ampla será capaz de barrar o retrocesso, devolvendo esperança para nossos povo. #ForaBolsonaro”.

Além do líder da Bancada e da presidenta do partido, o PCdoB esteve representado no encontro pelas deputadas federais Jandira Feghali (RJ) e Alice Portugal (BA).

A primeira decisão do comitê pró-impeachment foi a convocação conjunta do ato Fora Bolsonaro, previsto para o dia 2 de outubro. A expectativa é contar com a adesão de governadores e prefeitos, em defesa da Constituição, da vida e do meio ambiente e o combate à fome, inflação e desemprego.

Outra manifestação nacional já está sendo organizada para o dia 15 de novembro, data que celebra a Proclamação da República do Brasil, assim como um ato amplo na Câmara dos Deputados, ainda sem data.

Com PCdoB na Câmara

(PL)