Ao declarar fim da era unipolar, Tony Blair admite os erros do Ocidente

Ao declarar fim da era unipolar, Tony Blair admite os erros do Ocidente

Ao declarar fim da era unipolar, Tony Blair admite os erros do Ocidente
Wikimedia Commons

GUERRA NA UCRÂNIA

Ao declarar fim da era unipolar, Tony Blair admite os erros do Ocidente

 

"Tentaram criar uma anti-Rússia a partir da Ucrânia e fracassaram", analisa Vladímir Olénchenko, membro da Academia de Ciências da Rússia

REDAÇÃO RUSSIA TODAY

Russia Today Russia Today

Moscou (Rússia)

O ex primeiro ministro britânico Tony Blair afirmou que a era do domínio ocidental do mundo chega ao fim. Os analistas consideram que, com esta declaração, o político na realidade admite os erros do ocidente.

Durante seu discurso em um ato da Fundação Ditchley, Blair comentou a situação atual do mundo e disse que a crise ucraniana provocou uma mudança mundial.

Assista na TV Diálogos do Sul

 

 

"Aproxima-se o fim do domínio ocidental na política e na economia. O mundo se tornará pelo menos bipolar, possivelmente multipolar", declarou.

Também observou a crescente influência da China como "segunda potência mundial" e aconselhou os países ocidentais a aumentar seus orçamentos militares e estabelecer relações com os países em desenvolvimento.

 

Com estas declarações, o ex-primeiro-ministro admitiu realmente os erros do Ocidente, opinou Vladímir Olénchenko, membro do Centro de Estudos Europeus do IMEMO da Academia de Ciências da Rússia.

"Tentaram criar uma anti-Rússia a partir da Ucrânia e fracassaram. Trata-se de uma crise dos esforços ocidentais no espaço pós-soviético", disse o analista político.

Wikimedia Commons
"A era do domínio ocidental que tanto preocupa Blair é uma era de negação do direito internacional", afirma o senador russo Andréi Klishas

 

 

 

Geórgia e a Moldávia

Segundo o analista, o Ocidente também "esperava que a Geórgia e a Moldávia fossem agressivas com a Rússia".

"O que aconteceu demonstrou os limites da capacidade coletiva do Ocidente para atuar no mundo em geral e no espaço pós-soviético", acrescentou.

Agregou que o "Ocidente tem que encontrar seu lugar no mundo e construir suas relações de forma a coexistir com outros Estados".

Mídia fecha os olhos à realidade: Só rompendo com o colonialismo o capitalismo se desenvolve

No entanto, não será fácil para o Ocidente integrar-se ao mundo multipolar emergente, acredita o senador russo Konstantín Dolgov.

"A inércia interna do antigo hegemonismo em Washington é demasiadamente grande. Os títeres pró estadunidenses à frente dos governos europeus ainda não caíram até o final, embora seguramente o processo tenha começado aqui também", ressaltou o senador russo.

O senador também vê nestas declarações um sinal por parte das elites britânicas e ocidentais mais sóbrias de que começaram a se dar conta do fim da era do domínio ocidental no mundo.

Por sua vez, o ocupante de um alto cargo do Senado russo Andréi Klishas afirmou que "a era do domínio ocidental que tanto preocupa Blair é uma era de negação do direito internacional, uma era de uso arbitrário da força por parte dos países da OTAN em todo o mundo para servir a seus interesses geopolíticos, uma era de negação da soberania de outros Estados".

Estas três décadas de novo domínio colonial por parte do Ocidente, disfarçadas de fanfarronadas sobre a "democracia liberal", terminaram, concluiu Klishas, concordando com Blair.

Redação Russia Today
Tradução de Ana Corbisier