Forças russas atingem depósito de munições ucranianas com armas de longo alcance, diz MD da Rússia

Forças russas atingem depósito de munições ucranianas com armas de longo alcance, diz MD da Rússia

Forças russas atingem depósito de munições ucranianas com armas de longo alcance, diz MD da Rússia

 

Sistema lançador múltiplos de foguetes Tornado-G das Forças Armadas da Rússia dispara contra alvos das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Svatove, durante a operação militar especial, foto publicada em 16 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023

© Sputnik

 

Os militares russos eliminaram nas últimas 24 horas centenas de efetivos ucranianos, além de depósitos de munições, radares e armas como mísseis Storm Shadow.

Na zona de Kherson, as Forças Armadas da Rússia destruíram até 30 militares ucranianos e sete veículos nas últimas 24 horas, informou na sexta-feira (26) o Ministério da Defesa russo.

"Até 30 militares ucranianos, cinco veículos, um obuseiro D-30 e uma unidade de artilharia autopropulsada Akatsya foram destruídos na direção de Kherson nas últimas 24 horas em resultado de ataques", informou o ministério.

 

Enquanto isso, nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, as forças de Kiev teriam perdido mais de 150 militares às mãos dos agrupamentos de tropas Zapad (Ocidente) e Tsentr (Centro), além de três carros, obuseiros Msta-B, D-20 e D-30, dois veículos militares blindados, duas picapes e um outro obuseiro autopropulsado Akatsya.

Helicóptero Ka-52 da Força Aeroespacial russa durante operação na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023

Operação militar especial russa

Forças russas eliminam mais de 300 militares, equipamentos e depósitos de munição da Ucrânia

25 de maio, 09:17

 

Já nas direções a sul de Donetsk, Zaporozhie e Donetsk os agrupamentos de tropas russos Vostok (Oriente) e Yug (Sul) eliminaram mais de 320 efetivos ucranianos, quatro carros, dois veículos militares blindados, três picapes, um obuseiro D-30 e um depósito de munições da 54ª Brigada Mecanizada do Exército ucraniano. Um outro depósito nesta zona foi destruído pela Força Aeroespacial da Rússia, disse o órgão.

"Uma estação de radar ucraniana de detecção e rastreamento de alvos de baixa altitude ST-68UM foi destruída perto da aldeia de Novonikolaevka, região de Nikolaev", continuou o Ministério da Defesa da Rússia, acrescentando que um total de 78 unidades de artilharia ucranianas em posições de tiro, militares e veículos militares em 92 áreas foram atingidos pelos militares russos.

 

Além disso, "as unidades de defesa aérea interceptaram um míssil tático operacional Grom-2, dez projéteis de lançadores múltiplos de foguetes Himars, e também dois mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow", indica o relatório. A defesa aérea russa abateu igualmente 20 drones ucranianos nas regiões de Donetsk, Lugansk, Carcóvia, Kherson e Zaporozhie.

No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 429 aviões militares, 235 helicópteros, 4.341 veículos aéreos não tripulados, 424 sistemas de defesa antiaérea, 9.302 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.100 lançadores múltiplos de foguetes, 4.908 peças de artilharia de campanha e morteiros e 10.464 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa.