Ibaneis tem 34?s intenções de voto e lidera com folga disputa pelo GDF, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Nova rodada do levantamento mostra que Ibaneis tem mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Reguffe, com 14,8%

Ibaneis tem 34?s intenções de voto e lidera com folga disputa pelo GDF, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Ibaneis tem 34,5% das intenções de voto e lidera com folga disputa pelo GDF, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Nova rodada do levantamento mostra que Ibaneis tem mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Reguffe, com 14,8%

Isadora Teixeira

 

Fotografia colorida de um grupo de pessoas em volta de homem de camisa branca

Gustavo Moreno/ Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) soma 34,5% das intenções de voto e lidera com folga a disputa pelo Governo do Distrito Federal, de acordo com a Pesquisa Metrópoles/Ideia divulgada nesta quarta-feira (22/6). Logo atrás, aparece o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), com 14,8%.

Ibaneis tem mais que o dobro de pontos na comparação com Reguffe. Em relação aos demais pré-candidatos ao Palácio do Buriti, a distância é ainda maior. Esse é o resultado da pesquisa estimulada – na qual os entrevistados escolhem entre os nomes apresentados em uma lista contendo os possíveis candidatos a disputar o GDF em 2022.

No período de um mês, tanto Ibaneis quanto Reguffe cresceram junto ao eleitorado brasiliense. A primeira pesquisa Metrópoles/Ideia, do dia 18 de maio de 2022, indicava que 30% dos eleitores votariam no atual governador, e 10,6% optariam pelo senador.

Veja o resultado das pesquisas:

Nessa segunda pesquisa de intenção de votos para o GDF, a senadora Leila do Vôlei (PDT) está em terceiro lugar, com 7% das indicações. Em seguida, aparecem: o ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB), com 5,8%; o senador Izalci Lucas (PSDB), com 4,5%; e o deputado distrital Leandro Grass (PV), indicado por 3,5% dos eleitores. Keka Bagno (PSol) foi lembrada por 1,7% dos eleitores do DF.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Leila, Parente, Izalci, Grass e Keka estão tecnicamente empatados.

Lucas Salles (DC), João Vicente Goulart (PCdoB) e Robson da Silva (PSTU) têm, cada um, 0,3% das intenções de voto.

Indecisos

No DF, 8,2% dos eleitores responderam que, caso as eleições fossem hoje, votariam branco ou nulo. O número é um pouco maior do que o aferido na sondagem anterior, quando foram registrados 7,4%.

O percentual de eleitores indecisos permanece na mesma margem. Nesta pesquisa, 19,2% disseram que não sabem em quem votar. No levantamento anterior, eram 19,3%.

Fotografia colorida de homem com camiseta preta

Robson da Silva é o pré-candidato a governador do DF pelo PSTUDivulgação/PSTU

Homem de camiseta vermelha sentado com as duas mãos levantadas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) é pré-candidato à reeleição. Ele se elegeu em 2018 durante sua primeira campanha eleitoralRafaela Felicciano/Metrópoles

Fotografia colorida de homem de terno escuro com mãos em cima de mesa marrom em frente a microfone

José Antônio Reguffe (União Brasil) é senador pelo Distrito Federal. Ele já foi deputado federal e deputado distritalAndre Corrêa/Agência Senado

Homem de terno e gravata azul sorrindo

Rafael Parente é ex-secretário de Educação do DF. Ele é pré-candidato a governador pelo PSBRafaela Felicciano/Metrópoles

Mulher com terno azul listrado com as mãos apoiadas em mesa

Leila Barros, eleita como Leila do Vôlei, é pré-candidata a governadora pelo PDT. Leila se elegeu senadora nas eleições de 2018Michael Melo/Metrópoles

Homem com terno claro em frente a microfone olhando para o lado direito

Izalci Lucas (PSDB) é senador pelo DF. Ele já foi deputado federal e secretário do DF. É pré-candidato a governadorRafaela Felicciano/Metrópoles

Homem com camisa azul segurando microfone

O deputado distrital Leandro Grass (PV) é pré-candidato a governadorJP Rodrigues/Metrópoles

Fotografia colorida de mulher com camiseta estampada e mão esquerda apoiando o queixo

Keka Bagno é o nome do PSol para concorrer a governador do DF. Em 2018, ela foi candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Fátima SousaReprodução/Instagram

Fotografia colorida de homem de terno e óculos com dedo da mão direita levantado

Lucas Salles é o pré-candidato a governador do DF pelo DCReprodução/Instagram

Fotografia colorida de homem grisalho olhando para câmera com quadro ao fundo

João Vicente Goulart quer disputar as eleições para governador do DF pelo PCdoBReprodução/Instagram

Fotografia colorida de homem com camiseta preta

Robson da Silva é o pré-candidato a governador do DF pelo PSTUDivulgação/PSTU

Homem de camiseta vermelha sentado com as duas mãos levantadas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) é pré-candidato à reeleição. Ele se elegeu em 2018 durante sua primeira campanha eleitoralRafaela Felicciano/Metrópoles

1
Espontânea

A segunda pesquisa Metrópoles/Ideia também fez o levantamento espontâneo de intenção de voto, ou seja, quando o entrevistado fala o nome do candidato em quem votaria sem as opções terem sido indicadas. Nesse caso, o governador Ibaneis é o preferido de 25,5% dos eleitores, seguido de Rafael Parente, que tem 3,8% das intenções de voto.

Reguffe foi lembrado por 3,5% do eleitorado na pesquisa espontânea. Leila do Vôlei soma 3,3%; e Izalci Lucas, 1,1%. Em seguida, aparecem Leandro Grass (1,0%), Keka Bagno (1,0%) e Flávia Arruda (0,7%), que anunciou a intenção de disputar o Senado. Rosilene Corrêa (PT) foi a opção de 0,5% dos eleitores, mas ela também desistiu da disputa pelo GDF para apoiar Leandro Grass.

O atual chefe do Executivo distrital apresenta grande vantagem em relação aos outros nomes citados pelos entrevistados.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, todos os oito nomes lembrados pelo eleitor estão tecnicamente empatados, abaixo de Ibaneis.

O cenário é semelhante ao da primeira pesquisa espontânea, de 18 de maio. Na ocasião, Ibaneis tinha 24% e era seguido por Rafael Parente (3,4%), Leila do Vôlei (2,9%), Reguffe (2,5%), Izalci Lucas (1%) e Leandro Grass (0,6%). Keka Bagno, Rosilene Corrêa e Flávia Arruda tinham 0,3%.

Metrópoles divulgará uma série de pesquisas eleitorais encomendadas pelo portal ao Instituto Ideia. Os levantamentos para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão publicados até a véspera do segundo turno. Além da disputa pelo GDF, haverá sondagens para os cargos de presidente da República e senador.

Rejeição

A pesquisa eleitoral também aponta quais são os pré-candidatos com maior rejeição entre o eleitorado do DF. Ibaneis tem 31%. Em seguida, vem Leila do Vôlei, com 16%. Keka Bagno é rejeitada por 13,1%, enquanto 10% disseram que não votariam em Reguffe se as eleições fossem hoje.

Izalci Lucas tem 9,7% de rejeição, seguido de Rafael Parente (8,9%), Leandro Grass (7%), Robson da Silva (6,8%), João Vicente (5,1%) e Lucas Salles (4,4%).

Em contrapartida, 15% dos eleitores disseram que não rejeitam nenhum postulante a governador do DF. Outros 23,6% responderam que não sabem.

Pesquisa

Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 16 e 21 de junho.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-04171/2022.