Sábado, 06 de junho de 2020.

Leandro Grass denuncia Secretário de Saúde por crime de responsabilidade

publicada em 05 de março de 2020
Leandro Grass denuncia Secretário de Saúde por crime de responsabilidade


O deputado distrital Leandro Grass (Rede) pediu que o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, seja denunciado por crime de responsabilidade. O pedido surgiu após o secretário omitir dados requeridos por Grass sobre equipes de Atenção Primária no DF. O requerimento foi apresentado pelo parlamentar em novembro, e pedia informações sobre o quantitativo das equipes do programa Saúde da Família, se estavam completas ou não, quantas eram e se a possível falta de efetivo impactava no recebimento de recursos para o programa.

Como o pedido nunca foi respondido, ficou caracterizado crime de responsabilidade por parte do secretário. “É um crime, como a nossa Lei Orgânica define, e um desrespeito com a população e com a Câmara Legislativa. Essa postura mostra a falta de seriedade que a saúde está sendo tratada no DF”, diz Leandro Grass. De acordo com a Lei Orgânica do DF, todo requerimento de informação, como o apresentado por Leandro Grass, deve ser respondido em até, no máximo, 30 dias. Caso não haja resposta, ou a resposta seja falsa, o crime de responsabilidade é caracterizado.

Por isso, o deputado apresentou requerimento à Câmara Legislativa para que a Casa informe ao Ministério Público do DF sobre o crime. O MP fará a denúncia ao Tribunal de Justiça, responsável por julgamentos de secretários de estado, em casos de crime de responsabilidade. “Não pedimos as informações à Secretaria apenas para dar trabalho, mas para contribuir com a saúde do DF. E essa ausência de resposta mostra que não quiseram colaborar”, justifica o deputado.

Em fevereiro, uma audiência pública para tratar sobre a Atenção Primária foi realizada na Câmara Legislativa. Contudo, Okumoto não compareceu. A secretaria mandou representante, mas não enviou as respostas ao pedido de Grass. O deputado já havia alertado sobre os problemas graves identificados em visitas a Unidades Básicas de Saúde. “Fizemos nossa parte e a Secretaria de Saúde parece não querer fazer parceria com a Câmara Legislativa”, lamentou Grass.
Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário
http://leandrograss.com.br/leandro-grass-denuncia-secretario-de-saude-por-crime-de-responsabilidade/

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››

Contato

Telefone
(61) 35418388
(61) 93094422