Quinta-feira, 19 de outubro de 2017.
Notícias ››   Imprensa on-line ››  

Trump ameaça trazer uma guerra civil para a América do Sul, diz Celso Amorim

publicada em 13 de agosto de 2017
Trump ameaça trazer uma guerra civil para a América do Sul, diz Celso Amorim




Celso Amorim: “ameaça tem que ser repudiada com veemência”. (Foto: Elza Fiúza/ABr)


Rede Brasil Atual

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse sexta-feira (11) não descartar uma intervenção militar na Venezuela em função da crise política vivida pelo país.

“Não vou afastar uma opção militar, temos muitas opções para a Venezuela. É um vizinho”, afirmou Trump em seu clube de golfe de Bedminster, Nova Jersey, onde passa suas férias. “Temos tropas em todo o mundo, em lugares muito distantes, e a Venezuela não fica tão longe. As pessoas lá estão sofrendo, morrendo.”

Para o ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim, é preciso repudiar a postura de Trump. “A ameaça de uso da força tem que ser repudiada com veemência. Além de violar princípios básicos do Direito Internacional, ameaça trazer uma guerra civil (um novo Vietnã) para a América do Sul e a nossa fronteira”, sustenta. “Embora não tenha dúvida sobre quem será vitorioso e quem será derrotado, uma guerra civil trará sofrimentos indizíveis ao povo venezuelano. Não podemos ficar indiferentes diante da agressão e da tragédia.”

Em artigo publicado na RBA, o senador pelo PT-RJ Lindbergh Farias e a professora de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Jaldes Meneses criticaram o posicionamento do governo brasileiro na crise venezuelana. “É terrível a posição apequenada do Brasil, que adquire expressão concreta na linha de nossa diplomacia nos fóruns internacionais. No caso da Venezuela, o governo brasileiro adotou uma oposição tão frontal ao governo venezuelano que deixou de ser um interlocutor. Deixamos de exercer um papel mediador na região, tradicional deste o Barão do Rio Branco, irremediavelmente perdido enquanto perdurar a atual orientação confrontacionista no Itamaraty”, diz o texto.
Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário
Sul 21

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››

Contato

Telefone
(61) 35418388
(61) 93094422