Data para relembrar Leonel Brizola, o caudilho dos pampas

Data para relembrar Leonel Brizola, o caudilho dos pampas

Data para relembrar Leonel Brizola, o caudilho dos pampas

João Lemes 

 

(por João Lemes) Em 21 de junho de 2004 morria Leonel de Moura Brizola, engenheiro civil e político gaúcho que nunca manchou nossa história. Foi considerado herdeiro político de Getúlio Vargas e João Goulart (PTB).
Brizola nasceu em Carazinho, RS, e foi governador do RJ e RS, o único eleito para governar dois estados.

Vargas, João Goulart e Brizola

O casamento
Em 1950, casou-se com Neuza Goulart, irmã do deputado estadual João Goulart. O padrinho do casamento foi Getúlio Vargas, que naquele mesmo ano foi eleito presidente da República. No mesmo pleito, Brizola foi reeleito deputado estadual.

Legalidade
Teve participação forte na Campanha da Legalidade, mobilização civil e militar em 1961 para garantir a posse de João Goulart como presidente, derrubando o veto dos ministros das Forças Armadas à sucessão legal do presidente Jânio Quadros, que tinha renunciado.

Bandeiras
Defendeu a reforma agrária e a distribuição de renda no Brasil. Com a deposição do presidente João Goulart pelos militares, em 1964, Leonel Brizola foi obrigado a se exilar no Uruguai.

“A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados.” (Leonel Brizola)