Quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Notícias ››   Imprensa on-line ››  

Confúcio faz balanço dos avanços históricos do país na educação

publicada em 19 de junho de 2019
Confúcio faz balanço dos avanços históricos do país na educação


Da Rádio Senado | 

Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa. Em discurso, à tribuna, senador Confúcio Moura (MDB-RO). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) fez nesta segunda-feira (17), em plenário, um balanço dos avanços do país na área da educação, no período histórico que vai de 1945, quando ocorre a retomada da democracia com o fim do Estado Novo, até o início do regime militar, em 1964.

O parlamentar destacou que a Constituição de 1946 estabeleceu o direito de todos os brasileiros à educação primária pública e gratuita, assim como fixou um percentual de impostos a serem investidos no setor educacional. Confúcio lembrou também que, no início da década de 1960, foi aprovada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que organizava o sistema de ensino, regulamentava os conselhos estaduais de educação e estabelecia a formação mínima para os professores. Ele destacou a fundação da Universidade de Brasília, em 1962, inspirada por Darcy Ribeiro, para que promovesse a renovação do ensino superior. Para ele, esse processo foi gravemente afetado quando os militares tomam o poder, em 31 de março de 1964.

— Dutra não fez muito; Getúlio não deu prioridade; Juscelino deu uma arrancada; João Goulart fez um extraordinário trabalho e arrancou com o trabalho das suas metas na educação, mas, logo, logo, saiu do governo [...]. A ruptura democrática reverberaria de forma avassaladora em todos os níveis da educação. Novas regras, instituições e parâmetros viriam. Paulo Freire partiu para o exílio, no Chile; Darcy, para o Uruguai; e tantos outros também foram para escapar da perseguição política e ideológica. Dispersava-se a elite do pensamento nacional — disse.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Saiba mais
Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário
Radio Senado

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››

Contato

Telefone
(61) 35418388
(61) 93094422