Analista: Ocidente cometeu 'erro estratégico' ao não convidar Rússia para Conferência de Munique

Analista: Ocidente cometeu 'erro estratégico' ao não convidar Rússia para Conferência de Munique

Analista: Ocidente cometeu 'erro estratégico' ao não convidar Rússia para Conferência de Munique

 

Bombardeiros estratégicos russos Tu-95 sobrevoam bandeira russa no complexo do Kremlin durante ensaio para o desfile militar do Dia da Vitória, em Moscou, em 4 de maio de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023

© AP Photo / Pavel Golovkin

 

A ausência da Rússia na Conferência de Segurança em Munique é um erro do Ocidente, já que será necessário construir segurança com a participação de Moscou, disse Aleksandr Bartosh, diretor do Centro de Informações para Segurança Internacional e membro-correspondente da Academia de Ciências Militares.

Neste ano, o tema central para discussão em Munique de 17 a 19 de fevereiro será a crise na Ucrânia. A Conferência de Segurança de Munique anterior foi realizada de 18 a 20 de fevereiro de 2022.

"A ausência da Rússia na Conferência de Munique é outro erro estratégico dos organizadores deste evento. A Europa não pode funcionar sem a Rússia, é especialmente importante entender agora – em uma situação internacional extremamente difícil, em uma guerra por procuração", disse o especialista à Sputnik.

 

Segundo ele, mais cedo ou mais tarde o Ocidente restaurará os laços com a Rússia.

Doutor em Ciências Políticas e professor da Academia Russa de Ciências, Aleksandr Gusev lembrou a declaração de Vladimir Putin em Munique em 2007 sobre a impossibilidade de um mundo unipolar e observou que anteriormente, apesar das contradições, havia uma coletividade em relação à construção da segurança europeia.

O Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia no início de dezembro de 2022 disse à Sputnik que a delegação russa não participaria da próxima Conferência de Munique-2023, mesmo que fosse convidada, pela Rússia ter perdido o interesse no fórum que deixou de ser objetivo.