Cientistas russos criam tecnologia de monitoramento de até 500 mil drones simultaneamente

Cientistas russos criam tecnologia de monitoramento de até 500 mil drones simultaneamente

Cientistas russos criam tecnologia de monitoramento de até 500 mil drones simultaneamente

 

Enxame de drones (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023

© Foto / Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA

 

A tecnologia russa é baseada em uma inteligência artificial que pode rastrear simultaneamente até 500 mil drones e terá seu protótipo lançado ainda nesse ano.

"Pesquisadores do Centro de Competências da NTI Geodados e Tecnologias de Geoinformação baseada na Universidade Estatal de Geodésia e Cartografia de Moscou (MIIGAiK, na sigla em russo) desenvolveram uma tecnologia baseada em inteligência artificial que permitirá rastrear no céu a posição e condição de até 500 mil veículos aéreos não tripulados simultaneamente [...]. No final de 2023 ocorrerá o lançamento de um protótipo experimental, que será testado já em 2024", informou a assessoria de imprensa da NTI à Sputnik.

 

Antes de lançar um drone, é necessário coordenar o voo com diversos serviços, que devem verificar e monitorar todo o processo. Enquanto há 100 veículos aéreos não tripulados sobrevoando uma região ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento atual dá conta. Entretanto, quando seu número aumentar para vários milhares, surgirão dificuldades, observa o comunicado.

Com base na estratégia de desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, até 2030 o número de sistemas de aeronaves não tripuladas que serão vendidos no mercado russo é estimado em mais de 180 mil unidades. Haverá necessidade de um sistema capaz de processar dados de um grande número de drones: por exemplo, detectando rapidamente desvios da missão de voo planejada, entrada em áreas proibidas e aproximações perigosas entre os dispositivos.

"Estamos desenvolvendo uma abordagem fundamentalmente diferente da dominante no mercado [...], criamos ferramentas de desenvolvimento que nos permitem implementar os procedimentos de processamento de dados mais complexos [...] e obter o produto final que resolve um problema específico de aplicação com custos mínimos", disse o gerente do projeto, Oleg Gvozdev.