Irã desenvolverá novos mísseis hipersônicos de longo alcance, diz liderança militar do país

Irã desenvolverá novos mísseis hipersônicos de longo alcance, diz liderança militar do país

Irã desenvolverá novos mísseis hipersônicos de longo alcance, diz liderança militar do país

 

Apresentação do Fattah, o primeiro míssil balístico hipersônico de produção iraniana - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023

CC BY 4.0 / Farsnews / Míssil iraniano hipersônico Fattah (foto recortada)

 

Os militares iranianos desenvolverão uma nova geração de mísseis balísticos hipersônicos, bem como atualizarão os mísseis hipersônicos existentes, afirmou em entrevista agência Tasnim, o vice-comandante para operações do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, Abbas Nilforooshan.

"O Irã não tem nenhum problema em termos de tecnologia na extensão do alcance de seus mísseis. O país está atualmente trabalhando para melhorar a qualidade e melhorar as capacidades dos mísseis na faixa de 2.000 km", acrescentou o general.

 

Como exemplo, ele relembrou sobre o míssil hipersônico Fattahque foi o primeiro míssil balístico hipersônico doméstico construído em novembro de 2022.

O militar acrescentou que o projétil pode manobrar a uma velocidade entre Mach 14 e 15. Além disso, de acordo com ele, o míssil hipersônico foi projetado para derrotar os sistemas antimíssil do regime sionista, sobre cujo desempenho "o Irã tem informações detalhadas".

 

No início do junho, a liderança militar iraniana apresentou o novo míssil na presença do presidente iraniano, Ebrahim Raisi.

De acordo com a mídia iraniana, o míssil apresentado ontem pela República Islâmica tem alcance de 1.400 quilômetros e é capaz de penetrar a defesa aérea adversária graças à sua alta mobilidade, enorme velocidade de até Mach 13 (15 mil quilômetros por hora) e grande furtividade para radares.