Sábado, 04 de julho de 2020.
Notícias ››   Imprensa on-line ››  

Livro revela cartas inéditas de João Goulart guardadas por 50 anos

publicada em 09 de fevereiro de 2020


Livro revela cartas inéditas de João Goulart guardadas por 50 anos
Por Marta Szpacenkopf







João GoulartJoão Goulart | Arquivo

João Goulart, recém-empossado presidente da República, recebeu uma carta de ninguém menos que Janet Leigh, que apenas um ano antes estrelara "Psicose", de Hitchcock.

Janet veio ao Brasil no final de 1961 acompanhando o marido, Tony Curtis, que filmaria um longa na Argentina. Passou por Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília e pegou emprestado um dos aviões particulares de Jango.

Para agradecer, redigiu uma carta, assinada de próprio punho, com papel timbrado do Copacabana Palace:

— Prezado Sr. Presidente: meus amigos e eu desejamos expressar nossos agradecimentos pela sua gentileza conosco em Brasília. O uso do seu avião foi muito útil e estamos profundamente em dívida pela sua consideração. É um país maravilhoso, onde se encontra tanta cordialidade e simpatia exemplificadas pelo seu presidente, bem como por todas as pessoas que conhecemos. Sinto muito que não tivemos a oportunidade de conversar, mas aguardo com expectativa a minha próxima visita. Com muito apreço e admiração por você e pelo seu país, Janet Leigh.

Essa e outras cartas inéditas de celebridades, políticos e populares para Jango estarão no livro "Guardião da Memória", organizado por Juremir Machado da Silva, que sai em março pela Record. A correspondência ficou guardada por 50 anos debaixo da cama de um assessor do presidente e só foram encontradas após sua morte.

Entre as cartas enviadas por políticos, chama atenção uma datada de 12 de março de 1955. Ela sela o compromisso de apoio do PTB à candidatura de Juscelino Kubitschek à presidência — e o quinhão destinado aos trabalhistas no futuro governo.

JK, então governador de Minas Gerais, promete a Jango, então presidente do PTB, entregar ao partido as indicações para vice-presidência (que acabou nas mãos de Jango) e para os ministérios do Trabalho, da Agricultura e a carteira de crédito agrícola do BB, além da nomeação de um terço dos cargos públicos federais.

Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário
O Globo

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››

Contato

Telefone
(61) 35418388
(61) 93094422