MPF pede análise de risco de segurança de jornalistas que atuam no Alvorada

Afirmou que o governo precisa agir. Apoiadores hostilizam profissionais. Segurança sacou arma, diz jornalista

MPF pede análise de risco de segurança de jornalistas que atuam no Alvorada

MPF pede análise de risco de segurança de jornalistas que atuam no Alvorada

Afirmou que o governo precisa agir

Apoiadores hostilizam profissionais

Segurança sacou arma, diz jornalista

No Alvorada, apoiadores do presidente ficam lado a lado com os jornalistas, apenas com uma grade entre os 2 gruposReprodução/Facebook


 

O MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal um documento em que aponta que existem riscos aos jornalistas que cobrem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na portaria do Palácio da Alvorada, onde o mandatário mora com a família. Bolsonaro tem o hábito de, ao sair ou entrar, parar para falar com apoiadores e dar entrevista a jornalistas que estão no local.

A informação foi publicada pelo portal UOL, nesta 2ª feira (3.mai.2021), que afirmou que o parecer pede a tomada de providências, a partir de uma análise técnica da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

A Procuradoria defende que “seja determinada a adoção de medidas administrativas aptas a resguardar a integridade dos jornalistas e profissionais de imprensa que realizam a cobertura diária do Presidente da República [Jair Bolsonaro] na porta do Palácio da Alvorada”.

Segundo a reportagem, o Ministério Público afirmou à juíza da 1ª Vara Federal de Brasília Solange Salgado que o governo precisa agir para garantir a proteção dos profissionais de comunicação e a liberdade de imprensa.

 

Poder360 aguarda retorno sobre o parecer do MPF, bem como do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), responsável pela segurança do presidente da República.

COMO FUNCIONA

Apoiadores do presidente ficam lado a lado com os jornalistas, apenas com uma grade entre os 2 grupos. A proximidade têm resultado em agressões aos profissionais de imprensa.

No domingo (2.mai.2021), apoiadores xingaram os jornalistas que acompanhavam a agenda de Bolsonaro. Minutos depois, um dos seguranças do local agiu de forma truculenta com equipes de reportagem, segundo o relato de uma das jornalistas presente.

A repórter Carla Bridi, da CNN Brasil, que presenciou a situação, compartilhou uma publicação no Twitter. Segundo ela, um dos funcionários da guarda do Palácio chegou a sacar uma arma para ameaçar ela e a equipe do canal de notícias.

Em nota, o GSI informou que os agentes que acompanhavam Bolsonaro cumpriram os protocolos para esse tipo de evento. Segundo o órgão, os jornalistas que cobrem o presidente no Palácio da Alvorada conhecem esses ritos.