Como se fiscaliza a venda de bebidas alcoólicas no país

Como se fiscaliza a venda de bebidas alcoólicas no país

Como se fiscaliza a venda de bebidas alcoólicas no país

Isadora Rupp

 

Casos de intoxicação por metanol subiram para 59 e seis estabelecimentos foram fechados em São Paulo. Mercado ilegal movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano, com atuação de facções

Temas

BrasilSociedade

 

FOTO: Sumaia Villela/Agência Brasil Bebidas falsificadas apreendidas em operação da Polícia Civil

Bebidas falsificadas apreendidas em operação da Polícia Civil

Os casos de intoxicação por metanol no Brasil subiram para 59 no fim da tarde de quinta-feira (2), segundo balanço do Ministério da Saúde. São 53 casos em São Paulo e cinco em investigação em Pernambuco, além de um no Distrito Federal. O rapper Hungria foi internado em Brasília, e houve confirmação de que os sintomas têm a ver com o metanol. 

O metanol é um tipo de álcool semelhante ao etanol, que compõe algumas bebidas alcoólicas. Sua ingestão pode causar envenenamento do organismo. O Ministério da Justiça e Segurança Pública classificou os casos recentes de intoxicação como “surto epidêmico”.

Neste texto, o Nexo mostra a presença do mercado de bebidas alcoólicas adulteradas no país e explica quem são os responsáveis pela fiscalização.