Nenhuma mulher à vista na corrida presidencial de 2022, por Adriana Vasconcelos

Vem de um homem, no caso o cientista político Antonio Lavareda, uma constatação que, segundo ele, deveria provocar grande perplexidade, mas ainda é vista com naturalidade no país: o fato de não haver, pela 1ª vez neste século 21, uma mulher nas atuais listas de pré-candidatos à sucessão presidencial de 2022.

Nenhuma mulher à vista na corrida presidencial de 2022, por Adriana Vasconcelos

Nenhuma mulher à vista na corrida presidencial de 2022, por Adriana Vasconcelos

Falta representação feminina na política

Sistema de lista corrigiria distorção

Marina Silva foi a única candidata mulher à Presidência em 2018

Foto: Sérgio Lima/Poder360/4.ago.2018


18.abr.2021 (domingo) - 6h00

Vem de um homem, no caso o cientista político Antonio Lavareda, uma constatação que, segundo ele, deveria provocar grande perplexidade, mas ainda é vista com naturalidade no país: o fato de não haver, pela 1ª vez neste século 21, uma mulher nas atuais listas de pré-candidatos à sucessão presidencial de 2022. O que, na sua opinião, expressa o enorme deficit de representação política do sexo majoritário na população brasileira.

É a realidade batendo à nossa porta! Que tanto pode empurrar as mulheres para frente ou fazê-las recuar algumas casas no jogo político. Isso depende única e exclusivamente delas próprias, que, em 2018, garantiram a eleição da maior bancada feminina da história da Câmara dos Deputados. Isso depois de conquistarem na Justiça acesso aos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral.

O único nome feminino ventilado até agora foi o da empresária Luiza Helena Trajano, mesmo assim em um papel de coadjuvante, como uma eventual vice. E ela nega qualquer interesse em trocar o papel de líder na sociedade pelo tortuoso caminho da política, que hoje, mais do que nunca, submete aspirantes a ataques de todo tipo.

Já a ex-senadora Marina Silva, que disputou a cadeira presidencial nas últimas 3 eleições, segue mergulhada. Um reflexo do desempenho de 2018, quando obteve apenas 1 milhão de votos, ficando atrás até do Cabo Daciolo, um outsider cuja carreira política tinha tido início em 2014. Bem distante do resultado conseguido em 2010 e 2014.

Voto em lista fechada

Sem entrar no mérito dos fatores que contribuíram para o atual quadro, Lavareda prefere apontar um caminho para a superação do que chama de nódoa do nosso sistema político: a adoção do voto de lista fechada, hoje amplamente predominante em países que mantêm o sistema proporcional.

Para Lavareda, só assim, com as cotas de vagas nas listas, será possível se corrigir a distorção que existe hoje no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. “E já no primeiro pleito”, aposta o cientista político.

Caso contrário, Lavareda prevê que os efeitos do atual sistema de cotas, de vagas e financiamento, seguirão sendo sentidos muito lentamente. Uma vez que as eleições no Brasil são disputadas “no jogo pesado do personalismo”, lógica natural das disputas com listas abertas.

>Ampliada a representação feminina nos Parlamentos, Lavareda considera que “será muito difícil não contarmos em todas as eleições com mulheres despontando na corrida presidencial”.

Da teoria à prática

A líder da bancada feminina no Senado, Simone Tebet (MDB-MS), reconhece que a lista fechada pode, sim, ser uma possibilidade, mas não a única, para se resolver a questão da sub-representação feminina na política.

Para tirar essa ideia do papel, a senadora considera que seria necessário enfrentar uma outra realidade que se apresenta à nossa porta. Ela refere-se ao atual sistema partidário brasileiro, que expõe frequentemente a falta de democracia interna em suas decisões e escolhas, permitindo muitas vezes a prevalência de interesses pessoais e influência de grupos seletos que transformam legendas em feudos.

 

 

“Não sei se o Brasil está preparado para isso”, admite Tebet.

Além disso, a senadora defende que uma proposta como essa só deveria ser colocada em discussão no âmbito de uma reforma eleitoral mais ampla e não como uma proposta pontual isolada. Ela leva em consideração a experiência que teve em outras tentativas do Legislativo para aprovar tal reforma.

Na única que viu ser aprovada, uma mini-reforma em 2015, a bancada feminina tentou estender o sistema de cotas à distribuição do tempo de TV, rádio e dos recursos financeiros para mulheres candidatas. Mas as parlamentares foram surpreendidas com a aprovação de uma emenda na comissão especial, limitando o acesso das mulheres ao dinheiro dos Fundos Partidário e Eleitoral: a um mínimo 5% e não mais do que 15%.

Se não tivessem recorrido ao Supremo Tribunal Federal e também à Justiça Eleitoral, as mulheres não teriam conseguido reverter a decisão do Legislativo, o que aumentou de maneira decisiva o número de eleitas nos Parlamentos, nos cargos proporcionais.

Por mais que deseje ver mais mulheres na política, Tebet teme que a proposta acabe criando uma “situação de privilegiados’. “Gato escaldado, tem medo de água fria”, conclui.

Parlamentarismo

A economista Elena Landau admite que nunca votou em gênero, mas em bons candidatos. E lembra que a única mulher que presidiu o Brasil foi um desastre. Mas reconhece que a questão de gênero passou a ser um tema cada vez mais importante dentro da sociedade.

Quando se pergunta sobre a razão da ausência de pré-candidatas à sucessão presidencial de 2022, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é que isso possa ser um reflexo da democracia interna dos partidos.

Responsável pelo Programa Nacional de Desestatização do governo de Fernando Henrique Cardoso, Elena Landau foi filiada por 25 anos ao PSDB, legenda a qual atribui, até hoje, o protagonismo em todas as principais reformas econômicas implantadas no Brasil.

Mas ela acabou trocando o PSDB pelo Livres/ PSL (Partido Social Liberal) no fim de 2017, decepcionada com tropeços éticos e escolhas equivocadas da cúpula tucana. O casamento entre o Livres e o PSL, no entanto, terminou quando a legenda sucumbiu ao canto da sereia do então pré-
candidato Jair Bolsonaro. Hoje o Livres se declara um movimento liberal suprapartidário que desenvolve lideranças, políticas públicas e projetos de impacto social.

Elena Landau se recusa veementemente ficar à mercê dos acontecimentos. Por isso, não admite sequer a possibilidade de ter de escolher em 2022 entre Lula e Bolsonaro. Seu candidato dos sonhos é o senador Tasso Jeireissati (PSDB-CE). Na falta dele, coloca-se pronta para ir
em busca de alternativas.

E você?

*Adriana Vasconcelos, 54 anos, é jornalista e consultora em Comunicação Política. Trabalhou nas redações do Correio Braziliense, Gazeta Mercantil e O Globo. Em 2012, abriu a AV Comunicação Multimídia Ltda. Acompanhou as últimas 7 campanhas presidenciais. Nos últimos 4 anos, especializou-se no atendimento e capacitação de mulheres interessadas em ingressar na política.