Blog Página 64

Este "blog" pretente abrir un canal de discussão da soberania brasileira em seu amplo contexto de legalidade constitutcional, seus caminhos e alternativas, que a Nação necessita para sua emancipação.

Busca

Autores

Histórico

Coletânea sobre a ditadura no Estado

27 de janeiro de 2010




Porto Alegre RS:

Coletânea sobre a ditadura no Estado

O período entre a Campanha da Legalidade e o Golpe de 64, as experiências de repressão e resistência durante os “Anos de Chumbo”, a conexão repressiva, a Operação Condor, o fim da Ditadura e o processo de redemocratização são os temas abordados na coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória. Os quatro livros, que reúnem 40 autores e têm prefácio do escritor Luis Fernando Veríssimo, serão lançados nesta quarta-feira (27), às 19h, no Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre), dentro da programação do Fórum Social Mundial (FSM) - 10 Anos - Grande Porto Alegre.
 
No evento, que contará com a presença já confirmada de 30 autores, haverá homenagem póstuma ao jornalista João Aveline. Na ocasião ocorrerá, também, o lançamento no Rio Grande do Sul do Relatório Direito à Memória e à Verdade, elaborado pela Comissão Nacional de Mortos e Desaparecidos Políticos.
 
O projeto da coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul é coordenado pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan da Assembleia gaúcha e foi realizado em parceria com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 
Todos os volumes têm apresentação da Assembleia Legislativa, assinada pelo presidente da Casa, Ivar Pavan (PT); apresentação da UFRGS, escrita pelo diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Temístocles Cezar; introduções, elaboradas por historiadores, além de cronologias e cadernos de fotos.
postado por João Alexandre Goulart às 14:35

Comentários

Nenhum comentário foi registrado para este post.
Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.