Mais armas para os ucranianos como caminho para a paz

Mais armas para os ucranianos como caminho para a paz

Mais armas para os ucranianos como caminho para a paz

 

face-homemObrigado OTAN, continue enviando essas belas armas aos ucranianos – para os russos destruírem.

 

 

 

"As armas são o caminho para a paz", disse o secretário-geral da OTAN, Stoltenberg, na conferência de Davos, defendendo o envio de mais armas para a ditadura nazista em rápido declínio em Kiev. Aqueles que conhecem e amam o velho Jens provavelmente ouviram isso e bateram palmas de alegria – "Viva, mais armas!" uma vez ele falou a verdade absoluta e não adulterada: canalizar todas as armas da OTAN (exceto as nucleares, é claro) para os infelizes ucranianos seria muito propício não apenas para livrar o mundo dessas armas terríveis, mas também para eliminar os restos de nazistas ucranianos e quaisquer mercenários estrangeiros e forças especiais da OTAN que estejam presentes no campo. Isso foi uma surpresa: aqui eu estava presumindo confortavelmente que Stolt é como um relógio que teve seu mostrador quebrado em pedaços minúsculos com uma marreta – zero vezes correto por dia – e aqui está Stolt, o idiota, de repente tocando a campainha na hora certa e o número correto de vezes! Bem, vamos marcar isso como a exceção que confirma a regra. Por favor, deixe-me explicar por que acho que as armas são de fato o caminho para a paz.

Existe um sistema russo chamado ironicamente de Penicilina (sua designação técnica é 1B75 ). Foi montado e testado pela primeira vez há alguns anos, mas só agora foi produzido em número suficiente para saturar toda a linha de frente russa na antiga Ucrânia, produzindo bons resultados. É um sistema óptico, acústico e sísmico combinado que identifica os locais de todos os lançamentos de artilharia e mísseis num raio de 25 km em 5 segundos e transmite automaticamente suas informações de alvo e trajetória para a artilharia russa e sistemas de defesa aérea num raio de 40 km. É um sistema passivo: apenas escuta e não pode ser identificado para destruição. É fácil de esconder: é montado em um camião Kamaz-6350 8×8 e pode ser escondido em qualquer ravina ou bosque. Ele pode operar sem vigilância por longos períodos de tempo. Os ucranianos também receberam alguns sistemas de mira, mas todos são sistemas ativos que emitem um feixe de radar sobre o que quer que estejam rastreando, informando assim os sistemas de radar passivos russos de suas localizações exatas; (ou seja,) eles não sobrevivem por muito tempo.

Sempre que os ucranianos lançam um míssil (excluindo coisas pequenas como morteiros), os russos sabem imediatamente o local de lançamento e a trajetória. O míssil é então mirado com precisão e destruído pela defesa aérea russa, enquanto o lançador é mirado com precisão e destruído usando artilharia antes que tenha a chance de se mover. Isso coloca os ucranianos, já em desvantagem no número de peças de artilharia e carentes de material bélico, em desvantagem ainda maior. Assim que a artilharia ucraniana e os sistemas de foguetes são desativados, os russos passam o seu tempo explodindo trincheiras e bunkers ucranianos. Uma vez que estão razoavelmente convencidos de que não há mais luta para quem resta vivo do lado ucraniano, eles se avançam com a infantaria e limpam o resto. E então a frente avança alguns quilómetros para o oeste. Esse equilíbrio de poder resulta em baixas ucranianas de centenas a milhares por dia, enquanto as baixas do lado russo estão se tornando cada vez mais raras, graças à meticulosidade sem pressa com que os russos executam o que se tornou uma tarefa rotineira e repetitiva.

Os círculos de defesa russos estão funcionando a toda velocidade, trabalhando em três turnos e não há mais escassez de nada do que os militares russos precisam. Para dar um exemplo específico, Putin declarou recentemente diante das câmaras que a Rússia está atualmente fabricando mais mísseis de defesa aérea do que o resto do mundo junto. Enquanto isso, não é segredo que a NATO está muitos anos atrasada em reabastecer os suprimentos que vendeu ou doou aos ucranianos até agora. Há uma razão muito boa para essa diferença: no Ocidente, as armas são fabricadas por empreiteiros de defesa, que são empresas privadas com fins lucrativos. Quando não têm encomendas, como acontece durante longos períodos de paz, reduzem suas operações e demitem pessoal técnico; então, uma década ou mais depois, quando um grande novo pedido chega de repente, eles não são capazes de atende-lo rapidamente – ou mesmo em geral. Na Rússia, o círculo de defesa é totalmente de propriedade do governo e mantido operacional o tempo todo.

Portanto, é lógico que os russos não precisam fazer muito mais do que estão fazendo agora: explodir tudo o que os ucranianos conseguem trazer para a frente e matar qualquer coisa que se mova no lado ucraniano dela; movendo a frente para o oeste alguns quilómetros por dia; e aperfeiçoando suas armas e suas estratégias em preparação para qualquer conflito futuro. Desde o início da fase quente do conflito, 11 meses atrás, os russos destruíram as forças armadas ucranianas não uma, mas duas vezes: uma vez com seu antigo contingente e armas da era soviética, e outra vez com um contingente convocado às pressas e armas da era soviética doadas de todo o antigo Bloco de Leste, e agora está ocupado destruindo as forças armadas ucranianas pela terceira vez, armadas com armas da NATO e com muitos mercenários polacos, romenos, americanos e diversos outros.

O resultado final disso, a ser alcançado talvez durante o verão de 2023, talvez mais próximo do outono, deve ser o seguinte:

A Ucrânia livre de armas da era soviética e da OTAN

A Ucrânia expurgada de quase todos os nazistas ucranianos

Arsenais da OTAN em grande parte esgotados depois de enviar grande parte de seu material de guerra para a Ucrânia

Nesse ponto, a Rússia deveria estar em posição de oferecer a paz – em seus próprios termos. Esses termos são conhecidos já faz um ano e não mudaram, exceto por alguns detalhes. No geral, a Rússia gostaria que a NATO voltasse às suas fronteiras de 1997, deixando a Europa Oriental desmilitarizada e neutra. O que mudou é que a Rússia gostaria de reservar algumas peças adicionais da antiga Ucrânia para si: Zaporozhye, Kherson... Suponho que esta lista incluirá Nikolaev e Odessa, e talvez Dnepropetrovsk e Kharkov. O controle russo sobre algumas instalações nucleares e hidroelétricas ucranianas sensíveis (todas elas construídas pelos russos) também seria bom, apenas por uma questão de segurança. Um corredor terrestre para Kaliningrado seria ótimo – a Polónia e a Lituânia gentilmente resolveriam isso entre si. A Polónia poderia anexar a antiga região ucraniana de Lvov em troca: Estaline deu-a à Ucrânia; talvez Putin possa ser um herói e devolva-a à Polónia. Nada irracional, como se vê!

E assim, obrigado OTAN, obrigado Doltenburger e, por favor, continue enviando essas belas armas da OTAN aos ucranianos – para os russos destruírem. Que venha a paz!

22/Janeiro/2023

Dmitry Orlov - Escritor.