Carlos Brandão abre 11 pontos na disputa pelo Governo do Maranhão

O atual governador lidera com 34,8?s intenções de voto, seguido do senador Weverton, com 23,6%.

Carlos Brandão abre 11 pontos na disputa pelo Governo do Maranhão

Carlos Brandão abre 11 pontos na disputa pelo Governo do Maranhão

O atual governador lidera com 34,8% das intenções de voto, seguido do senador Weverton, com 23,6%.

atual governador do Maranhão Carlos Brandão avança na preferência do eleitorado maranhense. No último dia 19 de julho ele recebeu um importante apoio para sua eleição, o da ex-governadora Roseana Sarney.

 

Roseana estava sendo procurada por todos os demais candidatos para conseguir o apoio dela. Roseana é detentora de mais de 35% dos votos para o governo, mesmo não sendo candidata a governadora. A classe por política acredita que Roseana consegue transferir mais de 25% dos votos ao governador Brandão.

Brandão, Weverton e Lahesio são os mais bem posicionados (Foto: Reprodução)Brandão, Weverton e Lahesio são os mais bem posicionados (Foto: Reprodução)Nesta pesquisa, foram ouvidas 1535 pessoas em 57 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, no período de 19 a 22 de julho de 2022, com uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número MA-08398/2022.

 

Os resultados da pesquisa Econométrica/O Imparcial estimulada para o Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão (PSDB) lidera com 34,8% das intenções de voto, seguido do senador Weverton, com 23,6%, e do prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PTB), que completa o três primeiros lugares com 20,5%. O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), foi escolhido por 7,6% dos eleitores questionados.

Carlos Brandão abre 11 pontos na disputa pelo Governo do Maranhão - Imagem 2Enilton Rodrigues seria o governador para 1,0% dos eleitores maranhenses, caso a eleição fosse hoje. O deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) recebeu 0,5% das intenções, enquanto Hertz Dias (PSTU) teve 0,1%. 4,6% do eleitorado declarou que votaria em branco ou nulo, e 7,4% não souberam ou não responderam.

 

Segundo turno

 

A pesquisa também simulou três cenários de confronto para um possível segundo turno. Na disputa entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o atual governador teve 42,1% das intenções de voto, contra 32,9% para o senador do PDT. Não sabem ou não responderam contabilizaram 14,2%, votos nulos e brancos somaram 10,8%.

Carlos Brandão abre 11 pontos na disputa pelo Governo do Maranhão - Imagem 3No confronto entre Carlos Brandão e Lahésio Bonfim, o governador também levaria a melhor, com 46,5% das intenções. Lahésio Bonfim recebeu as intenções de 31,1% do eleitorado representado na pesquisa. Brancos e nulos foram 11,3%, não sabem/não responderam somaram 11,0%.

 

No terceiro duelo simulando um segundo turno, dessa vez entre Weverton Rocha e Lahésio Bonfim, o candidato pedetista venceria a eleição nesta data, com 41,2% das intenções, contra 30,0% do prefeito de São Pedro dos Crentes. Brancos e nulos somaram 14,8%, não sabem/não responderam são 14,0%.

As informações são do O Imparcial e Minuto Barra