Quarta-feira, 22 de novembro de 2017.
Notícias ››   Imprensa on-line ››  

Putin vence Trump de novo! Leilões cambiais serão em rublo na Venezuela

publicada em 11 de setembro de 2017
Putin vence Trump de novo! Leilões cambiais serão em rublo na Venezuela
Escrito por Tulio Ribeiro






Diante a Assembleia Constituinte neste 7 de setembro o presidente Nicolás Maduro entregou 8 leis de seara econômica. Uma em especial deve balizar a geopolítica, já que o mandatário lança uma aproximação concreta com a Rússia ,China e Índia. A convertibilidade do bolívar a moedas como rublo , yuan e a rúpia atinge em cheio a utilização do dólar no país.

A iniciativa do novo sistema de pagamento lança a Venezuela rumo a independência do padrão dólar. A nação que tem Dipro como cambio oficial pra produtos de primeira necessidade , vai passar a fazer leilões cambiais pelo Dicom que inclui a maioria dos setores importadores , tendo parâmetro moedas distintas a estadunidense. Desta forma os leilões cambiais vão estar atrelados a Rússia e China que tem mais poder econômico e político, e por conseguinte produtos vendidos em suas moedas. Putin furou o bloqueio de Trump fazendo o maior acordo de fornecimento de alimentos a Venezuela, fato que vai gerar 600 mil toneladas de farinha de trigo entre setembro e dezembro deste ano. A China já está presente na maioria das grandes atividades do país e segue ampliando negócios.

Segundo o economista venezuelano Luis Gavazut, ¨a nova convertibilidade é um aprofundamento das relações nações eurasiáticas com o país latino-americano, lança um caminho para que outros possam seguir diante que os Estados unidos imprimem moeda sem o lastro que garantam seus títulos¨. Pode-se acrescentar a esta análise a condição da China como o maior credor mundial destes papeis, se decidisse quitar sua posição em dólar simplesmente quebraria o país da América do norte, incentivando este novo paradigma.

As cenas trazem mais um capítulo da ascensão da Rússia e China na América Latina. Trump ao insistir com o bloqueio a Venezuela, entrega geopoliticamente de vez o país de Bolívar a Putin e a Xi Jinping.
Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário
Tulio Ribeiro

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››

Contato

Telefone
(61) 35418388
(61) 93094422