Ibaneis trata afastamento como 'martírio' e diz que retorno é uma 'terceira posse'

Ibaneis trata afastamento como 'martírio' e diz que retorno é uma 'terceira posse'

Ibaneis trata afastamento como 'martírio' e diz que retorno é uma 'terceira posse'

O governador ficou 64 dias afastado; chefe do Executivo local disse que manterá o secretário de Segurança no cargo

Ibaneis Rocha volta a comandar o GDF

Ibaneis Rocha volta a comandar o GDF

RENATO ALVES/AGÊNCIA BRASÍLIA

Após 64 dias afastado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) retornou ao cargo nesta quinta-feira (16). Em discurso, o chefe do Executivo local comemorou o fim do que chamou de "martírio", disse que manterá decisões tomadas pela vice-governadora Celina Leão (PP) e anunciou a publicação do edital para a construção do Hospital do Recanto das Emas. O governador disse também que o secretário de Segurança, Sandro Avelar, continuará a chefiar a pasta. 

BRASÍLIA

Coronel da PM diz em CPI que não recebeu relatórios de inteligência antes dos ataques de 8 de janeiro

Ibaneis estava afastado do cargo desde 9 de janeiro por suspeita de omissão em relação aos atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes revisou a medida e determinou a volta depois que a Procuradoria-Geral da República enviou um parecer em que afirmava que não havia motivo para a continuidade do afastamento.

 

O governador disse que não guarda mágoas da decisão de afastá-lo. "Quando recebi a notícia, me espantei, porque sempre fui um democrata. Mas entendi a reação do ministro [Alexandre de Moraes]. Era o necessário a ser feito pela defesa da democracia. Não carrego mágoa nenhuma. Tive certeza de que este momento [de retorno] iria chegar."

Estou muito feliz. Acho que sou a única pessoa que conseguiu tomar posse três vezes no Palácio do Buriti.

IBANEIS ROCHA, GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL

Sobre os ataques de 8 de janeiro, Ibaneis definiu o episódio como "muito grave" e disse que houve um "apagão geral", tanto na segurança do Distrito Federal quanto das Forças Nacionais que faziam a defesa do Palácio do Planalto. "Vamos ter que aguardar o término das investigações", disse. Ibaneis afirma que a Justiça não tem nada contra ele, já que todos os esclarecimentos foram dados por parte dele. 

Anúncios

Durante o discurso, o governador agradeceu à vice, Celina Leão, pela atuação durante o afastamento e disse que decisões como reajuste de salário de servidores e a demissão da presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Mariela Souza, não serão revertidas. 

 

Da mesma forma, o secretário de Segurança deve permanecer no cargo. "Já tinha convidado Sandro Avelar para ser meu secretário. Ele tocou com maestria [a pasta] e vai continuar, até o dia que quiser, sendo meu secretário", afirmou. 

Ibaneis também anunciou que o edital para a construção de um novo hospital, no Recanto das Emas, será publicado nesta quinta-feira (16), em edição extra do Diário Oficial do DF. "No mês que vem teremos o lançamento da obra no Hospital do Guará e, em seguida, no Hospital de São Sebastião", completou.