Sábado, 29 de abril de 2017.

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ, CAMARÁ! Juca Ferreira

publicada em 26 de janeiro de 2017

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ, CAMARÁ!


JUCA FERREIRA




Precisamos resgatar a memória de João Goulart, recuperar as lutas políticas e sociais daquela conjuntura, a agenda daquele período e torná-las conhecidas pelas novas gerações. Porque em muitos aspectos, permanecem atuais.
Querem fazer com Lula o mesmo que fizeram com ele: deletá-lo da vida política, apagar sua memória, manchar sua imagem e anular sua relevância. Como Dória está fazendo com os grafites: borrar com cinza.
O golpe, a ditadura, sua censura com interdições à livre circulação das ideias, e a onda revolucionária da década de 1960 possibilitaram uma ruptura profunda com aquela conjuntura, com os protagonistas e com os temas em debate público até então. Isso contribuiu para que os golpistas tivessem sucesso nessa empreitada de soterrar a memória política e social.
As grandes transformações por que passou o Brasil a partir de 1964 (uma grande migração do campo para as cidades, principalmente para oito regiões metropolitanas, uma nova classe média criada pela economia, a verticalização da estratificação social depois do golpe) e o mundo da época possibilitaram aos golpistas apagar a memória do Brasil pré golpe de Estado.
A ditadura produziu um misto de interdição do debate, por meio da censura, a prisão e tortura dos opositores e a manipulação da opinião pública através de novos meios de comunicação que eram verdadeiros porta-vozes do governo. E, fez com que o povo brasileiro "esquecesse" o que estava em jogo quando o golpe foi dado. Fizeram o mesmo trabalho no Chile, com a figura do ex-presidente Salvador Allende.
Acho que, para reconstruir um projeto político democrático para o Brasil, com capacidade de disputar a hegemonia política, teremos de retomar esse fio da meada e recontextualizar, nos dias atuais, as lutas do povo brasileiro.
Concordo que boa parte da pauta daquele período ainda é relevante. Mas é importante considerar que o mundo deu 30 voltas de lá para cá e aquela agenda só se atualizará se for contemporaneizada e amalgamada com uma agenda do século XXI. Muitos aspectos do mundo em que vivemos não eram realidade e nem mesmo previstos por ninguém. Quando muito, eram parte da ficção científica da época.

Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário
Facebook Juca Ferreira

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››

Contato

Telefone
(61) 35418388
(61) 93094422