A preferência do mercado financeiro é o dinheiro público, aponta a pesquisa Genial Quaest

A preferência do mercado financeiro é o dinheiro público, aponta a pesquisa Genial Quaest

A preferência do mercado financeiro é o dinheiro público, aponta a pesquisa Genial Quaest

Publicado por Iso Sendacz

A Genial Investimentos publicou pesquisa sobre o pensamento do mercado financeiro, que está 100% convicto que a Selic cai ainda este ano, mas bem pouquinho.

O senso comum parece bem refletido nos corredores da Faria Lima: Roberto Campos Neto seria o mais confiável personagem político do momento, com Lula no outro extremo e os governadores liberal-privatistas Tarcísio e Zema um pouco acima da média. As expectativas quanto ao governo melhoraram muito, atribuindo os rentista ao Ministro Haddad o bom desempenho no quesito, segundo os interesses do setor pesquisado.

É natural a quem vive de renda reclamar da nova política de preços da Petrobrás, que deixou os combustíveis mais baratos para os consumidores brasileiros e os dividendos um tanto menores para os acionistas, desgostando os minoritários posicionados na Bolsa de Valores e reduzindo o caixa do governo para pagar os juros elevados aos titulares dos títulos públicos.

Na outra ponta, vêem os entrevistados uma perspectiva de melhora geral do bem-estar, em razão do avanço parlamentar da reforma tributária. A PEC ora em avaliação no Senado não onera grandes fortunas nem dividendos empresariais, redistribuindo a tributação em novos impostos e trazendo melhorias, como o cashback tributário e a cesta básica isenta, por exemplo, sem mexer nas obrigações financeiras do governo federal para com a banca.

O mercado financeiro reconhece que a imagem do Brasil no exterior melhorou com a posse de Lula e isso favorece novo fluxo de investimentos externos. E sabe que a alternativa sucessória no campo bolsonarista, na eventual inelegibilidade do ex-presidente, é relativamente fraca em relação ao candidato governista.