Estátua de Jango poderá ser instalada no trecho 1 da Orla do Guaíba

Estátua de Jango poderá ser instalada no trecho 1 da Orla do Guaíba

Estátua de Jango poderá ser instalada no trecho 1 da Orla do Guaíba

Reunião entre representantes de entidades, prefeitura e concessionária que administra trecho da Orla será realizada semana que vem

 

Correio do PovoRepresentantes de entidades se reuniram com o prefeito de Porto Alegre para discutir o local onde será instalada a estátua do ex-presidente João Goulart

Representantes de entidades se reuniram com o prefeito de Porto Alegre para discutir o local onde será instalada a estátua do ex-presidente João Goulart | Foto: Camila Cunha

Representantes das entidades Fundação Caminho da Soberania, Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos (AEPPP), Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), incluindo José Fortunati, Vieira da Cunha, Sérgio Bittencourt, Afonso Linck, Jussara Cony, Raul Carrion, os vereadores Márcio Bins Ely, Biga Pereira e Giovani Culau estiveram com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para discutir o local onde será instalada a estátua do ex-presidente João Goulart.

O monumento, esculpido em bronze e em tamanho natural, está pronto e foi custeado pela Fundação Caminho da Cidadania. As entidades esperam que a estátua seja colocada nas imediações ou confluência das avenidas João Goulart, Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva.

De acordo com o prefeito, esse assunto já vinha sendo tratado com a prefeitura e o local, em frente ao Ministério Público, já estava definido, mas uma nova reunião, com a presença de representantes da GAM 3 Parks, concessionária que administra o trecho 1 da Orla do Guaíba, foi agendada para a definição do local.

“Então, eu estou chamando uma reunião mais restrita semana que vem para ver se vai ser mantido aquele local, ou se vai ser outro. O certo é que nós vamos construir junto com o movimento e com a prefeitura, com a cultura, com o EPAHC (Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural) e com a Secretaria de Sustentabilidade um consenso para poder definir o local”, disse Melo.

O presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, destaca a importância de homenagear João Goulart com uma estátua em um local de grande visibilidade não só para os porto-alegrenses, mas também para os visitantes rememorarem a história do presidente gaúcho, deputado estadual e secretário de justiça, que elaborou um conjunto de “medidas para modernizar o Brasil”.

"Então, eram medidas para modernizar o Brasil e, lamentavelmente, foi derrubado. Então, esta memória nós devemos cultuar, essa memória nós devemos manter muito, muito presente, para que nunca mais volte uma ditadura”, concluiu

O presidente da Fundação Caminho da Cidadania, Vieira da Cunha considerou o encontro produtivo e disse que as alternativas serão trabalhadas. “O parecer técnico indica o local original que nos apontamos, e se houver a concordância da concessionária, o que nos esperamos que ocorra, nos colocaremos a estátua do presidente João Goulart no local que consideramos mais adequado. Ou seja, junto a Orla do Guaíba, um local privilegiado que o Jango merece”, considerou.

O presidente da associação de Ex-presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul (AEPPP/RS), Sérgio Bittencourt, também considerou que a reunião teve um bom encaminhamento e disse que a base para a instalação da estátua pode ter o custo financiado pela prefeitura.