Toyota vai fechar sua primeira fábrica construída no Brasil

Com 60 anos de história, unidade de São Bernardo do Campo (SP) foi a primeira planta da empresa fora do Japão

Toyota vai fechar sua primeira fábrica construída no Brasil

Toyota vai fechar sua primeira fábrica construída no Brasil

Com 60 anos de história, unidade de São Bernardo do Campo (SP) foi a primeira planta da empresa fora do Japão

 

Toyota

Redação

 

A Toyota anunciou o encerramento da produção de sua fábrica localizada em São Bernardo do Campo (SP). De acordo com o comunicado divulgado pela fabricante, toda a operação industrial será transferida para as demais unidades fabris da marca, que ficam todas no interior de São Paulo. Dessa forma, caberá às plantas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz absorverem a demanda do que era produzido no ABC paulista.

Construída em 1962, a fábrica de São Bernardo marcou a história da Toyota, já que foi a primeira unidade construída fora do Japão. Na época, o local foi o escolhido para montar o Toyota Bandeirante, que foi feito no local até 2001. Desde o fim da produção do SUV, no entanto, a fábrica passava por um momento de incerteza. Até 2021, o local mantinha a sede administrativa da marca japonesa, mas até mesmo essa atividade foi retirada do local, sendo enviada para Sorocaba.

Mesmo com essa mudança, a fábrica sobreviveu, mantendo mais de 500 empregos no local. Para manter a fábrica ativa, a Toyota utilizava o espaço para produzir peças destinadas aos mercados da Argentina e dos Estados Unidos, além do próprio mercado brasileiro. Agora será iniciado o processo de desativação total do local, com a mudança gradual sendo feita a partir de dezembro deste ano.

 

Toyota
[divulgação]

De acordo com a Toyota, a expectativa é concluir o processo de transferência de operação até novembro de 2023. Quando essa etapa for concluída, a histórica fábrica será totalmente desativada e o seu terreno será colocado à venda pela empresa. Porém, a fabricante garante que pretende manter todos os empregados que trabalham atualmente em São Bernardo, oferecendo oportunidades para que esses trabalhadores sejam transferidos para alguma das demais fábricas.

 

Com a decisão tomada, agora é questão de tempo até que um pedaço da história da Toyota desapareça no Brasil, encerrando a operação de sua primeira fábrica construída no país e que ajudou a consolidar a empresa no país.